logo

Telefone: (11) 3024-9500

Aquários pelo mundo: Uma viagem fascinante pelo planeta | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ novikat

Aquários pelo mundo: Uma viagem fascinante pelo planeta

29 de junho de 2018

Apesar do nome, a Terra tem a maior parte da sua superfície coberta pelas águas. Oceanos e rios formam um mundo ainda hoje misterioso e fascinante, o que explica o sucesso dos gigantescos aquários construídos nos Estados Unidos, Europa, Ásia, África e até no Brasil. Confira, a seguir, alguns dos maiores e mais importantes centros oceanográficos do planeta. Programas ideais para quem curte a vida marinha.

CHIMELONG OCEAN KINGDOM – China

FOTO: TRIFONNEKE/CC BY-SA 4.0/CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/WIKIMEDIA COMMONS

FOTO: TRIFONNEKE/CC BY-SA 4.0/CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/WIKIMEDIA COMMONS

 Considerado o maior aquário do mundo, segundo o Guinness Book, tem 49 milhões de litros de água e fica dentro de um parque temático na ilha de Hengqin, na cidade de Xhuhai, província de Guangdong, na China. Inaugurado em 2014, dispões de sete áreas temáticas, cada uma representando uma parte do oceano. Somente o tanque onde ficam as baleias (inclusive as gigantes belugas) e tubarões tem 22,7 milhões de litros de água. Nesse espaço também está o maior painel de acrílico do planeta, com 39,6 metros de altura por 8,3 metros largura. Estima-se que a sua construção tenha custado cerca de US$ 5 bilhões.  Além das muitas espécies de peixes e animais aquáticos, o parque tem ursos polares e outros animais exóticos. Os visitantes podem, ainda, curtir espetáculos teatrais, grandes eventos ao ar livre, como o desfile flutuante e um incrível encerramento com fogos de artifício.

Informações: oceankingdom-int.chimelong.com/Oceankingdom/EN

MARINE LIFE PARK – Cingapura  

Parte do Sentosa Resort World, um complexo hoteleiro e de entretenimento localizado na ilha de Sentosa, no sul de Cingapura, conta com cerca de 100 mil animais de mais de mil espécies marinhas. Inaugurado em 2013, o parque de 8 hectares abriga atrações como o S.E.A. Aquarium, o Adventure Cove Waterpark, o Universal Studios Singapore, a Dolphin Island, o Royal Albatross (barco a velas), o trampolim MegaBounce, o Crane Dance, o Lago dos Sonhos – espetáculo de luzes, água e fogo – e os museus Marítimo Experimental e Trick Eye. Com capacidade para 45 milhões de litros de água, é o segundo maior do planeta.  Dividido em dez diferentes zonas com 50 habitats, tem como ponto central um imenso tanque com mais de 18 milhões de litros d’água e mais de 50 mil animais. O aquário também abriga a maior coleção mundial de arraias, incluindo um exemplar da manta oceânica gigante.

Informações: rwsentosa.com

AQUÁRIO DA GEÓRGIA – Estados Unidos 

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Em 2005, quando foi inaugurado, na cidade de Atlanta, na Geórgia (EUA), era o maior aquário do planeta com mais de 120 mil criaturas marinhas de 500 diferentes espécies. Atualmente é a principal instalação de conservação e pesquisa de animais aquáticos, apoiando e realizando pesquisas sobre questões ambientais. Seus tanques somados comportam 38 milhões de litros de água e os visitantes podem – se quiserem – mergulhar ao lado de tubarões-baleia e arraias. Baleias beluga estão em áreas com água tão fria quanto as dos mares árticos. A área mais procurada pelos visitantes é a Ocean Voyager, um tanque com 87 metros de comprimento, 38 metros de largura e 9 metros de profundidade. Nele estão 20 milhões de litros de água e mais de 60 mil peixes, entre eles tubarões, arraias e baleias. Há, também, tanques interativos, onde os visitantes podem tocar em estrelas-do-mar, camarões, arraias e tubarões, entre outras espécies.

Informações: georgiaaquarium.org

L’OCEANOGRÀFIC – Espanha 

Um dos maiores aquários da Europa, está instalado dentro da Cidade Oceanográfica de Artes e Ciências, em Valência, na Espanha. Os principais ecossistemas marinhos estão presentes em diversos ambientes aquáticos com mais de 45 mil exemplares de 500 espécies diferentes. Aberto ao público em 2003, tem mais de 42 milhões de litros de água em tanques com formas pouco convencionais. Tem uma das maiores áreas de golfinhos do mundo, com 26 milhões de metros cúbicos de água e uma profundidade de 10,5 metros. O restaurante submarino, localizado no centro do complexo, é o edifício mais emblemático do aquário, devido à peculiaridade do seu telhado.

FOTO: ISTOCK / PIERREOLIVIERCLEMENTMANTION

FOTO: ISTOCK / PIERREOLIVIERCLEMENTMANTION

Informações: oceanografic.org

TURKUAZOO – Turquia 

Inaugurado em 2009, dentro de um shopping center em Istambul, na Turquia, possui representações de habitats como florestas tropicais e regiões marinhas. Estão em exibição cerca de 25 mil seres marinhos em 43 áreas de exposição, incluindo tubarões, arraias, polvos, garoupas gigantes e piranhas. Uma esteira rolante leva os visitantes através de um túnel de 90 metros no fundo do tanque principal para um safari subaquático. Com uma área de 55 mil metros quadrados e um tanque com capacidade para sete mil metros cúbicos de água, também funciona como um centro de investigação marinha e conservação.

Informações: visitsealife.com/istanbul/en

MONTEREY BAY AQUARIUM – Estados Unidos 

Foto por Istock/ mcrosno

Foto por Istock/ mcrosno

Localizado em uma antiga usina de sardinhas enlatadas da cidade de Monterey, na Califórnia (EUA), sua principal atração é um tanque gigante com cerca de 1,3 milhão de litros de água, o Ocean’s Edge Wing, que mostra a vida marinha do litoral californiano. O complexo, que já foi eleito o aquário número 1 do mundo pelo TripAdvisor possui mais de 600 espécies, incluindo golfinhos, tubarões, um polvo gigante, águas-vivas, pinguins, arraias, focas, lontras, tartarugas, peixes exóticos e até um aviário com aves marinhas.

Informações: montereybayaquarium.org 

USHAKA MARINE WORLD – África do Sul 

Situado em Durban, na África do Sul, tem 32 tanques e quase 20 mil metros cúbicos de água. Inaugurado em 2004 em um edifício com o curioso desenho de um barco naufragado na Praia de Point, abriga tubarões, golfinhos, tartarugas, cavalos-marinhos e espécies exóticas. Além das espécies marinhas também há répteis – incluindo uma anaconda gigante -, aranhas, rãs, sapos e lagartos. São quatro as atrações principais: o parque aquático Wet’n Wild, o SeaWorld, o espaço de praia uShaka Beach e o Village Walk – vila temática com cerca de 80 lojas.

Informações: ushakamarineworld.co.za

AQUÁRIO OCEÂNICO DE XANGAI – China 

FOTO: ISTOCK / TKKURIKAWA

FOTO: ISTOCK / TKKURIKAWA

Um dos maiores da Ásia, o Shanghai Ocean Aquarium, em Xangai, na China, comporta mais de 3 milhões de litros de água. Aberto em 2002, na base da Oriental Pearl Tower, está dividido em nove áreas/tanques de exposição e temáticas diferentes e agrupa mais de 450 espécies aquáticas dos cinco continentes e quatro oceanos. Estão representados ambientes de várias partes do mundo como a Antártica e a Oceania, entre outras. A principal atração é um túnel subaquático com 155 metros que atravessa um tanque com tubarões. Entre as espécies chinesas estão a salamandra gigante, o esturjão e o jacaré chinês.

Informações: sh-aquarium.com/en

AQUÁRIO DE GÊNOVA – Itália 

Construído para a Expo 1992, na área do antigo porto de Gênova, na Itália, possui 71 tanques que reproduzem os habitats marinhos de mais de 6 mil espécies do mundo inteiro, em ambientes que recriam o Mar Mediterrâneo, o Oceano Índico e o Mar Vermelho. Entre os destaques estão uma piscina que reproduz uma barreira de corais e a área ocupada com espécies que inspiraram o filme “Procurando Nemo”. O aquário genovês tem 27 mil metros quadrados e infraestrutura com restaurantes e locais para a realização de eventos. É o único do país que abriga peixes-boi, espécie que está em risco de extinção. Em fevereiro, nasceu um filhote da fêmea Rynke, que já havia dado à luz a Tino, em setembro de 2015. A pequena “sereia” – nome dado às fêmeas da espécie – está exposta ao público no setor dedicado aos mamíferos aquáticos.

Informações: acquariodigenova.it

OKINAWA CHURAUMO – Japão 

Inaugurado em 2002, dentro do Ocean Expo Park, na ilha de Okinawa, no Japão, o Okinawa Churaumo Aquarium tem entre suas principais atrações os tubarões brancos e as arraias. Em seus tanques vivem mais de 21 mil animais de mais de 800 espécies. Tem 77 tanques distribuídos em quatro andares e uma capacidade total de 10 milhões de litros de água salgada, onde desde colônias de corais até peixes de grande porte como os tubarões- baleia e as arraias manta.

Grandes painéis acrílicos com 8,2 metros de altura por 22,5 metros de largura e 60 centímetros de espessura permitem visão perfeita do mundo marinho. O aquário japonês é famoso pelo tanque Kuroshio, que ocupa dois andares – 27 metros de largura, 35 metros de extensão e 10 metros de profundidade. Nele vivem grandes tubarões, mantas e uma lula gigante com mais de 6,35 metros de comprimento.

Informações: churaumi.okinawa

DUBAI MALL AQUARIUM – Emirados Árabes Unidos 

Foto por Istock/ Ayman Hemed

Foto por Istock/ Ayman Hemed

No centro do gigantesco e luxuoso shopping que integra o complexo Burj Dubai, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, está o tanque com 10 milhões de litros de água. No aquário de três andares vivem mais 33 mil seres marinhos de 150 diferentes espécies, incluindo cerca de 400 tubarões e arraias. A entrada dos visitantes acontece no andar subterrâneo através de um túnel subaquático.

Informações: thedubaiaquarium.com

OCEANÁRIO – Portugal 

Um dos aquários mais procurados do mundo, está situado no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. Dividido em quatro partes, abriga nos seus dois andares, mais de 15 mil animais marinhos. Projetado para a Expo 1998, o prédio – separado da terra firme apenas por uma passarela – parece flutuar nas águas do Rio Tejo. Passeio ideal para quem viaja com crianças, tem 7 milhões de metros cúbicos de água salgada em tanques de sete metros de profundidade. Dividido em diferentes ambientes marinhos – Antártico, Atlântico, Índico e Pacífico – foi considerado, em 2017, pelo TripAdvisor como o melhor oceanário do mundo.

Informações: oceanario.pt

AQUÁRIO DE VANCOUVER – Canadá 

FOTO: FLICKR.COM/PHOTOS/DAVID DAVIES/89080176

FOTO: FLICKR.COM/PHOTOS/DAVID DAVIES/89080176

Mais do que apenas uma atração turística no famoso Stanley Park, na cidade canadenses de Vancouver, é um centro de pesquisa e de preservação da vida marinha. Nos seus tanques vivem orcas, baleias belugas, tubarões, águas-vivas, estrelas do mar, pinguins, golfinhos, lontras e outros.

Informações: vanaqua.org

AQUARIUM OF WESTERN – Austrália 

Localizado em Perth, na Austrália, apresenta um resumo dos 12 mil quilômetros da costa ocidental australiana. Lá estão polvos, arraias azuis, focas, crocodilos e cavalos-marinhos, além de exemplares raros como o ornitorrinco – que só existe em território australiano -, um mamífero que põe ovos e tem bico. Através de um túnel sob a água os visitantes encontram mais de 400 diferentes espécies marinhas.

Informações: aqwa.com.au

MUSEU OCEANOGRÁFICO – Mônaco 

Fundado em 1903, o aquário do Museu Oceanográfico de Mônaco, é um dos mais antigos do mundo e ainda um dos mais interessantes. Especializado na fauna mediterrânea e de ambientes tropicais, abriga cerca de 6 mil espécies marinhas distribuídas em 90 tanques e lagoas artificiais. O museu também guarda preciosidades como um esqueleto completo de baleia.

Informações: oceano.mc/en 

PLANETA AZUL – Dinamarca 

FOTO: ISTOCK / BENGT HULTQVIST

FOTO: ISTOCK / BENGT HULTQVIST

O mais novo aquário da Europa, localizado em Copenhague, na Dinamarca, é também um dos mais espetaculares do mundo. Com um design revolucionário, tem 70 enormes tanques com mais de 500 espécies marinhas, incluindo orcas, tubarões, golfinhos, leões marinhos e piranhas, entre muitos outros. A infraestrutura do complexo com mais de 15 mil metros quadrados dispõe de restaurantes, lojas e locais de entretenimento.

Informações: denblaaplanet.dk

Importantes aquários no Brasil 

AQUÁRIO MARINHO DO RIO DE JANEIRO 

O maior da América do Sul, está no revitalizado Porto Maravilha. Com 26 mil metros quadrados, o AquaRio abriga 4,5 milhões de litros de água salgada em 28 tanques com 8 mil animais de 350 espécies. Entre elas, peixes da costa brasileira, do Caribe e do Pacífico. Tubarões, arraias, moreias, cavalos-marinhos, entre outros podem ser vistos no maior tanque do local, que tem sete metros de profundidade e 500 metros quadrados de área, além de uma arquibancada para os visitantes e um grande túnel de vidro sob as águas.

Informações: aquariomarinhodorio.com.br 

AQUÁRIO DE SÃO PAULO

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Inaugurado em 2006, no bairro do Ipiranga, na capital paulista, conta com milhares de animais e centenas de espécies de peixes, repteis e mamíferos, inclusive alguns provenientes de outras regiões do planeta. Entre eles, ursos polares (círculo polar Ártico); lêmures e suricatos (África); coalas e cangurus (Austrália). Nos seus 15 mil metros quadrados estão tanques com mais de 4 milhões de litros de água, habitados por peixes, répteis e mamíferos, inclusive tubarões, arraias e pinguins.

Informações: aquariodesaopaulo.com.br

AQUÁRIO MUNICIPAL DE SANTOS 

Aquário mais antigo do País, inaugurado em 1945, possui 32 tanques com cerca de 4 mil animais marinhos.

Informações: vivasantos.com.br/aquario

Texto por: Roberto Maia

Foto destaque por Istock/ novikat

Comentários