logo

Telefone: (11) 3024-9500

Aventura na estrada: um Ford Ka e um continente para desbravar | Qual Viagem Logo

ka-estou-81

Aventura na estrada: um Ford Ka e um continente para desbravar

3 de novembro de 2020

No começo deste ano, o gaúcho Gustavo Blume, de 28 anos, deixou tudo para trás e se jogou na estrada com a missão de atravessar a América do Sul. Essa seria apenas mais uma história de road trip se não fosse por um detalhe inusitado. Nessa aventura, o meio de transporte escolhido por Gustavo foi seu fiel Ford Ka 1.0, transformado em um mini motorhome.

ka-estou-24

Para isso, os bancos, exceto o do motorista, saíram para a instalação de uma cama na lateral do carro. No teto, uma caixa d’água foi criada com canos de PVC, com capacidade para 55 litros – essencial para cozinhar, lavar a louça e até tomar banho. Mini geladeira, bateria extra para carregar os acessórios, fogareiro, luz recarregável, panelas e caixa de ferramentas completaram a transformação. Já a parte mecânica do carro permaneceu intacta.

ka-estou-20

Com o seu Ka, Gustavo já tinha rodado 53 mil km em um ano, quando trabalhava como representante comercial. “Eu já sabia que era um carro bom, resistente. Foi muito fácil decidir que a viagem ia ser com ele”, conta. A ideia ainda compensou financeiramente, pois fez com que a viagem custasse apenas cerca de R$ 80 por dia, incluindo itens como gasolina, pedágio e alimentação.

ka-estou-243

Conhecer a América do Sul de carro era uma vontade antiga de Gustavo. “Eu tinha terminado um relacionamento de seis anos e decidi que era hora de realizar esse sonho”, diz o viajante. No dia 1° de fevereiro deste ano, Gustavo partiu de Ivoti (RS), cidade a 50 km de Porto Alegre, a bordo de seu Ford Ka, rumo à Argentina.

ka-estou-57

Ao cruzar a fronteira depois de Uruguaiana, Gustavo começou sua aventura em solo argentino, onde teve experiências que, segundo ele, ficarão para sempre marcadas em sua memória. Passou por Buenos Aires e seguiu sentido sul pela Ruta 3, com direito a paradas incríveis pelo caminho. Uma delas foi a Península Valdés, refúgio da fauna patagônica e listada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

ka-estou-197

Chegou também ao km 0 da Ruta 40, o ponto mais ao sul da Argentina onde é possível chegar de carro sem depender de balsas ou outros meios de transportes. Após 28 dias na estrada, Gustavo completou os quase 3.000 km que separam Buenos Aires de Ushuaia. O chamado “fim do mundo” foi um dos pontos altos da road trip para Gustavo, um marco que emocionou o viajante: “é uma cidade que representa muito para quem viaja, chegar ao extremo sul do mundo”.

ka-estou-66

Mas a aventura não estava livre de imprevistos. No dia 15 de março, Gustavo entrou no Chile e, à meia-noite do mesmo dia, as fronteiras foram fechadas. Era a pandemia que alcançava os planos da viagem. Gustavo ficou 52 dias sem poder sair do país, isolado por semanas às margens de um lago na região de Puerto Natales, na Patagônia chilena. Nesse momento, foi ainda mais importante poder contar com toda a estrutura do Ford Ka transformado em mini motorhome.

ka-estou-4

Com a ajuda de outros viajantes e muitas negociações depois, Gustavo obteve a autorização para voltar ao Brasil por terra – foi o primeiro a conseguir entrar na Argentina de carro desde o fechamento das fronteiras. Todo o processo realizado foi com o intuito de não deixar o fiel escudeiro, o Ford Ka, para trás.

ka-estou-122

No total, foram 100 dias de estrada, muitas experiências inesquecíveis e novas amizades. O percurso planejado originalmente, que era para ser feito ao longo de mais de oito meses, teve que ser interrompido, mas Gustavo quer retomar a aventura assim que for possível.

ka-estou-164

“Eu tenho duas ideias: uma seria completar essa minha primeira viagem, que era a volta na América do Sul, mas agora começando pelo Brasil. Ou uma ideia mais ousada, de ir de Ushuaia até o Alasca”, afirma Gustavo. Seja qual for o roteiro escolhido, uma coisa é certa: ele será feito a bordo de seu inseparável amigo. “Agora ele virou meu companheiro, minha marca. Eu estou ligado hoje ao Ka. É um carro que eu já coloquei à prova de tudo (…), e até hoje ele não me deixou nenhuma vez na mão”, completa.

ka-estou-204

Para aqueles que também têm o sonho de cair na estrada, Gustavo recomenda revisar bem o carro, reunir a documentação necessária para entrar em cada país, levar roupas para diversas situações e, acima de tudo, ter coragem de deixar a rotina de lado e ir. “Às vezes dá até um pouco de medo, mas se há vontade, tem que encarar. E não importa se for a pé, de bicicleta, porque eu conheci gente viajando de todas as formas possíveis. O importante é estar na estrada e realizar o sonho”, aconselha.

ka-estou-112

Você pode acompanhar a aventura completa do Gustavo nos episódios da série “Ka Estou Viajando pela América do Sul”, disponíveis no canal oficial da Ford Brasil no YouTube: youtu.be/U1nNxnp8wlc

Fotos por: Gustavo Blume / Divulgação Ford Brasil

 

Comentários