logo

Telefone: (11) 3024-9500

8 cidades do Nordeste para curtir o frio | Qual Viagem Logo

triunfo 2

8 cidades do Nordeste para curtir o frio

3 de março de 2016

Sol, praias, altas temperaturas, a aridez do sertão… É tudo isso que nos vem à cabeça quando pensamos no Nordeste. O que muita gente não sabe é que existem cidades nordestinas de grande altitude, onde são registradas baixas temperaturas durante o inverno. Dá para vestir um casaco, degustar um vinho ou um chocolate quente e curtir um frio típico de montanhas em pleno Nordeste.

Areia (Paraíba)

areia

Foto por Joseph Hakkinen A. Santos via Wikimedia Commons

Por estar a uma altitude de mais de 600 metros, Areia apresenta um clima ameno durante todo o ano e, durante o inverno, as temperaturas chegam em torno dos 12°C e a cidade costuma ficar coberta por uma neblina.

Gravatá (Pernambuco)

gravatá

Foto por PAULO LINS via Flickr

Em pleno agreste pernambucano, no Planalto da Borborema, a cidade fica a 447 metros de altitude e tem um dos climas mais frios da região, principalmente entre o fim do outono e o inverno. Gravatá faz parte do Circuito do Frio de Pernambuco, assim como as cidades de Garanhuns e Triunfo.

Garanhuns (Pernambuco)

guaranhuns

Foto por A. Júnior via Flickr

Está a 230 km de Recife e a 842 metros de altitude, sendo que alguns pontos, como o Monte Magano, ultrapassam os mil metros. No inverno, a temperatura média fica em torno dos 16°C e a cidade organiza o Festival de Inverno de Garanhuns.

Triunfo (Pernambuco)

triunfo

Foto por Allan Patrick via Flickr

Com mais de mil metros de altitude, é a cidade mais alta do estado. Em pleno sertão nordestino, Triunfo apresenta temperaturas que podem chegar a 11°C durante os meses de inverno.

Vitória da Conquista (Bahia)

vitória da conquista

Foto por Cristiano Meira Magalhães via Wikimedia Commons

Sua altitude média fica em torno dos 900 metros, chegando a 1.100 metros nos pontos mais altos. Seu clima tropical de altitude faz com que, em alguns dias do ano, as temperaturas fiquem abaixo dos 10°C.

Piatã (Bahia)

piatã

Foto por Rita Barreto-Setur / Turismo Bahia via Flickr

É a cidade com maior altitude de todo o Nordeste: 1.180 m acima do nível do mar. A temperatura média anual fica em torno dos 20°C e, nas noites mais frias, os termômetros chegam a marcar 4°C.

Guaramiranga (Ceará)

guaramiranga

Foto por Otávio Nogueira via Flickr

Fica na Serra de Baturité, região serrana do estado, a 800 metros acima do nível do mar. A cidade é conhecida como a Suíça do Ceará e é bem diferente do resto do estado em vários aspectos. Durante o Carnaval, Guaramiranga organiza seu famoso Festival de Jazz e Blues.

Martins (Rio Grande do Norte)

martins

Foto por Marcos Elias de Oliveira Júnior via Wikimedia Commons

A cidade, conhecida como a Campos do Jordão do Rio Grande do Norte e como a princesa serrana, apresenta um agradável clima de montanha. A mais de 700 metros de altitude, Martins apresenta, no inverno, temperaturas em torno dos 15°C. Muitos turistas visitam a cidade para aproveitar o clima e curtir seu Festival Gastronômico.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Allan Patrick via Flickr

Comentários