logo

Telefone: (11) 3024-9500

8 dicas de passeios em Londres fora do roteiro tradicional | Qual Viagem Logo

London: Brixton Village and Brixton Station Road Market. Colorful and multicultural community market run by local traders in South London. Cafes and bars

8 dicas de passeios em Londres fora do roteiro tradicional

8 de agosto de 2019

Uma das cidades mais visitadas do mundo, Londres oferece uma ampla variedade de atrativos. Não importa quantas vezes você viaje para lá, sempre terá algo novo para fazer. Para quem já viu de perto as atrações mais famosas da cidade, como o Big Ben, a London Eye, o British Museum e o Palácio de Buckingham, e quer conhecer lugares diferentes em Londres, fizemos uma seleção de passeios que fogem do tradicional:

Brixton

Foto por iStock / elenachaykina

Foto por iStock / elenachaykina

Localizado no sul de Londres, Brixton guarda uma vibrante combinação de culturas. O bairro é conhecido por ser lar de imigrantes de várias partes do mundo, de caribenhos a indianos, e um centro de arte urbana e criatividade. Em torno da estação de metrô de Brixton está a principal área comercial do bairro, ao longo da Electric Avenue e da linha de trem. Brixton é um lugar cada vez mais badalado, mas ainda imperam ali os empreendimentos independentes e locais. Vale conhecer o Brixton Village Market, um mercado coberto que abriga uma boa variedade de lojas descoladas, de roupas a artigos de cozinha, e pequenos restaurantes e cafés que servem culinária internacional boa e barata. Outro ponto famoso é o memorial ao David Bowie, que nasceu em Brixton.

Bermondsey

Foto por iStock / dbvirago

Foto por iStock / dbvirago

Ao sul da Tower Bridge há um bairro ainda pouco conhecido entre os turistas, mas um favorito entre os londrinos que gostam de comer bem. Em Bermondsey, as arcadas sob as históricas linhas de trem que cruzam o bairro foram transformadas em um paraíso gastronômico. Uma das atrações mais conhecidas é o Maltby Street Market, com dezenas de barraquinhas de comida, restaurantes, cafés e bares. Esse mercado de rua funciona aos finais de semana. Já no chamado Spa Terminus, produtores de queijos, mel, geleias, pães, embutidos e outras delícias feitas em plena Londres se instalaram embaixo dos arcos da ferrovia. Seus produtos são vendidos ao público aos sábados de manhã.

Shoreditch

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Próximo ao centro de Londres, Shoreditch é um dos bairros mais descolados da cidade, repleto de mercados de rua, bares da moda, lojas de artigos vintage, galerias de arte e cafés charmosos. No Brick Lane Market e no Old Spitalfields Market, encontre de antiguidades a itens únicos de vestuário, além de culinária internacional. A Columbia Road já é uma rua interessante por abrigar sessenta lojas independentes, além de cafés, pubs e restaurantes. Aos domingos, ela fica ainda melhor com o Columbia Road Flower Market, o principal mercado de flores de Londres. Ainda em Shoreditch, conheça também o Boxpark, uma estrutura de contêineres na qual há restaurantes, lanchonetes e lojas “pop-up”.

Leake Street Arches

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Ao lado da London Eye e da estação de Waterloo, há um lugar que muitas vezes passa despercebido pelos turistas. Os Leake Street Arches são um conjunto de oito arcadas dentro de um antigo túnel ferroviário que se tornou um centro de arte urbana, gastronomia e entretenimento. Antes um lugar abandonado, o túnel ganhou fama e foi revitalizado a partir de 2008, graças a um evento promovido ali pelo artista Banksy. Desde então, é todo tomado por grafites que mudam constantemente, como uma galeria aberta e democrática. Já as arcadas no interior do túnel foram ocupadas por bares e restaurantes independentes, como o Draughts London, um bar onde é possível se divertir com uma coleção de 800 jogos de cartas e tabuleiro.

Bustronome

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Conhecer Londres em um passeio turístico a bordo de um ônibus de dois andares (os famosos “double-deckers”) é algo bem comum. Mas o Bustronome oferece muito mais do que lindas vistas da cidade. Trata-se de um restaurante de luxo sobre rodas. Enquanto os endereços mais famosos da capital inglesa passam pelas janelas, você pode se deliciar com uma refeição sofisticada. No andar de baixo do ônibus funciona a cozinha, enquanto que no andar superior ficam as mesas, com 38 lugares disponíveis, cercadas por janelas panorâmicas. Há tours diariamente para almoço, chá da tarde e jantar. É necessário fazer reserva.

Thames Rockets

Foto por Thames Rockets / Divulgação

Foto por Thames Rockets / Divulgação

Em um passeio de barco a motor pelo Rio Tâmisa, a cidade de Londres e algumas de suas construções mais icônicas, como o Parlamento, a Tower Bridge, o Tate Modern e o edifício Shard, são vistas de um ângulo totalmente diferente. A Thames Rockets foi a primeira operadora a fazer esse tipo de passeio na cidade e, hoje, oferece uma série de experiências. O tour clássico dura cerca de 50 minutos e atravessa o trecho do Tâmisa que corta o centro de Londres. Mas o passeio está longe de ser monótono: o guia conta histórias curiosas sobre a cidade (tudo em inglês), intercalando com momentos em que o barco atinge altas velocidades, enquanto tocam músicas pop britânicas.

London Rock Tours

Foto por iStock / kaphotollc

Foto por iStock / kaphotollc

Londres está ligada a grandes nomes do rock, como Beatles, David Bowie, Led Zeppelin, Rolling Stones, The Who, Pink Floyd, Queen e Jimi Hendrix – só para mencionar alguns. O London Rock Tours organiza passeios guiados pela cidade, nos quais os pontos de parada são um prato cheio para os fãs do rock: locais onde esses e outros artistas viveram, gravaram seus álbuns e fizeram shows que entraram para a história. Há tours exclusivos dos Beatles, que incluem de endereços quase desconhecidos à famosa Abbey Road, onde turistas fazem fila para tirar a clássica foto atravessando a rua. Em 2019, esse passeio fica ainda mais especial – ano em que o icônico álbum “Abbey Road” completa 50 anos.

East London Liquor Company

Foto por © East London Liquor Company / Divulgação

Foto por © East London Liquor Company / Divulgação

Com uma produção local e independente, a East London Liquor Company foi a primeira destilaria a operar no leste de Londres em mais de 110 anos – região considerada um dos berços da produção de gin na Inglaterra. A East London Liquor Company está instalada em um prédio de uma antiga fábrica que abriga hoje uma loja da marca, um restaurante e um bar. Também é possível fazer um tour pela área de produção, com degustações inclusas, para saber mais sobre como o gin e as outras bebidas destiladas são feitas.

SERVIÇO

Para conhecer esses e outros atrativos surpreendentes de Londres, há empresas que oferecem passeios a pé privados e personalizados com guias locais, como a City Unscripted e a Coutours. Você estará acompanhado de um londrino que poderá te mostrar tudo aquilo que só um residente da cidade conhece.

Mais informações em: www.VisitLondon.com

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do VisitBritain e da Norwegian.

Foto destaque por: iStock / elenachaykina

Comentários