logo

Telefone: (11) 3024-9500

A rica experiência no deserto de Dubai | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ kurmyshov

A rica experiência no deserto de Dubai

26 de março de 2019

O deserto que cerca a cidade de Dubai oferece diferentes oportunidades de passeios. É possível fazer desde o popular 4×4 com jantar em acampamento até um delicioso passeio de balão ao nascer do sol. A maior parte do território dos Emirados Árabes Unidos é um grande deserto. A área hoje ocupada pela cidade de Dubai era somente areia no passado. Isso é facilmente percebido quando se encontra algum terreno vazio ou quando você pega a auto estrada. O deserto faz parte da história do povo árabe e conhecê-lo é uma oportunidade única de entender como eles viviam no passado.img_12801

Um dos passeios mais procurados pelos turistas em Dubai é o safári pelas dunas do deserto seguido de um jantar que termina com uma apresentação de dança do ventre.

Esse passeio tem uma duração aproximada de 5 horas, variando conforme a época do ano, geralmente duas horas antes do pôr do sol, para que o mesmo seja apreciado no meio do deserto. Ele é oferecido por várias operadoras. Nossa dica é pra realizar com a Arábia Adventure, que tem guias experientes e serviço impecável. O valor médio fica em torno por volta de 350 dirhams.

Como é o passeio

Um veículo 4×4 busca o turista no hotel em Dubai, sempre por volta das 16 horas, deixando-o de volta no final do passeio por volta das 21 horas. O horário é combinado com antecedência, no momento em que você faz a compra do passeio com a agência. Geralmente, os passeios partem do hotel por volta das 16 horas e seguem rumo a rodovia E66 no sentido da cidade de Al Ain, perto da fronteira com Omã.

São apenas 50 minutos de viagem até chegar num “pit stop” para baixar a pressão dos pneus e deixar os turistas utilizarem os banheiros. Esse procedimento é muito comum para a entrada no veículo no deserto para que os pneus não afundem nas areias escaldantes,  É aconselhável levar água e uma blusinha de frio, pois no deserto a temperatura é em média 6 graus mais fresquinha que da área urbana. Outro ponto importante é ir com tênis fechado para não queimar os pés nas subidas às imensas dunas de areia.

Assim que todos os veículos chegam ao ponto de partida, tem início o rally pelo deserto dos Emirados. Há muitas subidas, descidas, curvas radicais e o carro balança bastante, por isso, é aconselhável não comer muito antes do passeio para evitar enjoos. Algumas pessoas chegam a passar mal, de tanto que os carros chacoalham nas dunas.img_1275

Ao longo do caminho são feitas duas paradas no meio do deserto, para que os turistas possam bater fotos da paisagem árida, no meio do nada, onde há apenas dunas e areias, sem nenhuma vegetação. O sol vai baixando e está bem próximo do horário por do sol. É possível no caminho avistar e fotografar  antílopes, coelhos e cervos e até se aventurar em uma noite em meio às dunas, comprando alguns pacotes que incluem hospedagem.

O acampamento está localizado numa espécie de vale, entre várias dunas e numa área de pequena vegetação típica do deserto. Lá, o chão é coberto de tapetes, com várias almofadas e mesinhas  onde as pessoas podem apoiar seus pratos para realizar as refeições. Antes do jantar há várias atividades para os turistas, como andar de camelo, bater foto vestindo trajes típicos, fazer tatuagem de hena e também ir as compras nas lojinhas que comercializam de tapetes, a objetos de decoração.img_1297

A alimentação é no sistema buffet. De início, são servidas seis entradas, como charutinhos recheados, rolinhos fritos, bolinhos de arroz com especiarias e queijo. A bebida é liberada, com opções de refrigerantes, sucos, chás e cafés.

Pouco tempo depois é servido o jantar que tem saladas e pastas de entrada com pão sírio, além de vários práticos típicos. A sobremesa é arroz doce com calda de damasco ou melancia em fatias. Após o jantar, começa o show de dança do ventre, com mulheres vestindo roupas de odalisca. Após o show de 20 minutos, as luzes do local são apagadas para os visitantes terem a experiência de verem o céu mais estrelado de suas vidas.img_1333

A operadora Arabian Adventures oferece o passeio com preços que variam entre 300,00 a 450,00 reais por pessoa. Dependendo daquilo que se desejar incluído no pacote.

Ter a experiência de uma tarde ou um dia no deserto é um programa que qualquer pessoa deveria fazer na vida antes de morrer. Tudo funciona na mais perfeita ordem logística, o serviço é perfeito, os guias condutores são experientes e a segurança e limpeza são o ponto forte. Confira!

Texto e fotos por: Cláudio Lacerda Oliva. Enviado especial a Dubai, o jornalista viaja a convite da Emirates e conta com o seguro de viagem GTA.

Foto destaque: IStock/ kurmyshov

Comentários