logo

Telefone: (11) 3024-9500

Antuérpia: diamantes, moda e arte na Bélgica | Qual Viagem Logo

Antwerp's Town Hall and the fountain in front.

Antuérpia: diamantes, moda e arte na Bélgica

3 de fevereiro de 2017

Maior cidade da região de Flandres e a segunda maior da Bélgica, a Antuérpia é conhecida mundialmente como a capital dos diamantes. Isso porque ali existe uma histórica tradição de lapidação e comércio desse precioso cristal – a cidade negocia mais da metade dos diamantes lapidados do mundo. Há uma série de lojas especializadas nesse produto no Distrito dos Diamantes (“Diamant”).

Blick über den Groenplaats auf die Antwerpener Liebfrauenkathedrale

Foto por iStock / steglitzer

A Antuérpia se desenvolveu durante o fim da Idade Média, graças ao seu porto, que, na época, era um dos mais importantes do mundo. O intenso comércio atraiu pessoas do mundo todo e, assim, a cidade tornou-se um rico centro econômico. Não à toa, sua arquitetura é de encher os olhos e há por lá belas mansões (dica: passeie pela Rua Cogels Osylei, no bairro residencial de Zurenborg). Hoje, a Antuérpia é um lugar descolado e charmoso ao mesmo tempo, polo de cultura e da moda.

istock-592019226

Foto por iStock / walencienne

Comece o passeio pelo centro histórico, antes cercado por muralhas medievais. A Grote Markt é a praça principal, cercada pelo imponente prédio da prefeitura e pelas casas das guildas em estilo da Renascença flamenga e muito semelhante à Grand Place de Bruxelas, só que em menor escala. Perto dali está a Catedral de Nossa Senhora (“Onze-Lieve-Vrouwekathedraal”), uma das mais importantes da Bélgica. De estilo barroco e gótico, é repleta de intricados detalhes, possui uma torre de 120 metros e levou mais de 150 anos para ficar pronta.

Antwerp, Belgium - May 11, 2015: People in Entrance hall of Antwerp Central station on May 11, 2015 in Antwerp, Belgium. The station is now widely regarded as the finest example of railway architecture in Belgium.

Foto por iStock / siraanamwong

Outro destaque arquitetônico é a Estação Central, uma das mais lindas do mundo, tanto por dentro como por fora. Vale ir até lá para tirar muitas fotos. A Antuérpia abriga uma série de belos museus, com acervos e temas bem interessantes. Entre eles, estão o Museu Plantin-Moretus (dedicado à impressão de livros), o MoMu (sobre moda) e o Rubenshuis (com obras do pintor barroco Pieter Paul Rubens expostas na casa onde ele morou).

Antwerp, Belgium - September 03, 2015: shopping street in Antwerp with unidentified people. Antwerp is the capital of Antwerp province and with a population of 510,610 the most populous city in Belgium

Foto por iStock / Christian Mueller

Vale lembrar que o centro da cidade está cheio de restaurantes, cafés e lojas de chocolate, como a conceituada The Chocolate Line, instalada em um palácio que pertenceu a Napoleão. Para comprar roupas e outros artigos, siga para a Rua Meir e seus arredores. Outros pontos de interesse na Antuérpia são o parque Stadspark, o zoológico da cidade e o Castelo Het Steen.

Como chegar

Há voos entre São Paulo e Bruxelas pela TAP (com escala em Lisboa) e pela British Airways (com escala em Londres). Depois, siga para a Antuérpia de ônibus ou de trem. Apenas 50 km separam Bruxelas da Antuérpia.

Onde ficar

Lindner Hotel & City Lounge Antwerpen

Hilton Antwerp Old Town

Leopold Hotel Antwerp

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / mareandmare

Comentários