logo

Telefone: (11) 3024-9500

As melhores praias da Bahia: coqueirais e águas cristalinas | Qual Viagem Logo

praia_do_espelho

As melhores praias da Bahia: coqueirais e águas cristalinas

19 de dezembro de 2016

Com o maior litoral do Brasil, paraísos não faltam na Bahia. São mais de 900 km de praias incríveis, com águas cristalinas perfeitas para um bom banho de mar, areia clara e coqueirais a perder de vista. De norte a sul do estado, de praias badaladas e destinos populares de veraneio a refúgios quase intocados, é impossível não se encantar com as praias da Bahia.

Itacarezinho – Itacaré

istock-492013716

Foto por iStock / PelaVidaAfora

Uma praia tranquila com mais de três quilômetros de extensão, extensos coqueirais, uma faixa de areia clara com tons dourados e um mar azul turquesa e cristalino. Assim é a praia de Itacarezinho, um paraíso situado a cerca de 10 km do centro de Itacaré. Isolada, para chegar até ela é preciso atravessar uma propriedade particular.

Há um pequeno trecho de praia com quiosques e cadeiras, ponto este que é mais movimentado. Porém, como a praia é bem extensa, é possível relaxar em lugares quase vazios. Tome um banho de mar e depois aproveite a cascata natural de água doce, na parte mais ao norte.

Ponta do Corumbau – Prado

Duas faixas de areia se encontram em direção ao oceano, onde, na maré baixa, surge um pontal estreito de algumas centenas de metros de extensão mar adentro. Uma barreira de corais não muito longe da costa garante a tranquilidade das águas em piscinas naturais quentinhas. Graças ao difícil acesso, feito por estradas de terra, a Ponta do Corumbau ainda é pouco visitada pelos turistas. Assim, ainda consegue preservar um clima calmo e parece quase inexplorada.

Localizada no sul da Bahia, a praia fica perto de Cumuruxatiba e é cercada por uma mata exuberante, poucas pousadas e até tribos indígenas. Ali, onde o Rio Corumbau encontra o mar, é o lugar certo para você relaxar e ficar longe dos problemas. A dica é fazer um passeio de barco até os corais, onde é possível mergulhar e fazer snorkel.

Praia do Forte – Mata de São João

praia_do_forte-001

Foto por Cleferson Comarela/Own work/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/Wikimedia Commons

A Praia do Forte é um dos destinos mais badalados do litoral norte baiano. Localizada a cerca de 60 quilômetros do aeroporto de Salvador, a vila fica na chamada Linha Verde. Com 14 quilômetros de costa, oferece belezas naturais que encantam os turistas, além de resorts famosos, o projeto Tamar e diversos outros atrativos.

Suas praias têm a melhor pedida para uma temporada de férias: areias claras, águas cristalinas, coqueirais balançando com a brisa, cardumes de peixes coloridos pelos recifes e bares e restaurantes descolados. Quer mais? Na sede do Tamar, além de fazer uma visita guiada nos tanques de criação e aquário, durante os meses de dezembro e fevereiro, é possível acompanhar a levada das pequenas tartarugas no mar.

No centrinho do antigo vilarejo de pescadores há bares e restaurantes, além de agito noturno. Mas a vila não perdeu seu clima rústico, preservado nas ruas de terra que compõem o cenário junto da igrejinha branca, das casas e dos barquinhos coloridos. Estando lá, alguns passeios imperdíveis são as ruínas do Castelo Garcia D’ávila – primeira fortificação portuguesa no Brasil – e a Reserva Sapiranga, que oferece atividades como tirolesa e passeios de caiaque.

Praia do Espelho – Porto Seguro

Um pedaço do paraíso localizado entre Trancoso e Caraíva, ambos distritos de Porto Seguro, a Praia do Espelho é considerada uma das mais bonitas não só da Bahia, mas do país. O nome remete à calmaria de suas águas cristalinas, que exibem cores azuis com tons esverdeados. As pedras e os recifes formam, na maré baixa, piscinas naturais de água morna, ideais para um bom banho de mar. Areia branca, coqueiros e falésias completam o cenário.

A 30 km ao sul do centro de Porto Seguro e isolada de grandes aglomerações urbanas, a Praia do Espelho fica em um pequeno povoado de pescadores, cuja estrutura turística se resume a algumas pousadas charmosas.

Quarta Praia – Morro de São Paulo, Cairu

quarta_praia

Foto por Edwiges Lopes Tavares/Own work/creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/Wikimedia Commons

Ponta norte da Ilha de Tinharé, o Morro de São Paulo abriga uma praia mais bonita que a outra, cada uma com sua própria personalidade. A Quarta Praia, a alguns minutos a pé do agito do centro da vila, é bem tranquila e possui inúmeras piscinas naturais de água cristalina entre os corais. Ali, peixes coloridos vem nadar entre os turistas perto da areia.

Ladeada por coqueirais, a Quarta Praia é bem extensa – são quatro quilômetros de uma ponta à outra – e quanto mais afastado do centro do Morro de São Paulo você estiver, mais deserta ela fica. Mesmo sendo uma das melhores praias do estado, não fica lotada de turistas, já que está longe da badalação. Um pouco ao sul de Salvador, o Morro de São Paulo está na Costa do Dendê, considerada um dos melhores trechos de litoral da Bahia.

Como chegar

As principais companhias aéreas nacionais têm voos para Salvador. Para chegar à Praia do Forte, siga pela BA-099, e, para visitar as praias ao sul de Salvador, siga de carro pelas grandes rodovias. Para chegar a algumas praias mais isoladas, como a Ponta do Corumbau, é necessário percorrer estradas menores, algumas de terra.

Onde ficar

Itacaré

Txai Resort Itacaré

Ecoporan Hotel Charme Spa e Eventos

Morro de São Paulo

Patachocas Beach Resort

Pousada Vila Marraro

Ponta do Corumbau

Fazenda São Francisco do Corumbau

Vila Naiá Corumbau

Praia do Espelho

Pousada Bendito Seja

Pousada Brisas do Espelho

Praia do Forte

Tivoli Praia do Forte

Iberostar Praia do Forte

Informações turísticas

bahia.com.br

Texto por: Eliria Buso e Patrícia Chemin

Confira a matéria completa sobre as “Praias inesquecíveis do Nordeste” na edição de dezembro/16 da Qual Viagem. Acesse aqui a edição digital.

Foto destaque por: Gabriel Castaldini/Own work/creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/Wikimedia Commons

Comentários