logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 motivos para visitar a Serra do Rio do Rastro | Qual Viagem Logo

Serra do Rio do Rastro m,enor

7 motivos para visitar a Serra do Rio do Rastro

13 de julho de 2016

A Serra Catarinense, perto da divisa com o Rio Grande do Sul, é um ótimo destino para quem curte uma viagem nas montanhas. A região da Serra do Rio do Rastro compreende cidades famosas pelo clima frio de altitude, como São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici. A natureza por lá é um show à parte, com cânions, campos, cachoeiras e matas de araucária. Para quem quer uma viagem mais tranquila, a região ganha cada vez mais destaque no ramo do enoturismo.

A estrada

Rio do Rastro mountain road (more than 1421 m of altitude) is located in Santa Catarina, a state on southern Brazil. This road runs through the forest with ascents and steep curves of 180 °. In total there are 284 curves and connects the coastal region and the highlands.

Foto por iStock / mspoli

O trecho da SC-390 que liga a cidade de Lauro Müller ao município de Bom Jardim da Serra é uma das estradas mais incríveis do mundo. Em um caminho com cerca de 15 km e que chega a quase 1.500 metros de altitude, há 284 curvas que seguem o desenho da serra. A cada curva, as vistas ficam mais espetaculares. Há alguns pontos onde você pode estacionar o carro e tirar fotos.

Cânions

DSC_0607

Foto por Patrícia Chemin

Há quase dez cânions na região da Serra do Rio do Rastro, sendo os principais o Cânion da Ronda, o Cânion das Laranjeiras e o Cânion do Funil. Fica até difícil definir qual é o mais bonito – se puder, visite todos. É extremamente recomendado ir acompanhado de um guia.

Cachoeiras

Tour Tribo da Serra (65)

Foto por Tribo da Serra Ecoturismo

Bom Jardim da Serra tem o título de Capital das Águas, graças aos rios que nascem por lá e às cachoeiras e cascatas. Visite lugares como o Salto do Rio Pelotas e o Salto do Passo Velho. A cidade de Urubici também possui belas quedas d’água, como a Cascata Véu de Noiva.

Vinhos de altitude

DSC_0506

Foto por Patrícia Chemin

As vinícolas de São Joaquim ainda possuem poucos anos de história, mas a alta qualidade de seus rótulos ganha cada vez mais fama. O clima e o terreno da Serra Catarinense possibilitaram um ambiente ideal para a produção dos vinhos de altitude. Vinícolas como a Monte Agudo, a Sanjo e a Villa Francioni estão abertas para visitação e organizam degustações de seus rótulos.

Rio do Rastro Eco Resort

DSC_0656

Foto por Patrícia Chemin

O Rio do Rastro Eco Resort proporciona a seus hóspedes muita privacidade e um ótimo atendimento. São apenas 19 chalés, todos com lareira, calefação e muito conforto. O hotel também possui restaurante, piscina aquecida, jacuzzi, mirante e muito mais. Além disso, oferece pacotes românticos, como espumante ao luar e cavalgada até o Cânion da Ronda.

Clima

Neve no Rio do Rastro menor

Foto por Divulgação

No alto da serra, as estações do ano são mais definidas do que no resto do Brasil. No verão, faz calor e a vegetação é bem verde. Já no inverno, o frio é mais intenso, com possibilidade de geada até neve. As cidades de São Joaquim e Urupema estão entre as mais frias do país nessa época.

Gastronomia

IMG_2077

Foto por Patrícia Chemin

A culinária tem como destaque pratos tropeiros, que levam em suas receitas ingredientes locais como frescal (tipo de carne da região), pinhão, truta e maçã, esta inclusive em pratos salgados.

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Rio do Rastro Eco Resort.

Foto destaque por: Divulgação

Comentários