logo

Telefone: (11) 3024-9500

Alentejo: uma viagem de carro pela maior região de Portugal | Qual Viagem Logo

de-carro-pelo-alentejo_credito-turismo-do-alentejo

Alentejo: uma viagem de carro pela maior região de Portugal

17 de maio de 2017

Viajar de carro é a melhor maneira para realizar um roteiro pelo Alentejo e conhecer os belos cenários da maior região de Portugal. Mesmo com boas opções de transporte público, como trem e ônibus, o passeio de carro permite maior liberdade, contato com a natureza e a descoberta de diversos tesouros portugueses durante o trajeto.

vista-da-cidade-de-evora-no-alentejo_credito-turismo-do-alentejo

Foto por Turismo do Alentejo

O Alentejo tem apenas 500 mil habitantes. Isso significa que não há grandes metrópoles, e sim pequenas e charmosas cidades e vilarejos espalhados por todo o seu território. Évora é a mais importante da região e fica a pouco mais de uma hora de Lisboa, principal porta de entrada para Portugal. É possível alugar um carro diretamente no aeroporto, e a maioria das locadoras possui carros com o “Via Verde”, um sistema simplificado de pagamento de pedágios. Em Évora, depois de visitar o Templo Romano e a Igreja de São Francisco, com a sinistra Capela de Ossos, não se esqueça de comprar lembrancinhas nas diversas lojas espalhadas pela cidade.

castelo-de-reguengos-de-monsaraz-no-alentejo_credito-turismo-do-alentejo

Foto por Turismo do Alentejo

A próxima parada é a encantadora vila de Monsaraz, que fica a apenas 50 minutos de Évora, com seu imponente castelo, ruas estreitas com casas pintadas de branco e graciosos artesanatos. O contato com a cultura local é evidente, sendo a Casa da Inquisição e as mostras de arte na Igreja de Santiago paradas essenciais para conhecer melhor sobre essa fascinante vila alentejana.

Foto por Turismo do Alentejo

Foto por Turismo do Alentejo

Para chegar ao próximo destino, a vila de Mourão, é só cruzar o belíssimo Lago Alqueva, num percurso de 20 minutos. Do alto de seu castelo, é possível desfrutar de uma vista panorâmica incrível, contemplando todo o local banhado pelas águas do Rio Guadiana. Dentre os destaques de Mourão, estão o Jardim da Praça Pública, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias e o Parque de Merendas, perfeito para um delicioso piquenique ao ar livre.

Foto por Turismo do Alentejo

Foto por Turismo do Alentejo

A apenas 40 minutos dali, fica a cativante Moura, vilarejo onde o visitante se depara com inúmeras construções que apresentam muitos elementos da arquitetura árabe. A igreja matriz, dedicada a São João Batista, e a igreja de São Francisco são pontos que merecem destaque. Para saber mais sobre a influência da cultura muçulmana nos costumes locais, não deixe de conhecer o bairro de Mouraria e a exposição do Núcleo Árabe.

Foto por iStock / photooiasson

Foto por iStock / photooiasson

O trajeto de 50 minutos até Beja passa por diversas paisagens e lugares pitorescos. Famosa por sua singularidade e atrações históricas, a localidade tem atividades que agradam todos os gostos. Seus variados restaurantes dispõem das melhores opções gastronômicas, como na Herdade dos Grous. O cardápio oferece os principais pratos típicos alentejanos, elaborados com ingredientes produzidos no local. A cidade ainda tem atrações históricas como a Torre de Menagem, a Vila Romana de Pisões e a “janela de Mértola”, em exposição no Museu Regional, que recorda o episódio de “As Cartas Portuguesas”, escritas pela freira Mariana Alcofrado no século XVII para declarar seu amor para um cavaleiro francês.

Mais informações em: turismodoalentejo.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Turismo do Alentejo

Comentários