logo

Telefone: (11) 3024-9500

Agência lança tours virtuais por cenários de filmes e séries em Londres | Qual Viagem Logo

London, United Kingdom - August 20, 2016: Westminster palace and Big Ben and traffic on Westminster bridge in foreground

Agência lança tours virtuais por cenários de filmes e séries em Londres

24 de julho de 2020

Em Londres, as referências culturais surgem por todos os lados – do rock à literatura, do teatro ao cinema. A cidade é logo associada a figuras como Sherlock Holmes, James Bond, Harry Potter e tantos outros ícones da cultura pop. E a lista de filmes e séries que foram gravados em Londres quase não tem fim.

Foto por iStock / Stewart Marsden

Foto por iStock / Stewart Marsden

Quem visita a capital inglesa tem a oportunidade de percorrer cenários que constantemente aparecem nas telas do cinema e da TV. É fácil identificar os mais famosos, como a Tower Bridge ou o Palácio de Westminster, mas há aqueles que podem passar despercebidos, como o local escolhido para ser a entrada do Ministério da Magia na saga Harry Potter, o prédio em que Tom Cruise quebrou o tornozelo enquanto gravava “Missão Impossível 6” ou um simples banco às margens do Tâmisa que apareceu em uma das cenas de “Simplesmente Amor”.

Para quem quer mergulhar nesse mundo cinematográfico britânico, nada melhor do que contar com especialistas no assunto. Desde 2009, a Brit Movie Tours é uma agência que promove no Reino Unido tours temáticos de filmes e séries favoritos do público. São passeios imperdíveis para os fãs de Harry Potter, James Bond, “Downton Abbey”, “Doctor Who”, super-heróis da Marvel e da DC e várias outras produções.

Foto por iStock / Moussa81

Foto por iStock / Moussa81

Com roteiros a pé, a bordo de um ônibus ou até mesmo em um tradicional “black cab” londrino, a empresa oferece uma série de passeios não só em Londres, mas também em outras cidades pelo Reino Unido, como Cardiff, Liverpool, Oxford, Edimburgo e Belfast. Os grupos são sempre acompanhados por um guia, geralmente alguém que trabalha ou já trabalhou no cinema ou na TV.

Foto por iStock / AndresGarciaM

Foto por iStock / AndresGarciaM

Durante o tour, o grupo passa por vários locais onde cenas foram gravadas, enquanto o guia fala sobre curiosidades do filme ou da série (vale lembrar que os passeios são apenas em inglês). Nem precisa dizer que os participantes saem com várias fotos incríveis. Para ajudar na hora de reconhecer o cenário, os guias mostram os “frames” das produções. É nessa hora que uma simples rua parece ganhar vida, e você passa a imaginar seus personagens (e atores) favoritos naquele mesmo local.

Foto por iStock / pql89

Foto por iStock / pql89

Em mais de 10 anos de atividade, a Brit Movie Tours já atendeu mais de 45 mil turistas de todas as partes do mundo. Segundo Michael Bendib, que, além de ser guia da Brit Movie Tours, é ator e produtor, às vezes eles recebem grupos de pessoas que não falam uma palavra de inglês, mas que se divertem do mesmo jeito ao reconhecerem os cenários dos filmes e das séries.

Tours virtuais em Londres

Em tempos de pandemia e distanciamento social, a Brit Movie Tours decidiu se reinventar e lançou uma novidade para o período. Os tours virtuais buscam reproduzir a experiência dos tours presenciais, mas sem que os participantes tenham que sair de casa. Basta ter um smartphone, tablet ou computador e uma boa conexão à internet. Na tela, os cenários aparecem como se você estivesse andando pela cidade, na mesma velocidade e no mesmo ponto de vista de uma caminhada real.

Foto por iStock / VanderWolf-Images

Foto por iStock / VanderWolf-Images

Assim como nos passeios tradicionais, há a participação de um guia, que conversa com o grupo sobre as gravações feitas em cada local, curiosidades dos bastidores e um pouco de história. Os “frames” das produções citadas também são exibidos na tela, o que ajuda muito na hora de ligar o local à cena.

No momento, há cinco roteiros virtuais disponíveis, com duração de uma hora cada e todos em inglês. A maioria custa £6 (cerca de R$ 40,00) e é preciso agendar pelo site da Brit Movie Tours. Quem preferir pode fazer uma reserva para um grupo fechado. A experiência é pelo aplicativo Zoom.

Foto por iStock / 5xinc

Foto por iStock / 5xinc

O “Virtual London Movie Tour” é o roteiro que inclui mais referências cinematográficas. Em uma hora de “caminhada” virtual ao longo da margem sul do Rio Tâmisa, no trecho entre a Westminster Bridge e a Tower Bridge, você vai passar por cenários que apareceram em mais de 25 filmes e séries de TV, como “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, “Quatro Casamentos e um Funeral”, “Homem-Aranha: Longe de Casa”, “Velozes e Furiosos 6”, “O Diário de Bridget Jones”, “Simplesmente Amor”, “Killing Eve”, “Sherlock” e muito mais.

Tours tradicionais pelo Reino Unido

Para aqueles que pretendem viajar para o Reino Unido, a Brit Movie Tours tem um amplo catálogo de tours presenciais, que prestigiam diversos sucessos do cinema e da TV e são sempre atualizados de acordo com os últimos lançamentos. Os mais populares, é claro, são temáticos de grandes sucessos mundiais, como Harry Potter, “Downton Abbey”, “Game of Thrones” e James Bond.

Foto por iStock / salajean

Foto por iStock / salajean

Mas há opções para todos os fãs, com tours de “O Diário de Bridget Jones”, “Doctor Who”, “Killing Eve”, “Mary Poppins”, “Um Lugar Chamado Notting Hill”, Sherlock Holmes (filmes, série e livros), “Outlander”, “Peaky Blinders”, “The Crown”, “O Código Da Vinci” e muitos outros.

Foto por iStock / JJFarquitectos

Foto por iStock / JJFarquitectos

Sobre Harry Potter, por exemplo, são cinco roteiros diferentes. Em Londres acontece um tour a pé e um a bordo de um ônibus – neste último, há paradas para sair e tirar fotos. No “Wizards London Walk” você vai conhecer lugares como a entrada do Ministério da Magia, a ponte que foi destruída pelos Comensais da Morte, locações usadas para representar o Caldeirão Furado e mais.

Foto por iStock / coward_lion

Foto por iStock / coward_lion

Já o “Wizards London Bus Tour” é ainda mais completo, incluindo a Plataforma 9 3/4 na estação de Kings Cross, locações do Banco Gringotts e até cenários da saga “Animais Fantásticos”. Há ainda dois tours exclusivos para grupos fechados, que apresentam locações dos filmes em Oxford e outras cidades da Inglaterra, e outro que inclui visita aos estúdios da Warner Bros.

Foto por iStock / Zhao Liu

Foto por iStock / Zhao Liu

Para os fãs de “Downton Abbey”, há cinco tours diferentes, tanto em Londres quanto no interior do país. É possível conhecer diversos cenários, incluindo o Highclere Castle, que na série é a própria residência da família Crawley, além de vilarejo em Oxfordshire que representou o vilarejo de Downton, entre muitos outros locais.

Foto por iStock / miroslav_1

Foto por iStock / miroslav_1

Os tours sobre “Game of Thrones” partem de Belfast, na Irlanda do Norte. Os fãs podem conhecer várias locações icônicas, como The Dark Hedges (o corredor de árvores da Kings’ Road) e a propriedade de Castle Ward (que representou partes de Winterfell na série).

Os tours variam em preços e durações e devem ser sempre agendados com antecedência pelo site da Brit Movie Tours.

Mais informações em: britmovietours.com e visitbritain.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / johnkellerman

Comentários