logo

Telefone: (11) 3024-9500

Aveiro: canais, pontes e art nouveau em Portugal | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ Acnakelsy

Aveiro: canais, pontes e art nouveau em Portugal

5 de outubro de 2016

Localizada no centro de Portugal, Aveiro é considerada a Veneza do país. Tranquila, a cidade é repleta de canais – que na verdade formam a Ria de Aveiro -, pontes e pequenas embarcações que circulam por ali, os moliceiros. Para conhecer o destino, nada melhor do que embarque num desses moliceiros e percorrer os canais da ria, que como estradas de água prateada conduzem o turista pela cidade.

Foto por Istock/ Acnakelsy

Foto por Istock/ Acnakelsy

Fazer a visita a pé também é uma boa ideia, já que a cidade é plana, e quem gosta de pedalar pode optar pelas ”bugas” – as bicicletas de utilização gratuita disponibilizadas pela Câmara Municipal de Aveiro.

O destino conta com um conjunto de edifícios em estilo art nouveau que vale a pena apreciar. Grande parte está situada junto ao canal principal, mas existem alguns fora das rotas tradicionais e até noutras localidades.

Além disso, um dos destaques da cidade é o Museu de Aveiro, instalado no Convento de Jesus, onde podemos admirar o Mausoléu da Princesa Santa Joana e a talha dourada que decora o interior da igreja. Lá estão também a Igreja de Jesus, um exemplo maior do barroco português, os antigos coros, claustro e capelas anexas, e uma coleção de peças onde pode-se observar pintura, escultura, talha, azulejo, manuscritos, têxteis e ourivesaria dos séculos XV a XIX.

Foto por istock/  Jorisvo

Foto por istock/ Jorisvo

Reserve ainda algum tempo para uma visita à Fábrica da Vista Alegre, a mais internacional das porcelanas portuguesas, e ao Campus Universitário de Aveiro, um verdadeiro museu de arquitetura contemporânea ao ar livre, onde se edificaram obras assinadas por Siza Vieira, Souto Moura, Alcino Soutinho, Carrilho da Graça e Gonçalo Byrne.

Depois, desça até à Costa Nova e encante-se por este pedaço colorido do litoral português. Esta praia é característica devido às casas em madeira riscadas de branco e cores garridas, descendentes dos antigos palheiros que serviam de armazém e abrigo aos homens do mar. Mesmo ao lado, na praia da Barra, ergue-se imponente o Farol da Barra, o mais alto de Portugal.

Foto por Istock/ Rui Caldeira

Foto por Istock/ Rui Caldeira

Estando em Aveiro, é quase um pecado não experimentar as delícias portuguesas típicas da região. Se a hora de almoço estiver perto, arrisque numa caldeirada de enguias ou carneiro à lampantana. Mas não deixe mesmo de provar os ovos moles, que nada mais são do que um doce feito de ovos e açúcar.

Como chegar

Aveiro está localizada na região central de Portugal e tem fácil acesso de trem via Coimbra ou Porto. O trajeto dura em torno de 30 minutos.

Onde ficar

Hotel Moliceiro

Melia Ria Hotel

Hotel Aveiro Palace

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ Acnakelsy

Comentários