logo

Telefone: (11) 3024-9500

A natureza do arquipélago norueguês de Lofoten | Qual Viagem Logo

Norwegian landscape during midnight sun

A natureza do arquipélago norueguês de Lofoten

3 de julho de 2017

No gelado norte da Noruega, o arquipélago de Lofoten oferece experiências na natureza para todos os tipos de aventureiros e impressiona com suas paisagens deslumbrantes. Situado no condado de Nordland, Lofoten é conhecido por sua excelente condição para pesca do bacalhau salgado, principal ingrediente dos restaurantes do arquipélago, sendo a atividade responsável pelo povoamento da região, onde se encontram diversos vilarejos pesqueiros.

Foto por iStock / IakovKalinin

Foto por iStock / IakovKalinin

As principais ilhas são Austvågøy, Flakstadøy, Moskenesøy e Vestvågøy, que se juntam a outras ilhas menores, algumas sem população. São pequenas vilas espalhadas em aproximadamente 1.227 km² de superfície. Lofoten tem na natureza uma característica singular, onde a diversidade de paisagens proporciona algumas atividades ao ar livre, como caminhadas e trilhas, esqui, pesca, rafting, caiaque, escalada, andar de bicicleta, mergulho e até surfe.

Foto por iStock / lsantilli

Foto por iStock / lsantilli

Cercada por gigantescas montanhas, é possível fazer um cruzeiro, como o famoso Hurtigruten, para navegar entres os fiordes. A montanha mais alta das ilhas Lofoten é o Monte Higravstinden com 1.161 metros de altura, na ilha de Austvågøy.

Entre o final do mês de maio até julho, o fenômeno do sol da meia-noite toma conta de Lofoten, com algumas atividades especiais para apreciar o momento. Já entre setembro e meados de abril, outro evento natural toma conta dos céus noruegueses: a Aurora Boreal.

Foto por iStock / MuYeeTing

Foto por iStock / MuYeeTing

Lofoten também apresenta uma forte influência com o passado dos vikings. O Museu Viking de Lofoten é um dos mais interativos da Noruega. O local realmente transporta o visitante para a era viking com experiências que incluem passeio em um navio típico, degustação da gastronomia tradicional e reproduções teatrais da vida e dos costumes da época.

Todos os anos, durante o verão, também acontece um festival viking no local, onde os visitantes podem se vestir com fantasias e celebrar essa cultura com diversas atividades. O museu está aberto durante o ano todo.

Existem vôos regulares e frequentes a partir de todas as maiores cidades da Noruega com destino ao aeroporto de Bodø, aeroporto de Harstad/Narvik, aeroporto de Svolvær, aeroporto de Leknes e aeroporto de Røst. Apesar da distância de 1.300 km de Oslo, vale também a opção de alugar um carro e apreciar cada detalhe das estradas, como pequenas aldeias, túneis que passam embaixo d’água e pontes sobre o mar.

Mais informações em: visitnorway.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / elementals

Comentários