logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 atrativos para conhecer em Vassouras, no Rio de Janeiro | Qual Viagem Logo

img_2342

7 atrativos para conhecer em Vassouras, no Rio de Janeiro

27 de agosto de 2019

Considerada a “Princesinha do Café”, Vassouras foi tombada como patrimônio pelo IPHAN, em 195. Todo o conjunto da cidade originou-se a partir do capital gerado pelas fazendas cafeeiras, que influenciaram na construção de casarões e edifícios remanescentes.

Com charme de cidadezinha do interior e dinâmica de cidade universitária, Vassouras é detentora de um riquíssimo legado histórico e cultural.

Listamos sete atrativos que não devem ficar de fora na sua próxima viagem. Confira abaixo:

Praça Barão do Campo Belo

a

Para conhecer a cidade, o melhor caminho para começar é pela Praça Barão do Campo Belo, marco do centro histórico. Projetada pelo arquiteto espanhol Joaquim Soto Garcia de La Veja, o seu entorno foi construído para servir como principal fonte de água para os moradores. Com o tempo, ganhou o lago, a fonte, os bustos e as famosas árvores imperiais.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

a

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição está no cume da colina da praça. Construída em 1828, pelo Barão de Aiurucoca, ainda possui traços do estilo neoclássico e abriga belos painéis, esculturas e pinturas de personalidades famosas na região.

Palacete Barão de Itambé

a

Ao lado da igreja está o Palacete Barão de Itambé, um prédio que conta com diversas pinturas parietais do artista José Maria Villaronga e atualmente funciona como a Biblioteca Municipal Mauricio de Lacerda.

Antiga Estação Ferroviária de Vassouras

A Antiga Estação Ferroviária de Vassouras foi inaugurada em 1875 e hoje funciona como a sede de atendimento e apoio ao Turista e do Memorial Ferroviário.

Museu Casa da Hera

Instalado em uma chácara, o Museu Casa da Hera é um dos maiores exemplos de residência da elite cafeicultura do século XIX. Construído em 1830, o palacete pertenceu ao pai de Eufrásia Teixeira Leite, uma das personalidades mais importantes de Vassouras, conhecida por ser a primeira mulher a investir na bolsa de valores.

Entre os destaques do museu está um acervo repleto de peças originais e uma biblioteca com uma incrível coleção de livros, com cerca de mil volumes e três mil periódicos em vários idiomas.

A área verde ocupa cerca de 33 mil metros quadrados e nos jardins é possível encontrar árvores nativas, plantas exóticas e um lindo túnel de bambus.

Centro Cultural Cazuza

a

Também localizado no centro, o Centro Cultural Cazuza preserva a memória e relação de Cazuza e família com a cidade. Inaugurado em 2018, o espaço foi reformado através de doações feitas pelo Iphan e por Lucinha Araújo, mãe do artista.

Hoje, o Centro Cultural abriga quatro salas especiais para a exposição cultural de artistas da cidade. Uma delas é totalmente dedicada à Cazuza, que conta com um acervo pessoal que foi mantido por Lucinha. Ali estão diversos objetos pessoais do artista, letras de música, fotos de show e uma estátua em sua homenagem.

Mirante do Imperador

O mirante é o melhor lugar para observar Vassouras e seus arredores. Além disso, é um dos principais lugares para praticar voo livre, fazer caminhadas ou até mesmo um piquenique.

Texto e Imagens por Carolina Berlato

Comentários