logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 regiões turísticas para visitar em Portugal | Qual Viagem Logo

Porto, Portugal old town skyline from across the Douro River.

6 regiões turísticas para visitar em Portugal

22 de novembro de 2017

Um destino que combina história, cultura, gastronomia, cidades vibrantes, vilas charmosas e até praias. Não à toa Portugal cai cada vez mais no gosto dos turistas de todo o mundo. Conheça um pouco sobre o que cada região do país tem de melhor e descubra qual tem mais o seu perfil:

Porto e norte

Foto por iStock / SimonDannhauer

Foto por iStock / SimonDannhauer

Uma das cidades mais bonitas do país, o Porto guarda obras-primas da arquitetura e um centro histórico que é tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial. A região também engloba outros destinos turísticos, como as cidades de Guimarães (considerada berço de Portugal) e Braga (com um importante patrimônio religioso). Já o Vale do Douro é uma das principais e mais antigas regiões vinícolas do mundo. Por lá, é possível visitar pequenas aldeias e vinhedos, fazer um cruzeiro pelo Rio Douro ou percorrer suas margens a bordo de um trem.

Centro

Foto por iStock / saiko3p

Foto por iStock / saiko3p

Nessa ampla região entre o Porto e Lisboa, a principal cidade é Coimbra, conhecida por sua universidade – uma das mais antigas da Europa. Mas o centro de Portugal guarda vários outros patrimônios importantes, como os Mosteiros de Alcobaça e de Batalha e o Convento de Cristo em Tomar, cuja história tem relações com a Ordem dos Templários. Visite também Aveiro – a cidade dos canais e dos famosos ovos moles –, Piódão e as outras Aldeias Históricas, a Serra da Estrela e a litorânea Nazaré.

Lisboa e região

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Entre bairros históricos e charmosos, inúmeros monumentos que incluem de castelos a igrejas, museus, restaurantes, lojas e vida noturna, há muito que fazer em Lisboa. Aproveite a viagem para conhecer outros destinos próximos, como a romântica Sintra e seus castelos e palácios, a vila medieval amuralhada de Óbidos e as praias de Cascais e Estoril.

Alentejo

Foto por iStock / Aitormmfoto

Foto por iStock / Aitormmfoto

Maior região de Portugal, o Alentejo é conhecido por seus vinhedos e vinícolas, amplas planícies verdes e vilas históricas, como Marvão, Castelo de Vide, Monsaraz, Elvas e Mértola. Já Évora tem como alguns de seus principais pontos turísticos o Templo Romano e a Capela dos Ossos, além de seu bem conservado centro histórico.

Algarve

Foto por iStock / anobis

Foto por iStock / anobis

Todas as regiões de Portugal são banhadas pelo Oceano Atlântico, mas é no Algarve – faixa sul do país – que estão as melhores praias. Entre falésias douradas, rochedos impressionantes, grutas e praias paradisíacas, há grandes resorts, campos de golfe e vilas charmosas. A partir de Faro, porta de entrada para a região, visite Vilamoura, Albufeira, Portimão e Lagos.

Madeira

Foto por iStock / pkazmierczak

Foto por iStock / pkazmierczak

O arquipélago da Madeira é um convite à prática de atividades ao ar livre. Siga o caminho das históricas Levadas através da Floresta Laurissilva, aventure-se em esportes radicais ao longo de cachoeiras e encostas rochosas, faça trilhas até os topos dos picos da ilha, aproveite a vista do Cabo Girão e do Curral das Freiras ou curta o sol nas areias douradas da Praia do Porto Santo. Depois de tantas atividades, siga para a capital Funchal, onde há ótimos hotéis, restaurantes e festivais o ano todo.

Mais informações em: visitportugal.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Sean Pavone

Comentários