logo

Telefone: (11) 3024-9500

Amarante, uma pequena e charmosa parada pertinho de Porto | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Freeartist

Amarante, uma pequena e charmosa parada pertinho de Porto

19 de outubro de 2018

A pequena Amarante, ao norte de Portugal, é um destino charmoso que une história, religião, gastronomia e belas paisagens. A apenas 60 quilômetros de Porto, às margens do Rio Tâmega, o lugar já foi povoado pelos romanos na antiguidade e tem muito a contar.

Foto por Istock/ Luis Costa

Foto por Istock/ Luis Costa

Como toda boa cidadezinha europeia, Amarante tem seus principais pontos de interesse concentrados no centro histórico, portanto, pode ser facilmente explorada a pé. Estando ali, o que não se pode deixar de ver é: a Ponte de São Gonçalo – praticamente o símbolo da cidade – que já é considerada Monumento Nacional e faz parte da história da região, tendo acolhido uma importante batalha entre portugueses e os soldados de Napoleão Bonaparte; e o Complexo da Igreja e Convento de São Gonçalo, construído onde, segundo contam, está o corpo do santo homenageado. A igreja recebe muitos turistas – inclusive mulheres solteiras mais velhas que, de acordo com a lenda, devem tocar no túmulo de São Gonçalo para se casar.

Foto por Istock/ ribeiroantonio

Foto por Istock/ ribeiroantonio

Como a religiosidade é bastante forte por ali, há ainda duas outras igrejas: São Domingos e São Pedro, ambas de estilo barroco. A primeira, abriga ainda um Museu de Arte Sacra, enquanto a segunda chama a atenção com seus azulejos do século XVII e altares esculpidos.

Outro lugar de destaque na cidade é o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, que também fica no complexo do convento e conta a história da região por meio das obras de artistas locais.

Foto por Istock/ ribeiroantonio

Foto por Istock/ ribeiroantonio

Para admirar a paisagem ao redor do rio Tâmega, vale a pena fazer uma caminhada pelo Parque Florestal, com cinco hectares de natureza abundante.

Vale também visitar as ruínas do Solar de Magalhães, um edifício histórico do século XVIII que pertenceu à família Magalhães. O lugar representa a resistência aos invasores franceses.

Para quem gosta de diversão e atividades esportivas, a dica é aproveitar o campo de golfe de 18 buracos da cidade. E, entre junho e setembro, Amarante conta com um parque aquático com piscinas, tobogãs e cascatas que atraem a família inteira.

Gastronomia premiada

A gastronomia merece uma atenção à parte em Amarante. Além dos deliciosos doces conventuais – como papo de anjo e foguete – da Doçaria da Ponte, o destino conta com um renomado restaurante com estrela Michelin. É o Largo do Paço, que fica no luxuoso hotel Casa da Calçada. Apesar de se inspirar na tradicional cozinha portuguesa, a casa traz pratos criativos e contemporâneos, utilizando sempre produtos frescos.

Foto Divulgação/ Casa da Calçada

Foto Divulgação/ Casa da Calçada

Luxo e charme nos hotéis

Apesar da proximidade com Porto inclinar os visitantes a um bate-volta, as charmosas opções de hospedagem de Amarante convencem qualquer um a ficar, pelo menos por uma noite, no destino. São hotéis renomados e com detalhes desde a fachada até os serviços exclusivos.

Foto Divulgação/ Casa da Calçada

Foto Divulgação/ Casa da Calçada

Os dois principais destaques ficam por conta da já falada Casa da Calçada, a bela casa amarela que já se tornou cartão-postal da cidade e faz parte do Relais & Chateaux; e do Monverde Wine Experience Hotel, erguido entre as vinícolas da Quinta da Lixa, e que oferece um interessante programa chamado “Enólogo por um dia”, onde os visitantes podem montar seu próprio vinho verde.

A região, aliás, é um excelente ponto de partida para conhecer a Rota do Vinho Verde, que inclui vinícolas da própria cidade, como a premiada Casa de Cello e do Douro.

Como chegar

A melhor forma de chegar à cidade é de carro. Distante apenas 40 minutos de Porto, é uma excelente opção para fazer uma road trip pela região Norte de Portugal.

 

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Freeartist

Comentários