logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 atrações gratuitas para conhecer em Curitiba | Qual Viagem Logo

Beautiful park ukrainian church Curitiba.

7 atrações gratuitas para conhecer em Curitiba

8 de maio de 2017

Curitiba é encantadora e coberta por belezas naturais e lugares extraordinários para visitar gratuitamente. Além dos museus a céu aberto, o estado também é destaque com sua famosa feirinha, que é conhecida mundialmente por vender diversos produtos de artesanatos. Confira abaixo 8 lugares imperdíveis para quem visita pela primeira vez a capital paranaense:

Jardim Botânico

Foto por Bruno Jeliel

Foto por Bruno Jeliel

O jardim possui 178 mil m² de área protegida que constitui coleções de plantas com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico do país, em especial da flora paranaense. Com 458 m², a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abriga em seu interior vegetais da região tropical. O acesso ao parque é gratuito e é um ótimo lugar para passear.

Parque Tanguá

Foto por Bruno Jeliel

Foto por Bruno Jeliel

O Parque Tanguá, inaugurado em 1996, é um dos lugares que deve estar na lista de passeios. Encantador e surpreendente, o parque está em uma área de 235 mil m² de um antigo complexo de pedreiras desativadas. Preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, com araucárias, cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé. O local inclui um mirante, ciclovia, pista de cooper e lanchonete.

Parque Barigui

Foto por iStock / Ziviani

Foto por iStock / Ziviani

Curitiba possui diversos locais feitos em homenagem aos imigrantes e índios. Um desses é o Parque Barigui, criado em 1972, que é refúgio de diversos animais nativos e migratórios. O parque é um dos mais visitados da cidade. Possui churrasqueiras, quiosques, quadras, equipamentos de ginástica, restaurantes, estacionamento e alguns animais como capivara – símbolo local – e patos, que habitam o parque.

Parque Tingui

Foto por iStock / Detanan

Foto por iStock / Detanan

O parque foi criado em 1994 e homenageia os índios que habitavam a região. Dentro do parque está o Memorial Ucraniano, que é uma réplica da Igreja de São Miguel e sua construção segue as normas da religião católica.

Bosque João Paulo II

Foto por Bruno Jeliel

Foto por Bruno Jeliel

O Bosque João Paulo II foi inaugurado em 1980 e ali, em um cenário de beleza e harmonia, estão reunidas natureza e a tradição. O parque se eternizou com a passagem do Papa por Curitiba em 1980, quando ele visitou a casa típica polonesa. Pelos caminhos internos do bosque encontram-se sete casas típicas polonesas, em forma de aldeia, construídas quando chegaram os primeiros imigrantes. Entre as casas típicas, podemos encontrar uma capela e uma lojinha de lembrancinhas.

Ópera de Arame

Foto por Bruno Jeliel

Foto por Bruno Jeliel

A Ópera de Arame, localizada em uma área de lagos, vegetação típica e cascatas numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras. A Ópera possui uma estrutura tubular e teto transparente e é um dos símbolos mais emblemáticos de Curitiba. O lugar acolhe todo o tipo de espetáculo e tem capacidade para receber cerca de 1.500 espectadores.

Feira de Artesanato Largo da Ordem

Foto por iStock / lellobot

Foto por iStock / lellobot

A feira do Largo da Ordem abriga mais de 1.500 barraquinhas de todos os tipos. No espaço multicultural há diversas barracas de sebo de livro, comidas, lembrancinhas da cidade, produtos artesanatos, bijuterias, roupas, bolsas, discos e muitos outros itens.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / NikoNomad

 

Comentários