logo

Telefone: (11) 3024-9500

Após 40 anos, a locomotiva Le Meuse está de volta a Canela | Qual Viagem Logo

locomotiva-canela-foto-cleiton-thiele-divulgacao-10

Após 40 anos, a locomotiva Le Meuse está de volta a Canela

4 de janeiro de 2019

A velha locomotiva Le Meuse, que estava desativada há 40 anos, voltou a Canela, na Serra Gaúcha. Ela foi posicionada na estação que foi recuperada e transformada em um complexo cultural e comercial, a Estação Campos de Canella – onde operou por quase 50 anos. Revitalizada, a icônica estação férrea da cidade passa a ser uma nova opção turística para a região.

A histórica locomotiva, classe 0-6-0, fabricada na Bélgica em 1909, ficou um ano em processo de renovação realizado pela empresa MKR em Taquara (RS). O tradicional parque temático Mundo a Vapor é parceiro do projeto e carrega a paixão pelos trens herdada do seu fundador Benito Urbani, importante nome na história da cidade.

A iniciativa público-privada resgata a relação do município com trens e trilhos, ao mesmo tempo em que abre espaço para novos locais de cultura, entretenimento, comércio e um centro de gastronomia.

locomotiva-canela-foto-cleiton-thiele-divulgacao-31

A Estação Campos de Canella será aberta oficialmente no dia 17 de janeiro, às 19 horas. A solenidade de abertura terá um grande espetáculo com música e performances artísticas. A apresentação irá mesclar a história de Canela e seu desenvolvimento a partir da chegada da linha férrea e da locomotiva La Meuse à cidade. Personagens importantes como João Corrêa, construtor da ferrovia, e Urbani, curioso e empreendedor da área, serão lembrados durante a apresentação.

Restaurante Férreo, Lucca Bistrô, Velha Bruxa, SG Facas, Alpen Park, Florybal e Mundo a Vapor são as primeiras operações a funcionar no complexo (ao final serão 42) e abrem ao público já no dia 18 de janeiro.

Uma segunda etapa está prevista para abril com MF Cervejas Artesanais, La Estación, Pop’s Crock e Royal Trudel. Em agosto deve ser finalizada a área central da Rua Coberta, com o espaço para apresentações culturais e artísticas. Dezembro marcará a finalização de todo o complexo, com área total de 5,9 mil m², com o início das operações da Confeitaria Berola, Essenza, Gelateria Venetta, Big Land e Museu do Trem.

Informações: canela.rs.gov.br | mundoavapor.com.br

Texto: Roberto Maia

Fotos: Cleiton Thiele/Divulgação

Comentários