logo

Telefone: (11) 3024-9500

Areia que Canta: incrível atração natural em Brotas | Qual Viagem Logo

_dsc5591

Areia que Canta: incrível atração natural em Brotas

29 de setembro de 2016

A cidade de Brotas, conhecida como a capital do turismo de aventura, é o lugar certo para fazer atividades ao ar livre, como rafting, rapel de cachoeira, flutuação e boia cross. A 250 km de São Paulo, na região da Serra do Itaqueri, Brotas também é um ótimo destino para quem curte passeios na natureza. Há 72 cachoeiras na cidade – 20 delas abertas à visitação –, muitos rios e inúmeras nascentes.

img_2316

Foto por Patrícia Chemin

Com uma beleza estonteante, a mais surpreendente dessas nascentes é a Areia que Canta. Localizada dentro do hotel fazenda de mesmo nome, a nascente forma um lago de água cristalina, todo rodeado por uma densa mata. O visual que se tem ao chegar lá encanta qualquer turista.

fotos-do-hotel-427

Foto por Divulgação / Areia que Canta

O fundo da nascente é todo de areia branquinha, onde uma quantidade enorme de água brota sem parar. Todo o passeio é pensado de modo a manter essa joia da natureza preservada e tudo é muito bem explicado por um guia. As visitas são feitas em grupos e apenas um número limitado de pessoas pode entrar na água ao mesmo tempo.

Ali, a atividade é a flutuação, já que você só pode pisar no fundo do lago em alguns pontos específicos, para não compactar a areia. Nos chamados “olhos”, onde a água brota com intensidade, ao colocar os pés no chão você vai afundar aos poucos na areia. Mas não se assuste – a água não vai passar da altura dos seus ombros.

_dsc5582

Foto por Divulgação / Areia que Canta

Sempre surge a curiosidade sobre o nome do local. Como a areia da nascente é de quartzo, ao ser esfregada nas mãos, fora da água, mas quando está bem úmida, faz um barulho que lembra uma cuíca. Por isso se chama “Areia que Canta”.

dsc_0293

Foto por Patrícia Chemin

Esse passeio é livre para os hóspedes do Hotel Fazenda Areia que Canta. Para quem vem de fora, a visita guiada custa R$ 50,00 por pessoa. Além da nascente, o circuito inclui banho no Rio Tamanduá, que possui pequenas quedas, corredeiras e uma espécie de bacia que forma uma hidromassagem natural.

Mais informações em: areiaquecanta.com.br

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Conselho Regional de Turismo da Serra do Itaqueri.

Foto destaque por: Divulgação / Areia que Canta

Comentários