logo

Telefone: (11) 3024-9500

As belezas e as verdades do incrível vilarejo de Porto de Pedras | Qual Viagem Logo

Fantastic landscape. Great beach scene. Paradise beach with crystal water. Brazillian Caribbean.

As belezas e as verdades do incrível vilarejo de Porto de Pedras

3 de setembro de 2020

Impressionante! Sempre é essa a palavra mais exata para o litoral do estado de Alagoas. Um destino que nos deixa de queixo caído só de olhar para o mar de um azul infinito e transparente.

A apenas 110 quilômetros ao Norte de Maceió en­contramos um antigo vilarejo de pescadores, já município, que tem um DNA próprio, charme e belezas infinitas. Quando chegamos em Porto de Pedras parece que mergulhamos dentro da alma das pessoas locais. Ao atravessarmos as poucas ruas adornadas por casi­nhas coloridas, igrejinhas e pequeninos restaurantes entramos num clima único de magia e poesia.

A população, linda e sorridente, no entardecer senta-se em frente às suas casas e fica vivendo o vai e vem de conhecidos e desconhecidos que por ali transitam. O local possui peculiaridades únicas: a balsa que atravessa para Maragogi, a colorida vila de Tatuamunha, a Associação Peixe-Boi onde partem os passeios mais concorridos da região e a charmosa igrejinha de Nossa Senhora da Piedade.

Foto por 'Garimpando com Marcelo Sampaio'

Foto por ‘Garimpando com Marcelo Sampaio’

O lindíssimo Farol de Porto de Pedras é visto de vários pontos e fica às margens do lindo Rio Manguaba, que separa os municípios de Porto de Pedras e Japaratinga.

A Praia do Patacho é, por muitos, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Caminhar pela manhã ou pela tarde é sempre um prazer inenarrável. Queria realizar isso todos os dias de minha vida. A Praia de Lages tem o formato de meia lua e também tem sua incansável beleza, bem ao lado da Praia do Patacho.

A gastronomia tem alguns pontos de destaque, mas a Peixada da Marinete, figura única da região, e o Restaurante Corten, no Hotel Boutique Pedras do Patacho, arrasam em sabores e apresentação. Que show, que delícias!

Foto por 'Garimpando com Marcelo Sampaio'

Foto por ‘Garimpando com Marcelo Sampaio’

Por falar no Hotel Boutique Pedras do Patacho todos os elogios não são suficientes para qualificarmos o quão impressionante é o espaço e seus serviços. O advogado e hoteleiro Luciano Caribé em parceria com o amigo arquiteto Thiago Monteiro do escritório Haut conseguiram criar, construir e administrar um oásis de deleites e bom gosto de frente a um mar escandaloso de lindo. Palmas e louros a todo staff envolvido no Pedras do Patacho! Merece todos os prêmios populares e técnicos que vem recebendo.

Jangadas navegam o dia inteiro transportando lo­cais e turistas para as mais sensacionais piscinas na­turais do estado. Ficar horas dentro dessa água não tem preço. Dei-me por diversos momentos esse direi­to e já sinto muitas saudades.

Foto por 'Garimpando com Marcelo Sampaio'

Foto por ‘Garimpando com Marcelo Sampaio’

O artesanato da região, simples, mas cheio de bossa, começa a aparecer cada vez mais e uma Galeria de Artesãos acaba de inaugurar também idealizada pelo idealista cultural Luciano Caribé.

Um dos passeios mais incríveis por lá segue pelo Rio Tatuamunha de encontro aos peixes-bois. Ficamos bem perto deles, mas é expressamente proibido tocar os animais a fim de preservação total da espécie em seu habitat natural. Respeito é fundamental! Além de tudo isso um dourado pôr do sol, pintado à mão, está sempre à disposição de todos.

Foto via iStock por Cristian Lourenço

Foto via iStock por Cristian Lourenço

Fiquei tão apaixonado pelo destino que lutei para gravar uma série de TV no meu programa “Garim­pando” na Travel Box Brazil que estreia em maio. As cenas estão fantásticas!

Pretendo voltar muitas e muitas vezes para esse can­to do nosso amado Brasil e quem sabe realizar algu­ma ação que contribua por seu desenvolvimento sem destruir a alma da terra e do mar.

Precisamos viver mais a fundo essas verdades que nosso imenso país nos proporciona.

Bora juntos Garimpar!

Mais Informações: pedrasdopatacho.com.br | Restaurante Peixada da Marinete (82)99302-9163

Texto por Marcelo Sampaio | @garimpando.life

Imagem Destacada via iStock por Cristian Lourenço

 

Comentários