logo

Telefone: (11) 3024-9500

As melhores praias para surfar na República Dominicana | Qual Viagem Logo

surfer girl

As melhores praias para surfar na República Dominicana

7 de junho de 2016

Sol, águas translúcidas e ondas. Tudo isso você pode encontrar nas belas praias da República Dominicana. Tanto na costa norte quanto na costa sul, o litoral dominicano, com seus 1.675 quilômetros de extensão, oferece uma ampla variedade de ondas que atraem todos os tipos de surfistas, desde os iniciantes até os mais experientes. Há dezenas de praias para praticar o surfe, partindo de Barranca, em Barahona, até o popular Encuentro en Cabarete, passando pela reluzente Macao, em Punta Cana.

image004

Foto por Divulgação

São opções para todos os gostos no que se refere ao tipo de solo das praias, com areia, pedras ou recifes. Até mesmo as pessoas que por curiosidade decidem tentar surfar podem fazer aulas nas diversas escolas habilitadas, alugar pranchas de várias medidas e roupas apropriadas e seguir as dicas de professores surfistas experientes. As praias que ficam na costa norte são mais populares e mais conhecidas pelos surfistas, enquanto as da costa sul começam a ganhar cada vez mais adeptos a nível nacional e internacional.

Com mais de 55,4 quilômetros de praias de vegetação densa e areias douradas, a região de Puerto Plata é um verdadeiro paraíso ecológico. As águas mornas e o vento a fizeram mundialmente conhecida como um dos melhores destinos do mundo para praticar esportes aquáticos como o surfe, o kitesurf e o windsurf, sendo sede de importantes competições internacionais. Os surfistas podem surfar tanto no emblemático Malecón, como no famoso povoado de Cabarete, conhecido pela animada vida noturna com bares e discotecas. A Praia Encuentro, a cinco minutos de Cabarete, é a preferida dos surfistas em geral.

Localizada na costa sul do país, a província de Barahona é um dos principais destinos dos adeptos do surfe. Por suas ondas e condições climáticas, as praias recomendadas são Barranca, Bahoruco, Ciénaga, San Rafael e Paraíso. As paisagens variam entre montanhas e mar. Já a Praia Macao fica a somente 30 minutos da zona norte de Punta Cana. Trata-se de uma praia ampla, com mais de um quilômetro de costa e pouca profundidade, completamente rodeada de palmeiras. As areias finas e brancas ressaltam o movimento do mar, que mescla tons de azul turquesa e verde.

A surfer ride a wave.

Foto por iStock / Valerie Loiseleux

Considerada uma das zonas mais belas e naturais da República Dominicana, a península de Samaná fica localizada na costa noroeste do país. É um destino único e ideal para os amantes da natureza e que gostam de uma vida mais ativa. Entre as numerosas praias da península boas para surfar, destacam-se a praia Cosón, ainda virgem e localizada a 10 minutos do pitoresco povoado de caiçaras Las Terrenas. Com ondas que quebram de ambos os lados, é uma praia perfeita para os surfistas de nível intermediário que gostam de ondas suaves e um ambiente de muita tranquilidade e sem aglomerações. A praia El Valle, que fica entre duas montanhas, e a praia Bonita, ambas em Las Terrenas, também são recomendadas para surfistas iniciantes e intermediários.

Os surfistas mais radicais encontrarão uma oportunidade de muita adrenalina nas praias de Río San Juan, um município da província María Trinidad Sánchez, na costa norte da República Dominicana. Playa Grande, como o próprio nome indica, é uma das mais extensas do país e atrai um número grande de surfistas de todo o mundo que desejam dominar as grandes ondas provocadas pelo Oceano Atlântico. A poucos metros de lá está La Preciosa, outra praia visitada por surfistas na temporada de ondas, e as praias El Barco e La Muela.

Mais informações em: godominicanrepublic.com/pt/

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Nikolay Adamiuk

Comentários