logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 parques e reservas naturais para explorar em Portugal | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Sergey_Peterman

6 parques e reservas naturais para explorar em Portugal

14 de fevereiro de 2020

Apesar de sua pequena extensão territorial, Portugal é um destino que abriga diversas paisagens, de montanhas a planícies e praias, todas com rica vida animal e flora exuberante.

Para desbravar alguns dos melhores cenários naturais do país, selecionamos a seguir seis parques que concentram belos exemplos de preservação e são ideais para as práticas de ecoturismo e turismo rural. Confira:

Parque Natural Serra da Estrela

Foto por IStock/ Susana Luzir

Foto por IStock/ Susana Luzir

Listado como maior área protegida do país, o local é famoso por abrigar a única estação de esqui de Portugal, do alto de 1993 metros de altitude. Com mais de 100 mil hectares de área e uma paisagem que inclui rochedos e penhascos, o parque tem, ainda, a mais alta cadeia de montanhas portuguesa.

E, como se não bastassem todos esses números, sua fama ainda se fez por um produto já conhecido internacionalmente: o queijo da Serra da Estrela, produzido com leite de ovelha.

Quem visita o parque pode se aventurar por suas mais de 375 trilhas à pé, de bike ou a cavalo. E, depois disso, visitar alguns de seus principais atrativos, como a Torre, a Vila das Manteigas, a Aldeia do Sabugueiro e a Lagoa Comprida – esta de origem glaciar, compondo um cenário único.

Parque Nacional Peneda-Gerês

Foto por IStock/ Sergey_Peterman

Foto por IStock/ Sergey_Peterman

Com importante valor ecológico e etnográfico, este é o único Parque Nacional do país. Situado a 50 quilômetros de Braga, entre Alto Minho e Trás-os-Montes, abriga as serras de Gerês, Peneda, Soajo e Amarela, compondo, ao total, 70 mil hectares.

Montanhas, cascatas e rios cristalinos compõem o panorama, enquanto sua fauna se caracteriza por lobos, corços, raposas e aves de rapina.

Estando no parque, vale a pena visitar alguns atrativos em suas aldeias, como o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, a Ponte Misarela, a Cascata do Arado, com 750 metros de altura e o Mirante Pedra Bela, que oferece uma bela vista do alto de 830 metros de altura.

O Peneda-Gerês é ideal, também, para a prática de atividades como canoagem, trekking e mergulho em suas cachoeiras.

Parque Natural do Alvão

Foto por Istock/ Susana Luzir

Foto por Istock/ Susana Luzir

Situado no norte de Portugal, o Parque Natural do Alvã tem mais de 7 mil hectares de área onde podem ser encontradas florestas, vales e cascatas. As quedas de Fisgas de Ermelo são, inclusive, o principal ponto local, com 250 metros de altura.

A paisagem local combina áreas montanhosas com cenários de ardósia e verde, sendo ideais para o turismo rural. Entre sua diversa fauna, é possível observar lobos e falcões peregrinos.

A Aldeia de Lamas de Ôlo também é uma parada imperdível por lá. Situada a mil metros acima do nível do mar, a vila abriga construções em granito e telhados em colmo que, junto da natureza, formam um cenário charmoso e fotogênico.

Parque Natural Vale do Guadiana

Foto por Istock/ Elena Estellés

Foto por Istock/ Elena Estellés

Entre Mértola e Serpa, no Baixo Alentejo, o parque natural tem paisagem que vai de árida no verão a prados verdes no inverno. Além disso, o lugar abriga algumas vilas com patrimônio preservado, como é o caso de Serpa, rodeada por muralhas do século 14 e repleta de ruelas estreitas e pitorescas.

A atração mais famosa do Vale do Guadiana é a queda Pulo do Lobo, principal acidente de curso do rio que dá nome ao parque.

No verão, por conta das altas temperaturas, uma boa dica é descer o rio a bordo de uma canoa.

Parque Natural Douro Internacional

Foto por IStock/ ribeiroantonio

Foto por IStock/ ribeiroantonio

O parque está situado entre Miranda do Douro e Barca de Alva, seguindo o curso do famoso rio Douro, já na fronteira entre Portugal e Espanha. Ali, o rio é estrela principal e, somado aos inúmeros desfiladeiros, forma um panorama surpreendente.

O Douro Internacional é excelente para quem pratica birdwatching, já que abriga mais de 170 espécies de aves, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como o abutre do Egito.

Parque Natural de Arrábida

Foto por Istock/ Americo Lopes

Foto por Istock/ Americo Lopes

Entre Setúbal e a Vila de Sesimbra, o Parque Natural de Arrábida tem cenário um pouco diferente dos anteriores, com praias, falésias e mata se intercalando. Sua riqueza vegetal é grande, já que o local abriga raras espécies, como os maquis mediterrâneos.

Entre seus pontos mais importantes estão: O Museu Oceanográfico, no Forte de Nossa Senhora de Arrábida, a Pedra do Aleixo, uma ilha que funciona como reserva zoológica, com grande diversidade aquática, e o cordão das praias de Figueirinha, Galapos e Portinho.

Portugal é um destino que já se tornou queridinho dos brasileiros, seja para descobrir as delícias de Porto, as belezas de Lisboa ou as famosas vinícolas do Alentejo. Para quem deseja desbravar todo esse potencial natural, são muitas as opções de voo para Portugal, saindo de São Paulo com destino à capital ou cidades como Faro e Porto.

A TAP Portugal é uma das principais companhias aéreas que fazem o trecho ligando o Brasil a cinco cidades portuguesas.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Sergey_Peterman

Comentários