logo

Telefone: (11) 3024-9500

9 atrações imperdíveis em Guanajuato, no México | Qual Viagem Logo

The classic skyline of Guanajuato city during day time with blue sky in Mexico.

9 atrações imperdíveis em Guanajuato, no México

2 de julho de 2019

Construções coloridas do período colonial e ruas estreitas calçadas de pedras em um cenário que faz parte da lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. A cidade de Guanajuato, localizada no coração do México, a 350 km da capital, é apaixonante. A cada esquina você vai se deparar com visuais incríveis, com ladeiras, escadarias, becos e túneis históricos. Saiba o que fazer nessa antiga cidade mineira do século XVIII:

Teatro Juárez

Foto por iStock / Roberto Michel

Foto por iStock / Roberto Michel

Erguido no final do século XIX, o Teatro Juárez é uma das construções mais bonitas de Guanajuato. Sua fachada foi inspirada nos templos gregos, com grandes colunas e estátuas das musas das artes. Já a sala de espetáculos segue os padrões dos teatros europeus, cheia de ricos detalhes.

Mirante e monumento do Pípila

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Para admirar o lindo panorama da cidade de Guanajuato, com suas casas coloridas cercadas por uma cadeia de montanhas, vá ao Mirante do Pípila, onde a vista é de tirar o fôlego. Para chegar até lá, o modo mais fácil é de funicular, a partir do centro da cidade.

Basílica de Nossa Senhora de Guanajuato

Foto por iStock / R.M. Nunes

Foto por iStock / R.M. Nunes

A Basílica é um dos símbolos da cidade, com sua fachada em amarelo. Vale passear também pelo entorno da Basílica, onde a Plaza de la Paz guarda várias construções históricas do período colonial.

Museu das Múmias de Guanajuato

No Museu das Múmias de Guanajuato está exposta mais de uma centena de corpos mumificados, encontrados por acaso na região. O curioso é que todas são múmias naturais, preservadas graças às características únicas do solo de Guanajuato. É a maior coleção do tipo no mundo.

Callejón del Beso

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Guanajuato é repleta de becos e cantos muito fotogênicos. Um dos mais famosos é o Callejón del Beso, ou “beco do beijo”. Esse beco é tão estreito que as sacadas de duas casas vizinhas quase se tocam, separadas por um espaço de apenas 70 centímetros. É o cenário de uma das lendas mais conhecidas da cidade – a do amor trágico de Ana e Carlos, uma história à la Romeu e Julieta. A tradição diz que os casais apaixonados devem se beijar ali, um em cada sacada.

“Callejoneada con la estudiantina”

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Essa é uma das maiores tradições de Guanajuato. A “callejoneada” é uma caminhada bem animada pelas ladeiras e becos da cidade, liderada por um conjunto musical de universitários vestidos em trajes de época. Ao longo do percurso, eles tocam canções populares mexicanas e contam lendas e curiosidades de Guanajuato de forma bem divertida. É uma ótima maneira de explorar os tortuosos e estreitos becos do centro da cidade, além de conhecer um pouco mais da cultura local.

Mercado Hidalgo

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Inaugurado em 1910, o Mercado Hidalgo é o melhor lugar para comprar artesanatos típicos, em um enorme espaço cheio de barraquinhas. No térreo, também vendem doces e outros quitutes mexicanos.

Alhóndiga de Granaditas

Foto por iStock / ChepeNicoli

Foto por iStock / ChepeNicoli

Esse antigo depósito foi um dos cenários da luta pela independência do México. Além de ser um prédio histórico, o Alhóndiga de Granaditas é hoje um interessante museu de história regional – um dos mais visitados do país.

Museu Iconográfico de Quixote

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

O museu é dedicado ao personagem Dom Quixote e à obra de Miguel de Cervantes. Vale destacar que Guanajuato é considerada a “capital cervantina da América”, pois, desde os anos 1950, realiza muitos estudos e espetáculos em homenagem ao escritor espanhol. Além de abrigar uma série de monumentos em homenagem a Dom Quixote pelas ruas do centro, Guanajuato também recebe o renomado Festival Internacional Cervantino.

Mais informações em: guanajuato.mx

Texto por: Patrícia Chemin

A jornalista viajou a convite do Newlink Group para a cobertura do Tianguis Turístico México 2019, com apoio da Secretaría de Turismo del Estado de Guanajuato e com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Foto destaque por: iStock / SL_Photography

Comentários