logo

Telefone: (11) 3024-9500

Itamambuca Eco Resort promove passeios culturais e ecológicos em Ubatuba (SP) | Qual Viagem Logo

_ita5279

Itamambuca Eco Resort promove passeios culturais e ecológicos em Ubatuba (SP)

14 de agosto de 2019

Ubatuba é uma região rica em biodiversidade, cultura e história e desde o começo de suas atividades, há 35 anos atrás, o Itamambuca Eco Resort sempre se preocupou com a preservação do meio ambiente, assim como sua responsabilidade social. Por este motivo o hotel conta com passeios culturais que tem como objetivo a imersão dos hospedes na cultura local, no conhecimento da história da região e a importância da preservação da fauna e da flora.

O hotel realiza diversos passeios que exploram a cultura do local, entre eles estão a visita ao Viver Guarani que faz uma visita à aldeia indígena Boa Vista. Ela é habitada pelos índios Guarani, que são originários da América do Sul. Este povoado cultiva seu modo de vida e mantém as suas tradições e valores. Os hóspedes fazem uma imersão na cultura guarani e acompanhados por um anfitrião indígena, aprendem a história de cada uma das peças de artesanato, que são confeccionados com matérias primas da floresta e coletadas de forma sustentável. Além disso, os turistas podem aprender a utilizar o arco e flecha com os índios e ainda assistem o Coral da Aldeia, formado por jovens que entoam cantos que celebram a vida e a natureza.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Para celebrar a história, um outro passeio é uma imersão na cultura africana em comunidades quilombolas da região. No passeio, as pessoas tem a oportunidade de conhecer a organização dos quilombos de Camburi e do Sertão da Fazenda. Nesta visita os turistas visitam cachoeiras, percorrem trilhas, visitam a casa de farinha, acompanham o preparo de comidas típicas e aprendem a interpretar o patrimônio histórico-cultural atual com os Griôs, que são os mais velhos contadores da história local. Mas a imersão ainda fica mais encantadora quando uma roda de jongo coloca todos para dançar no ritmo de origem africana praticado ao som de tambores.

Para fechar o circuito cultural, a visita ao povo caiçara é muito esclarecedora, afinal, todos já ouviram a palavra “caiçara”, mas muitos desconhecem as raízes desse povo. O povo caiçara nasceu da mistura entre índios e os colonizadores portugueses e mais tardiamente com os africanos. O povo caiçara guarda costumes e tradições que são passadas de geração para geração, que neste encontro os turistas poderão conhecer e aprender. Uma das atrações é começar o dia com um café caiçara adoçado com cana de açúcar, conhecer a pesca de cerco, remar na canoa caiçara, deliciar-se com o Azul Marinho no almoço, remendar a rede e dançar ao ritmo do fandango.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Uma outra atividade incrível é o Birdwatching. É feito dentro do próprio hotel e é um grande diferencial. São mais de 200 espécies de aves fotografadas e catalogadas que frequentam o Eco Resort. Para se ter uma idéia, é possível avistar mais de 500 espécies diferentes de aves na região, dentre as mais de 1.800 espécies avistáveis no Brasil. Em pontos estratégicos do hotel, os hóspedes podem encontrar painéis de identificação contendo a foto, o nome da ave, tamanho, hábitos alimentares, se é de fácil observação, entre outras curiosidades. Entre as aves, a maior surpresa é o Apuim-de-costa-preta, extremamente raro e ameaçado de extinção. O hotel proporciona várias formas de realizar o birdwatching, são elas a mata fechada, nos alimentadores, no rio Itamambuca, margens da mata atlântica ou na praia.

Alguns destes passeios são feitos em parceria com a Ecotuba que é especialistas em ecoturismo em Ubatuba. “Estes passeios são extremamente importantes em nosso ponto de vista. Eles permitem que nossos hóspedes possam se inteirar mais do que é a nossa cultura, da importância da história da região, da fauna, da flora. Tudo isso é essencial para que a viagem se torne ainda mais enriquecedora e interessante. A melhor parte é que não é só para os adultos, mas para as crianças também, para que possamos ensinar e mostrar o mundo que queremos deixar para elas”, explica Daniel Galli, Gerente de Marketing do Itamambuca Eco Resort.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

O hotel ainda oferece uma infraestrutura diferenciada, unindo todo o charme e a simplicidade típicos da praia, com serviços e acomodações que prezam pelo requinte e o alto profissionalismo. Os quartos foram delicadamente decorados para que o hóspede se sinta na praia, mas com muito conforto e um toque de luxo. Na área de lazer o hotel conta com piscinas, brinquedoteca, passeios de barco, caiaque, bicicletas, monitorias para adultos e crianças, atividades do hotel, trilha com monitor, quadras, alongamento, teatro, yoga, tênis, hidroginástica, caminhadas, vôlei, sinuca, futebol, jogos de piscina, basquete e jogos de mesa. O espaço também oferece uma variada programação de atividades internas para adultos e crianças. Os passeios elaborados pela equipe de Eco Lazer desvendam as diversas maravilhas da natureza local.

Mais Informações:  www.itamambuca.com.br

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários