logo

Telefone: (11) 3024-9500

14 destinos nacionais para curtir com a família as férias de julho | Qual Viagem Logo

asian family standing on beach watching and enjoying the sunrise.

14 destinos nacionais para curtir com a família as férias de julho

14 de junho de 2018

A alta do dólar somada ao grande número de feriados são as apostas do Hotel Urbano, agência online de viagens líder nacional, para turbinar o mercado de viagens e turismo brasileiro em 2018. “O ano está sendo um prato cheio para quem gosta de viajar”, afirma Antônio Gomes, cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano. O calendário reserva 10 feriados prolongados (1 a mais que em 2017), que vão permitir que milhões de brasileiros emendem de 3 a 4 dias de folga. Desses 10 feriados nacionais prolongados, 6 deles estão concentrados no segundo semestre. “O cenário é altamente favorável para o turismo interno, já que o brasileiro tem por hábito aproveitar os feriados para viagens próximas ou de curta duração”, afirma Antônio.

Aliado a isso, a alta do dólar tornou os roteiros nacionais ainda mais atraentes. Na agência online de viagens Hotel Urbano a procura pelos destinos nacionais nos primeiros meses do ano aumentou pouco mais de 40% em relação ao mesmo período de 2017. Para alguns destinos específicos, as buscas cresceram até 100%. Dentre as cidades que mais se destacaram estão Maceió, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu, Mata de São João e Balneário Camboriú. Confira abaixo o ranking dos 10 destinos que mais cresceram no interesse do brasileiro no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado.

“O brasileiro de uma forma geral ainda conhece pouco o Brasil e muitas vezes o seu próprio estado. A alta do dólar e os feriados ainda previstos para o próximo semestre são um estímulo extra para mudar isso”, afirma Antônio. Segundo o cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano, o viajante que se programar com antecedência encontrará ótimas oportunidades, seja para pousadas, hotéis e até mesmo resorts que trabalham no sistema all inclusive. Os sete feriados nacionais prolongados deste ano – Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (31 de maio), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro) – vão injetar R$ 31 bilhões no setor, conforme projeções do Ministério do Turismo.

Feriados e pontos facultativos como Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo são fixos. Por isso, foram excluídos do cálculo. Confira o ranking dos 14 destinos nacionais que mais cresceram no interesse do brasileiro no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado:

Maceió – Alagoas

Foto por iStock/ bitenka

Foto por iStock/ bitenka

Maceió possui um grande potencial para atrair turistas, devido a suas belezas naturais e grande diversidade cultural. Repleta de praias paradisíacas, possui uma das orlas urbanas mais lindas do Brasil, com praias de água cristalina, piscinas naturais e falésias de tirar o fôlego.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Foto via iStock/ GIANCARLO DE SOUSA GIANNE

Foto via iStock/ GIANCARLO DE SOUSA GIANNE

Declarado Parque Nacional, o arquipélago Fernando de Noronha é conhecido internacionalmente como um dos melhores lugares para a prática de mergulho. Com praias paradisíacas, passeios de barcos e trilhas, a ilha também oferece um incrível cenário para relaxar e curtir.

Foz do Iguaçu – Paraná

Foto por iStock/ rmnunes

Foto por iStock/ rmnunes

Conhecido mundialmente por suas belezas naturais, como as cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, no Paraná, apresenta muitas outras atrações, aliadas a uma ótima infraestrutura turística. Recebe muitos turistas estrangeiros, que ficam extasiado com sua natureza exuberante.

Mata de São João – Bahia

Foto via Flickr/ MTur Destinos - Gleidson Santos

Foto via Flickr/ MTur Destinos – Gleidson Santos

Um dos destinos mais visitados do litoral da Bahia, tem praias com águas relativamente calmas, protegidas por recifes de corais, que formam piscinas naturais na maré baixa. A biodiversidade marinha é uma característica dessa região, que abriga uma das mais importantes filiais do Projeto Tamar.

Balneário Camboriú – Santa Catarina

Foto via iStock/ SandroSalomon

Foto via iStock/ SandroSalomon

Localizado a pouco mais de 80 km de Florianópolis, Balneário Camboriú disputa com a capital catarinense a preferência dos turistas na alta temporada. Principal destino brasileiro quando os assuntos são balada, jovens e praia. De dezembro a março aproximadamente 1,5 milhão de pessoas visitam o município

São Lourenço – Minas Gerais

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

São Lourenço está localizada na região da Serra da Mantiqueira e faz parte do Circuito das Águas, assim como Caxambu e Lambari. A sua principal atração turística continua sendo o Parque das Águas com seu lago artificial e o Balneário. Para a turma da terceira idade, as caminhadas e os passeios de pedalinho no Parque das Águas rejuvenescem qualquer cidadão.

Beberibe – Ceará

Foto via iStock/ sidneys2

Foto via iStock/ sidneys2

A cidade está localizada a 80 km da capital, possuindo o litoral mais disputado da costa leste do Ceará. Tem uma biodiversidade privilegiada, com dunas, falésias, mar de águas límpidas e mornas. Possui uma boa estrutura, com bares, restaurantes, área de proteção ambiental, uma grande rede hoteleira, e diversos passeios com veículos tipo buggy.

Barra Bonita – São Paulo

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

O interior de São Paulo tem muito mais a oferecer do que apenas museus, plantações e fazendas. A cidade de Barra Bonita surpreende que vai visitar.  As águas do rio são limpas e se transformam em uma excelente área de lazer com banhistas, pescadores e pequenas embarcações.

Bonito – Mato Grosso do Sul

Foto via Flickr/ MTur - Flávio André

Foto via Flickr/ MTur – Flávio André

Com rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas, além da fauna e flora exuberantes, Bonito definitivamente se destaca no cenário do turismo do Brasil. O município conta com mais de 40 atrativos, que possibilitam aos visitantes várias opções de atividades, como trilhas, mergulhos, rafting, rapel, etc.

Cabo Frio – Rio de Janeiro

Foto por iStock/ tupungato

Foto por iStock/ tupungato

Águas transparentes e as dunas de areias brancas são as marcas registradas das praias de Cabo Frio. É a maior cidade da região da Costa do Sol. O cartão postal da cidade é o Forte de São Matheus, construído em 1.620 pelos portugueses e que fica localizado na praia mais famosa do município, a Praia do Forte.

Itirapina – São Paulo

Foto por Demétrio Xavier

Foto por Demétrio Xavier

A 230 km da capital paulista, a cidade de Itirapina, fica bem próxima a Brotas. Cheia de atrativos, é ideal para quem curte natureza, em especial cachoeiras. São mais de 15, de diferentes tamanhos e quedas d’água. Além disso, Itirapina possui um gigantesco potencial para o artesanato, que atrai diversos turistas para conhecer e se admirar.

Guararema – São Paulo

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Localizada na região do Alto Tietê, a cidade de Guararema, tem várias atrações como parques, igrejas históricas, orquidários e passeios de trem e Maria Fumaça. Na época do Natal, a cidade fica lindamente iluminada e cheia de programas e exibições especiais.

Jarinu – São Paulo

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Foto por Cláudio Lacerda Oliva

Próximo a Atibaia, fica Jarinu, cidadezinha do interior conhecida pela famosa Festa do Morango. Aconchegante e rodeada pela natureza, a região possui diversas construções históricas, como a Igreja Nossa Senhora Aparecida e o Centro Histórico e Cultural,  que é um antigo casarão. Além disso, a Jarinu é popular também pela produção de vinhos e cachaças artesanais, cogumelos, uvas, pêssegos, ameixas e morangos.

Termas do Ibirá –  São Paulo

Foto por Prefeitura Municipal de Ibirá

Foto por Prefeitura Municipal de Ibirá

Localizada a 400 km da capital paulista, entre as cidades de Catanduva e São José do Rio Preto, Termas do Ibirá é uma cidadezinha que oferece uma ótima qualidade de vida. É lá que encontram-se as águas minerais vanádicas, alcalinas e bicarbonatadas, entre outras qualidades distribuídas pelas fontes: Ademar de Barros, Carlos Gomes, Jorrante, Saracura e Seixas. As águas têm um enorme poder terapêutico, servindo de tratamentos alternativos para doenças gástricas e de pele.

Texto por Agência com edição de Cláudio Lacerda Oliva e Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ imtmphoto

 

Comentários