logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 museus arqueológicos para visitar na Jordânia | Qual Viagem Logo

5 museus arqueológicos para visitar na Jordânia

26 de julho de 2019

Os apaixonados por história e arqueologia têm muitas razões para visitar a Jordânia, país riquíssimo culturalmente e repleta de monumentos e ruínas que contam a história dos povos e impérios que passaram por ali. Há também museus muito interessantes para os interessados no assunto, veja abaixo alguns deles:

Museu Arqueológico da Jordânia

O Museu Arqueológico da Jordânia foi construído em 1951 no Forte da Cidadela em Amã e possui artefatos de todos os locais arqueológicos do país. A coleção é disposta em ordem cronológica e apresenta objetos antigos da vida cotidiana, como por exemplo cerâmicas, vidro, sílex e ferramentas de metal, assim como materiais de monumentos, como estátuas e inscrições, e coleções de moedas. Entre as mais importantes exposições do museu, figura a de estátuas de gesso de ‘Ain Ghazal, datadas de 6.000 a.C. e o rolo de pergaminho do Mar Morto escrito com caracteres aramaicos.

Museu Arqueológico de Irbid

O Museu Arqueológico de Irbid foi criado no início dos anos 1960, juntamente com o Gabinete de Antiguidades de Irbid. Tinha originariamente uma sala de exposições na encosta de Tell Irbid. Devido ao grande aumento de artefatos arqueológicos encontrados nas escavações no distrito de Irbid, o museu foi transferido para um novo edifício na parte sul da cidade, em 1984. As coleções do museu têm vários artefatos das escavações do Departamento de Antiguidades e da missão arqueológica internacional que vão do Paleolítico aos períodos islâmicos.

Museu Arqueológico de Madaba

Muitas casas construídas com chãos de mosaico bizantino em Madaba foram compradas pelo Departamento de Antiguidades com o objetivo de construir um museu para a cidade, que foi aberto em 1987. No pátio, há vários mosaicos de Hesban, Ma’in Qastal e do Monte Nebo expostos, juntamente com várias coleções de cerâmica e vidro do período helenístico, romano, bizantino e islâmico. Madaba é considerada um importante centro da arte do mosaico, com muitos chãos de mosaico por toda a cidade velha, sendo que o mais famoso é o mapa da Terra Santa na atual Igreja Grega Ortodoxa.

Museu Arqueológico de Umm Qais

Este museu, situado em uma das casas da aldeia otomana de Umm Qais, tem duas salas de exposição. Na primeira, são mostrados vários objetos de cerâmica do período helenístico e islâmico, juntamente com achados dos túmulos em Umm Qais. A segunda sala é dedicada às estátuas, na sua maioria do período romano. Umm Qais (Gadara) foi uma das cidades de Decápolis planejada de acordo com o modelo de cidade dos romanos. A aldeia otomana na parte alta da cidade antiga está sendo explorada pelo Departamento de Antiguidades, que tem vários projetos de escavação e conservação para o local, incluindo o restauro do teatro principal. A localização de Umm Qais é especialmente importante e os visitantes do local podem ver os Montes Golã na Síria, o Monte Hérmon, o Lago de Genesaré e as planícies do norte da Palestina.
Museu Dar As-Saraya

O edifício do museu Dar As–Saraya era originalmente um castelo construído pelos otomanos, em meados do século XIX, cuja planta lembra os castelos e caravançarais construídos pelos otomanos na Síria. Com o tempo, a estrutura sofreu várias alterações, antes das obras de restauro iniciadas pelo Departamento de Antiguidades em 1994. O Museu Dar As-Saraya é uma miniatura da cultura material jordaniana ao longo dos séculos. Pela primeira vez foram mostrados objetos e ferramentas agrícolas de Wadi Al – Himmah do período epi-paleolítico (16 000-8500 a.C.) nas exposições.

Mais Informações: www.visitjordan.com

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários