logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra os encantos de Chiloé durante o outono | Qual Viagem Logo

Descubra os encantos de Chiloé durante o outono

13 de março de 2019

O verão, período ideal para observação de pinguins, aves migratórias e da baleia azul, está chegando ao fim na Ilha de Chiloé, que fica na porção sul do Chile, no limite com a exuberante região da Patagônia Norte. Mas o começo do outono, quando o clima continua agradável e a temporada de chuvas ainda não se instalou, segue reservando uma porção de passeios bacanas para os visitantes desse pitoresco arquipélago, seja em contato com a natureza ou para revelar as muitas especificidades da cultura e da arquitetura chilotes (como é chamado tudo o que é nativo de Chiloé).

Em Castro, capital da ilha – e endereço de uma das melhores opções de hospedagem da vizinhança, o Tierra Chiloé Hotel Aventura & Spa –, a boa é bater perna para conferir as típicas, e coloridas, casas de palafitas, erguidas às margens do Rio La Chacra, na Avenida Pedro Montt. Outro destaque arquitetônico são as igrejas: são cerca de 150 templos espalhados pelo arquipélago, 16 deles considerados Patrimônios Mundiais da Unesco, a exemplo da graciosa Igreja de São Francisco de Castro. Miniaturas dessas construções religiosas e das casas tejuelas (que usam telhas de madeira encaixadas simulando escamas de peixe, para facilitar o escoamento da água da chuva) estão à venda na Feira de Dalcahue, que funciona diariamente e onde também se encontra toda sorte de peças de lã, utensílios de madeira para a cozinha e, claro, bancas de comidas típicas.

Foto via iStock por chaolik

Foto via iStock por chaolik

Já para aproveitar a imensidão verde em que os vilarejos de Chiloé estão imersos, corra para o Parque Nacional Chiloé ou o Parque Tantauco, que juntos somam quase 300 km de trilhas, com todos os níveis de dificuldade. Várias dessas atrações emblemáticas são contempladas pelas incríveis excursões realizadas pelo Tierra Chiloé, desenhadas para que os hóspedes realmente mergulhem nas tradições chilotas. Situado em Castro, de frente para a Baía de Rilán e com vista para o pantanal de Pullao, o empreendimento une a vida tradicional da ilha ao conforto moderno e sofisticado.

O projeto arquitetônico se mimetiza com o casario das vilas de pescadores, numa construção revestida com as tradicionais telhas de madeira locais e que, amiga do meio ambiente, tira o melhor dos elementos do clima mutável da região para contribuir no sistema de aquecimento e ventilação da propriedade. Por dentro, cada peça do mobiliário e da decoração do Tierra Chiloé resulta da colaboração entre renomados designers chilenos e artesãos nativos da ilha.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

O resultado são espaços relaxantes e aconchegantes, características que se sucedem nos 24 apartamentos, no salão com lareiras e grandes janelas, nas salas de leitura, no terraço, no restaurante com cardápio inspirado na culinária chilota – ou seja, com muito peixe, ostra e frutos do mar à mesa – e no spa com piscina com hidromassagem, piscina externa aquecida com vista inebriante, saunas seca e úmida e duas salas de massagens.

A essa confortável estrutura se junta o serviço primoroso da equipe do Tierra, que ajuda os hóspedes a descobrirem os encantos de Chiloé por meio de excursões memoráveis. É a perfeita tradução do conceito de Spa Aventura, em que os visitantes exploram as belezas do destino de forma ativa para depois serem recebidos no hotel com extremo conforto e variadas opções de relaxamento. 

Mais informações: www.tierrahotels.com

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários