logo

Telefone: (11) 3024-9500

Coral Cidade dos Profetas dá início à temporada de concertos em 2018 | Qual Viagem Logo

Coral Cidade dos Profetas dá início à temporada de concertos em 2018

18 de abril de 2018

O Coral Cidade dos Profetas de Congonhas inicia a Temporada 2018 com uma série de concertos pelas cidades mineiras com vocação para a Música Colonial. A partir de 19 de abril, Ouro Preto, Entre Rios de Minas e Congonhas receberão apresentações do grupo coral, acompanhado pela Orquestra Jovem da Secretaria Municipal de Educação de Congonhas e por solistas convidados. A cada edição, um compositor será homenageado como forma de ressaltar e recuperar a importância destes artistas para a formação cultural do povo mineiro. As apresentações, gratuitas, contam com patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Congonhas, mantenedora do Coral.

Foto por Eliane Gouvea

Foto por Eliane Gouvea

No dia 19 de abril, quinta-feira, às 20h30, a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (Praça Monsenhor Castilho Barbosa, 17 – Pilar), recebe a apresentação em homenagem a José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita.

No dia 20 de abril, sexta-feira, às 20h, a Igreja de Nossa Senhora das Brotas (Praça Sen. Ribeiro, 174 – Centro), em Entre Rios de Minas, será palco do Concerto em Homenagem a Marcos Coelho Neto.

Já no dia 10 de maio, quinta-feira, às 20h, será realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Praça Sete de Setembro, 32 – Matriz), em Congonhas, a apresentação em Tributo a Manoel Dias de Oliveira. Os concertos são gratuitos e os convites poderão ser retirados uma hora antes das apresentações, nos locais dos eventos.

Ao longo de sua existência, o Coral Cidade dos Profetas de Congonhas se tornou um dos principais grupos artísticos do país que executa, contribuindo para a difusão e perpetuidade do legado musical do passado mineiro. Para os concertos, o grupo preparou um repertório especial, formado por composições como Matinas do Natal – Invitatorio, Responsório I e II – Anônimo; Missa de Oitavo Tom (Kyrie) – Manoel Dias de Oliveira; Maria Mater Gratiae – Marcos Coelho Neto; Ave Maria e Padre Nosso, Stabat Mater e Antiphona de Nossa Senhora (Salve Regina), de Lobo de Mesquita e Magnificat – Manoel Dias de Oliveira.

Coral Cidade dos Profetas de Congonhas

Um pequeno grupo de pessoas interessadas em aprender música fundou, há 30 anos, um Coral polifônico à capela, tendo como principal objetivo aliar arte musical à arte sacra colonial mineira.

O Coral tem como regente, desde a sua fundação, o maestro José Herculano Amâncio. Sempre com um nível de excelência em suas apresentações, o Coral participa dos eventos mais significativos de Congonhas e região, como Semana Santa, Festivais de Inverno, Concertos Natalinos, Eventos Civis Comemorativos, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais. Ao se especializar na interpretação de música sacra antiga, notadamente a Colonial Mineira, o Coral Cidade dos Profetas de Congonhas se tornou um dos principais grupos em atividade a divulgar este inigualável patrimônio imaterial de Minas Gerais.

dsc_0850

Foto por Eliane Gouvea

Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal 2617/2006, e pela Lei Estadual 19510/2011, o Coral oferece gratuitamente, por meio da Associação, formação musical a pessoas em idades que variam dos 12 aos 80 anos, e é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.

O Coral possui no currículo vários concertos como “Concerto à Virgem Maria e ao Seu Divino Filho”, “Concertos em Homenagem ao Aleijadinho”, “Concertos da Paixão”, “Concertos Natalinos”, dentre outros. Em 2012, gravou o CD “Coral Cidade dos Profetas – Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita”, o qual alcançou grande sucesso. As mais recentes produções são os CDs “Mestres do Colonial Mineiro” (2017) e “Louvor à Virgem Maria” (2018). Os dois discos foram gravados na cidade histórica de Congonhas, MG.

TEMPORADA DE CONCERTOS DO CORAL CIDADE DOS PROFETAS 2018

19 de abril – Apresentação em homenagem a José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. Local: Paróquia Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto

20 de abril – Concerto em Homenagem a Marcos Coelho Neto. Local: Igreja de Nossa Senhora das Brotas de Entre Rios de Minas.

10 de maio – Tributo a Manoel Dias de Oliveira. Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Congonhas.

Repertório dos Concertos:

Matinas do Natal – Invitatorio, Responsório I e II – Anônimo.

Missa de Oitavo Tom (Kyrie) – Manoel Dias de Oliveira.

Maria Mater Gratiae – Marcos Coelho Neto.

Ave Maria e Padre Nosso – Lobo de Mesquita.

Stabat Mater – Lobo de Mesquita.

Antiphona de Nossa Senhora (Salve Regina) – Lobo de Mesquita.

Magnificat – Manoel Dias de Oliveira

Os concertos serão gratuitos com convites retirados uma hora antes das apresentações nos locais dos eventos.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Eliane Gouvea

Comentários