logo

Telefone: (11) 3024-9500

Alemanha fascina pela natureza e rica cultura | Qual Viagem Logo

Alemanha

Alemanha fascina pela natureza e rica cultura

12 de maio de 2014

Vales, castelos, vilarejos medievais, cidades cosmopolitas, gastronomia e festivais. Roteiros não faltam para um dos destinos mais charmosos do mundo.


Poucos são os países que combinam tão bem tradição com o que há de mais moderno. O resultado é um dos mais encantadores e visitados destinos do planeta. Repleta de lugares interessantes para explorar em todas as estações do ano, a Alemanha reserva experiências inesquecíveis em nada menos de 10 mil cidades e 150 rotas turísticas.

A diversidade natural é marcada por pontos fascinantes como as falésias em Rügen, a Floresta Negra, as paisagens brancas dos Alpes, rios magníficos, lagos intocados, as ilhas do Mar do Norte, entre outros. Já as vilas antigas e castelos charmosos dão um ar de contos de fadas em várias regiões. A arquitetura também é marcante desde os estilos mais típicos de casas e edifícios seculares, o design gótico de grandes catedrais a arranha-céus e complexos arrojados nas metrópoles.

A organização e a tecnologia de ponta também são duas das principais características dos alemães. Depois de ser devastado nas duas Guerras Mundiais, o país se tornou o mais rico da Europa e o quarto do mundo.

Todas essas atrações transformaram a Alemanha em um lugar singular. Não é à toa que o turismo é um dos pilares da economia local, gerando cerca de US$ 850 bilhões no último ano, segundo o governo alemão. Os visitantes estrangeiros somaram 71,6 milhões de diárias, alta anual de 4%. Somente os brasileiros alcançaram cerca de 724 mil pernoites em 2013, alta de 5,5% em relação ao ano anterior e expressivo salto acima de 200% desde a Copa do Mundo de 2006, quando o país sediou o torneio.

Com tantos destaques, que tal pisar em solo alemão e conhecer seus encantos? Confira algumas das muitas atrações que esse maravilhoso país reserva e boa viagem.

Ed5-70Munique e seu estilo majestoso

Jardins e parques charmosos, barracas coloridas e cervejarias ao ar livre, museus e complexos modernos são algumas atrações da capital da Baviera. Munique reserva passeios deslumbrantes que mescla história, como o Palácio Nymphenburg (antiga residência dos reis bávaros), e modernidade, como a Torre Olímpica e os museus Alemão e da BMW. Visite o glamoroso Museu de Arte de Pinakotheken, na praça Marienplatz e também o parque Englischer Garten, um oásis de lazer na cidade. Confira ainda as ruas nobres de comércio como a Ludwigstraße e Maximilianstraße. A metrópole também é famosa pela Oktoberfest, a festa da cerveja em outubro.

Ed5-66A vibe marítima de Hamburgo

Com um dos portos mais importantes da Europa, Hamburgo oferece opções de roteiros históricos bem interessantes. Segunda maior cidade alemã, a metrópole tem inúmeros destaques, como a barroca Igreja de São Miguel, a Câmara Municipal, o tradicional Pauli Fishmarket, o velho e o novo Elbtunnels que passam por baixo do rio Elba. Passeie pela antiga Speicherstadt, com armazéns de arquitetura clássica, e as charmosas ruas Nikolaifleet e Deischstrasse.

Ed5-68Alegria e muita história em Colônia

Quarta maior cidade alemã e uma das mais ricas em história do país. Colônia apresenta uma variedade de pontos culturais, como a Catedral de Colônia (a maior da Alemanha – foto), o parque de diversões Phantasialand e lugares históricos como o Farinahaus e o Schloss-Wahn. A cidade tem 12 igrejas de arquitetura românica, 42 museus e sítios arqueológicos. A animação também faz parte do lugar, como a cerveja típica Kölsch e o famoso Carnaval com desfiles e guloseimas jogadas ao público.

Ed5-67Stuttgart, uma conexão de arte e automóvel

Ponto obrigatório para os amantes de carro, Stuttgart é o berço do automóvel. A Mercedes- Benz e a Porsche são de lá e têm museus no sul da localidade. A região também é formosa pelos restaurantes premiados, cervejarias teatros, galerias de arte e museus, como o Stuttgart State Gallery e o Stuttgart Kunstmuseum. Um dos pontos mais incríveis é a praça Schlossplatz, cercada de palácios. Aproveite e prove o típico vinho Spätburgunder e a massa regional Spätzle.

Frankfurt, o centro financeiro

Principal cidade de negócios do país, a cosmopolita Frankfurt am Main tem mais de 300 instituições financeiras. A cidade é charmosa com atrativos culturais que valem a pena conhecer, como o Centro Histórico, museus como o Städtische Galerie, o Museu do Cinema e o Museumsufer, sem falar na Goethe Haus, onde nasceu o maior nome da literatura alemã. Aproveite e prove da bebida típica local, um vinho de maçã, acompanhado por pratos da cozinha germânica.

Possibilidades sem fim em Berlim

Arranha-céus modernos, antigos monumentos, parques, cafés, 135 teatros, 180 museus e mais de 5 mil bares. Uma das mais importantes metrópoles europeias é marcada pela diversidade com vários destaques. O Portão de Brandemburgo (foto), o Reichstag (Parlamento) e um trecho do extinto Muro de Berlim na área leste são imperdíveis. Há atrações para todos os gostos, como o Palácio de Charlottenburg, a Catedral de Berlim, a elegante avenida Kurfürstendamm e as exposições da Ilha dos Museus. Contemplar a arquitetura tradicional de vários pontos e o design arrojado de edifícios contemporâneos revelam os encantos da capital revigorada e dinâmica do país.

Ed5-63O esplendor barroco de Dresden

Os patrimônios culturais de Dresden são admiráveis. Desde a música clássica no teatro Semperoper, os 12 museus da área Staatliche Kunstsammlungen até os castelos Residenzschloss e Elbschlösser encantam milhares de turistas todos os anos. Marque presença na Igreja Frauenkirche, no Centro Histórico e no encantador parque Brühlsche Terrasse, conhecido como a “Sacada da Europa”. O local tem vista para a parte moderna da cidade e a arquitetura barroca, como o Albertinum.

Nuremberg é um museu a céu aberto

Desde os tempos medievais, Nuremberg é uma referência alemã política e cultural. Um dos cartões postais é o castelo gótico de Kaiserburg. Conhecer as igrejas ricamente decoradas, o Nürnberger Stadtmuseum, o Germanisches Nationalmuseum e o palácio Tucherschloss é um roteiro histórico imperdível. Há sugestões lúdicas como o Museu dos Brinquedos e o natalino Christkindlesmarkt, que encantam visitantes em dezembro por sua iluminação por quatro séculos.

Ed5-62Dortmund une cerveja, cultura e indústria

O que fora um reduto do aço e do carvão, hoje é movido pelas artes. Dortmund tem uma fascinante variedade cultural como, museus e musicalidade, como o “Domicil”, uma espécie de point de jazz e gêneros de vanguarda. A cidade preserva marcas da siderurgia como o Museu Hoesch. Mas, a grande vocação é da cerveja desde os idos medievais. A prova disso é o Museu da Cervejaria (foto). Conheça a galeria Krüger Passage, as lojas variadas do bairro Brückstraßenviertel.

O glamour de Baden-Baden

Aos pés da Floresta Negra e ponto de encontro de milionários, o balneário de Baden-Baden é sinônimo de luxo e nobreza. A cidade tem paisagens maravilhosas e reputação medicinal com 12 termas, como a romana Römisch-Irisches Friedrichsbad e a moderna Caracalla. Outras atrações são as opções culturais, como o Centro Histórico, o hipódromo Iffezheim, o Stadtmuseum, e o teatro Festspielhaus, o segundo maior palco de óperas e concertos da Europa.

Ed5-61Leipzig, a terra da música erudita

O que compositores consagrados como Bach, Schumann, Mendelssohn e Richard Wagner têm em comum? Todos eram de Leipzig. A cidade da Saxônia é um ótimo programa para quem aprecia música clássica. É possível apreciar apresentações na sala Leipzig Gewandhaus e do coral de meninos na Igreja Thomaskirche. Outra atração é o Zum Arabischen Coffe Baum, que abriga o Museu do Café, e o Zoológico. Nas vielas do Centro Histórico há uma oferta primorosa de antiquários, boutiques e livrarias.

A sinfonia moderna de Bonn

Antes da reunificação recente, Bonn era a capital da Alemanha Ocidental. A cidade natal de Beethoven tornou-se uma metrópole econômica e cultural. O lado cosmopolita convive harmonicamente com a história, como o Palácio Schaumburg, o Kanzlerbungalow e a Casa da História (Haus der Geschichte). Dois dos mais importantes museus do país estão lá, o Kunstmuseum e o Bundeskunsthalle. Outro destaque é o Teatro de Bonn, com produções de repercussão internacional.


Rotas

A diversidade também é uma característica da Alemanha. O país conta com 150 rotas turísticas classificadas como temáticas e de paisagem. Conheça um pouco sobre alguns dos principais roteiros.

Rota Romântica

Criada há mais de 60 anos, o destino tem um percurso de quase 400km de Würzburg a Füssen, cidade do majestoso castelo de Neuschwanstein. O tour passa por cidades históricas com residências impressionantes, castelos, vales e vilarejos na Baviera e próximo à região alpina. Como o nome sugere, as paisagens são românticas e charmosas.

Rota dos Contos de Fadas

A magia das fábulas se torna realidade no oeste alemão ao longo de 600 km. Lugarejos medievais, palácios, grutas, museus e teatro ao ar livre fazem parte da programação. A viagem inicia em Hanau, terra natal dos Irmãos Grimm, autores de clássicos infantis como “Rapunzel”, “A Bela Adormecida”, “ChapeuzinhoVermelho ” e “João e Maria”. O destino termina em Bremen.

Rota Saxã do Vinho

A diversidade cultural entre Pirna e Diesbar-Seußlitz percorre 55 km pelo Vale do Rio Elba, na Saxônia. Os turistas conhecem fascinantes paisagens de vinhas cultivadas há mais de 850 anos e a arquitetura típica local. A viagem inclui um passeio no barco a vapor pelo Elba. Em tabernas de viticultores, as marcas são a hospitalidade e especialidades como doces, salgados e, claro, refinados vinhos.

Rota de Banhos da Floresta Negra

Vales bucólicos, fontes quentes ricas em minerais e banhos terapêuticos fazem parte do tour de 270 km no sudoeste da Alemanha. A programação é uma ótima sugestão de relaxamento em estâncias de tratamento. É possível realizar caminhadas e ciclismo por campos de golfe e bosques, escalada, pesca, parapente e alguns esportes de inverno.

Rota Alpina Alemã

Um dos destinos mais badalados do país serpenteia um trecho de 450 km repleto de curvas e paisagens montanhas no sul e 21 lagos, como os formosos Constança e Königssee (foto). Os visitantes podem contemplar 25 castelos, palácios e mosteiros e mais de 60 estâncias de tratamento. Músicos circulam por tabernas criando ambientes bem divertidos.

Visto

Brasileiros não precisam de visto para uma permanência de até 90 dias a cada seis meses nos casos de turismo, negócio, visita e tratamento médico. Após esse prazo, o visitante deverá ficar outros 90 fora da Alemanha e de qualquer país da União Europeia. Para entrar na Alemanha é necessário um passaporte com validade de pelo menos quatro meses. No caso de viajantes que têm cidadania dos países da União Europeia, basta uma carteira de identidade da respectiva pátria válida.

E MAIS…

CLIMA: Na Alemanha, o clima temperado úmido predomina, com ventos do oeste. Grandes oscilações de temperatura são raras. Os invernos variam de -6°C a +2°C e os verões não são muito quentes, ficando na faixa de +18°C a +20°C.

VOOS: Há voos diretos que saem de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Recife. As cidades que mais recebem voos do Brasil são Frankfurt, Munique e Berlim. As companhias aéreas com operações entre Brasil e Alemanha são a Lufthansa, Iberia, Airfrance, Gol, TAM, Condor, Air Maroc Swiss Airlines, Tap Portugal, KLM, British Airways.

DENTRO DA ALEMANHA: O país é cortado por 12,7 mil km de autoestradas, cerca de 35 mil km de ferrovia que percorrem 5,4 mil estações. Há mais de 40 aeroportos espalhados pela Alemanha.

Informações:

http://www.germany.travel/pt

www.sao-paulo.diplo.de

www.bvgd.org

Comentários