logo

Telefone: (11) 3024-9500

7 atrações e passeios em San Miguel de Allende, no México | Qual Viagem Logo

San Miguel de Allende, Mexico-3 December, 2018: Landmark Parroquia De San Miguel Arcangel cathedral in historic city center

7 atrações e passeios em San Miguel de Allende, no México

4 de julho de 2019

Além de ser Patrimônio da Humanidade da UNESCO, San Miguel de Allende é considerada um dos melhores destinos do México e do mundo, segundo publicações estrangeiras especializadas. Localizada no estado de Guanajuato, a 270 km da Cidade do México, essa pequena cidade é um dos lugares mais bonitos do país. Suas construções coloridas do período colonial e ruas calçadas de pedras encantam turistas do mundo todo. Conheça alguns destaques turísticos da cidade:

Ruas do centro

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Caminhar sem rumo pelas ruas de San Miguel de Allende é um dos principais passeios por lá. A cada esquina são revelados lindos cenários, com muitas igrejas e casas no estilo do barroco mexicano em tons de vermelho, amarelo e laranja, que hoje abrigam restaurantes de culinária tradicional, cafés, boutiques, museus e centros culturais. A cidade é limpa, organizada e muito segura e apresenta uma combinação perfeita entre cultura, história e arquitetura.

Igreja de San Miguel Arcángel

Foto por iStock / Elijah-Lovkoff

Foto por iStock / Elijah-Lovkoff

Cartão-postal do destino, essa igreja chama a atenção por sua enorme fachada em tons de rosa e cheia de torres e detalhes. Erguida entre os séculos XVII e XIX, foi inspirada nas catedrais góticas da Europa e pode ser vista de vários pontos da cidade.

Museu Casa de Allende

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Hoje, essa antiga construção funciona como um museu sobre a história da cidade. Mas ela tem um significado a mais: essa é a casa onde nasceu um dos heróis da independência do México, o general Ignacio Allende. Aliás, a cidade de San Miguel foi renomeada em sua homenagem.

Centros culturais

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

San Miguel de Allende foi escolhida como a Capital Americana da Cultura de 2019. O título é merecido, já que, além de preservar seu patrimônio histórico e a autêntica cultura mexicana, a cidade tem uma série de centros culturais, como a Casa del Mayorazgo de la Canal e o Centro Cultural Ignacio Ramírez “El Nigromante”. Você pode conhecer antigas mansões por dentro e ainda conferir exposições de arte.

Mercado de artesanatos

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Perto da Plaza Cívica, o mercado de artesanatos da cidade vende de tudo um pouco: souvenirs diversos, joias em prata, objetos de madeira, roupas e mais.

Passeio a cavalo

Foto por Coyote Canyon Adventures

Foto por Coyote Canyon Adventures

Para admirar toda a beleza de San Miguel de um jeito diferente, é possível fazer uma cavalgada turística. A operadora Coyote Canyon Adventures promove passeios guiados a cavalo com variados roteiros e tempos de duração. Uma opção é a cavalgada no fim de tarde, que sai dos arredores de San Miguel, com direito a um pôr do sol inesquecível, e atravessa a cidade já à noite.

Santuário de Atotonilco

Foto por iStock / bpperry

Foto por iStock / bpperry

Localizado em um vilarejo nos arredores de San Miguel, esse santuário jesuíta é considerado a Capela Sistina do México. É composto por uma igreja e várias capelas menores, decoradas por detalhados murais e pinturas a óleo. Parte de sua história está ligada à luta pela independência mexicana.

Mais informações em: guanajuato.mx e visitsanmiguel.travel

Texto por: Patrícia Chemin

A jornalista viajou a convite do Newlink Group para a cobertura do Tianguis Turístico México 2019, com apoio da Secretaría de Turismo del Estado de Guanajuato e com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Foto destaque por: iStock / Elijah-Lovkoff

Comentários