logo

Telefone: (11) 3024-9500

As tendências de decoração de hotéis que estão sendo levadas para dentro de casa | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ mihalis_a

As tendências de decoração de hotéis que estão sendo levadas para dentro de casa

17 de abril de 2020

Cada vez mais os universos do lar e da hospedagem se encontram na decoração.

Por muitos anos, as tendências de decoração dos setores de hotelaria e do lar não tinham um ponto de encontro estético. Enquanto hotéis, em geral, dispunham de uma maior liberdade na hora da escolha dos elementos estéticos que compõem um ambiente, os imóveis destinados à moradia fixa ainda se valiam de algumas limitações.

Isso, contudo, tem mudado nos últimos anos. Seja por meio das inovações do setor criativo contemporâneo de hospedagem, como o Bed & Breakfast, e plataformas como o AirBnB ou pela inclusão de objetos funcionais nos lares comuns, cada vez mais essas barreiras de decoração estão indistintas e uma área influencia a outra. Pensando nisso, separamos algumas dessas tendências para te inspirar a deixar o seu lar com cara de hotel aconchegante. Confira:

Cama, mesa e banho na cor branca

Não é segredo para ninguém que os hotéis e pousadas preferem toalhas, lençóis, fronhas e travesseiros na cor branca. Essa decisão é motivada, principalmente, por dois fatores. O primeiro deles é a sensação que a cor proporciona. Como muitas vezes quem se hospeda em um hotel procura descanso, o branco é a cor ideal para garantir esse efeito.

Por outro lado, enxovais de empresas de hospedagem devem ser resistentes para que se passe por vários processos de higienização, sem que se altere a cor. Por isso, tecidos brancos, que não receberam nenhum tingimento, são os mais indicados.

Nos lares, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas e decoradores que preferem roupas de cama e banho na cor branca também. Além da funcionalidade e a questão do impacto da cor, tecidos brancos fazem parte de uma das maiores tendência estética manifestada em diversos setores: o minimalismo.

Luminárias arredondadas

Luminárias redondas e arredondadas são outro clássico do setor hoteleiro que tem ganhado os lares. Isso porque elas são, também, um elemento forte da estética minimalista, preferida dos jovens adultos, conhecidos como a geração millennial.

Além da forma ser quase universal, o que faz com que ela combine com quase tudo, as luminárias se tornam bonitos objetos durante o dia, com as luzes apagadas.

Amplos ambientes de uso comum

Hotéis, em geral, prezam por amplos e espaçosos ambientes de convivência. Isso tanto porque espaços assim dão uma sensação de conforto aos hóspedes, quanto porque é necessário que se consiga comportá-los nas áreas de uso comum em caso de lotação máxima.

Em ambientes caseiros, é cada vez mais frequente que se valorize o mesmo princípio. Uma forma de se fazer isso é diminuir os elementos de cada cômodo, dispondo apenas objetos essenciais em cada espaço. Essa é outra tendência que também está alinhada com os movimentos estéticos ligados ao minimalismo.

Maçaneta dourada

Diferente de quase toda a nossa lista, essa não é exatamente uma tendência ligada ao minimalismo ou a decoração contemporânea. Maçanetas douradas são um clássico que remontam a Europa medieval. No século, XXI, porém, elas continuam aqui e se tornaram um item comum em hotéis.

Foto por Istock/ Parichart Thongmee

Foto por Istock/ Parichart Thongmee

Sua popularização no setor de hotelaria, contudo, fez crescer o interesse do elemento para os ambientes de moradia. Portas brancas de madeira com maçaneta dourada foram, por algum tempo, um símbolo de bom gosto das classes mais abastadas, muito retratado em novelas. Em 2020, por outro lado, as maçanetas douradas prometem estar presente em casas decoradas com estilos diversos.

Poltrona na suíte

É comum, e até esperado, que se tenha uma poltrona na suíte de um hotel. Há algum tempo, também, tem se tornado um item comum nas casas modernas e contemporâneas. Para além da funcionalidade, o objeto traz a possibilidade de brincar com a adição de um elemento de cor no ambiente mais íntimo e sóbrio da casa.

Foto destaque por IStock/ mihalis_a

Comentários