logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 roteiros temáticos para conhecer Portugal | Qual Viagem Logo

Porto, Portugal cityscape on the Douro River and Dom Luis I Bridge.

6 roteiros temáticos para conhecer Portugal

9 de dezembro de 2016

Mesmo sem ter um território tão extenso, Portugal abriga destinos das mais diferentes personalidades. Seja para mergulhar na história do país ou para curtir dias de sol nas praias, Portugal tem roteiros para todo o tipo de turista.

História

view of Coimbra university at sunny weather, Portugal

Foto por iStock / Sergey_Peterman

De norte a sul de Portugal, é possível encontrar construções de diversos períodos históricos. Na cidade de Guimarães, o país teve sua origem no século XII. Siga para o Porto e visite seu centro histórico e a Ribeira. Em Coimbra, conheça a famosa Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal. Já na cidade de Tomar, veja de perto a antiga sede da Ordem dos Templários: o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo. O roteiro não fica completo sem uma passagem por Lisboa – passeie pelos bairros de Alfama, Chiado e Belém. Já em Évora, você vai encontrar de muralhas medievais a ruínas de um templo romano.

Arte e cultura

Lisbon is Portugal's capital, a very economic destination to enjoy the mediterranean flair of Southern Europe. Beautiful buildungs, urban art and favelas are part of the cities face which makes discovery very interesting and the Portuguese people are lovely on top of that.

Foto por iStock / BeNicoMa

A arte manuelina, os azulejos e o fado são alguns dos símbolos da cultura portuguesa. Belos exemplos da arquitetura do país são encontrados no Porto (como o Palácio da Bolsa, a Igreja de Santo Ildefonso, a Igreja de São Francisco e a Ponte Luís I), em Coimbra (Universidade de Coimbra), em Aveiro (prédios em art nouveau), em Lisboa (Arco da Rua Augusta, Elevador de Santa Justa, Mosteiro dos Jerônimos), em Sintra (palácios e castelos) e em vários outros locais. Vale também uma visita às Aldeias Históricas de Portugal, como Almeida, Monsanto, Piódão e Sortelha, perto da Serra da Estrela, com suas casas antigas de pedra e vida simples do interior.

Gastronomia

Image captured from the road some kilometers to the west of Oporto, the image shows the river Douro and his vinyards.

Foto por iStock / Light-Lab

A gastronomia de Portugal se destaca por seus ingredientes tipicamente mediterrâneos, como peixes, mariscos e um dos melhores azeites do mundo. Isso sem contar os queijos, sendo o mais famoso o da Serra da Estrela, e os doces conventuais, geralmente feitos à base de creme de ovos, nozes e amêndoas. Várias cidades têm o seu doce típico, como os pastéis de Belém (Lisboa), os ovos moles de Aveiro e os travesseiros de Sintra. O enoturismo é bem popular em Portugal – as principais regiões produtoras de vinhos são o Vale do Douro e o Alentejo. Não deixe de visitar as caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia e de conhecer os restaurantes conceituados do Porto e de Lisboa.

Praias

Praia da Marinha - Beautiful coast of Portugal, in the south where is the Algarve

Foto por iStock / SimonDannhauer

As melhores praias de Portugal estão no Algarve, região sul do país, em cidades como Faro, Lagos, Portimão e Albufeira. São praias de águas azul turquesa e areia dourada, cercadas por falésias. Há também ótimas praias perto de Lisboa, como em Cascais e Estoril. Um pouco mais ao norte, as cidades de Peniche e Nazaré são paraísos para os surfistas.

Turismo religioso

Portugal, City Fatima - Catholic pilgrimage center.  The magnificent cathedral complex and the Church

Foto por iStock / kavram

Quando se fala em turismo religioso em Portugal, Fátima é o grande destaque. Mas há belíssimas igrejas e santuários por todo o país. Lisboa e o Porto possuem um grande patrimônio religioso, com inúmeras igrejas. Perto de Fátima, também vale visitar as cidades de Tomar, Alcobaça e Batalha. Em Évora, há a grande catedral da cidade e a famosa Capela dos Ossos. Já em Braga, o Santuário de Bom Jesus do Monte impressiona com sua bela escadaria.

Castelos e palácios

Aerial view of the Pena Palace in Sintra National Park, Portugal

Foto por iStock / CCaetano

Em diversas regiões de Portugal, são preservados grandes castelos medievais, com muralhas e torres de pedra, além de palácios manuelinos e neoclássicos. Alguns deles são o Castelo de Guimarães (Guimarães), o Castelo de Tomar (Tomar), o Castelo de Óbidos (Óbidos), o Castelo de São Jorge e o Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa), o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio Nacional da Pena (Sintra), o Palácio Nacional de Mafra (Mafra) e o Palácio Nacional de Queluz (Queluz).

Mais informações em: visitportugal.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto

Comentários