logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 museus que valem uma visita em São Paulo | Qual Viagem Logo

22897536975_6c0572bc34_o

6 museus que valem uma visita em São Paulo

19 de fevereiro de 2016

Fazer uma visita aos museus de São Paulo é o mesmo que voltar no tempo e conhecer um pouco da história da capital paulista, do Brasil e do Mundo. São diversos monumentos, obras históricas e modernas, artes gráficas, fotografias e dentre outras delicadamente preservadas. Como em São Paulo são diversos museus, decidimos fazer uma lista com seis que valem muito a pena conhecer.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Foto via Flickr Rodrigo Soldon museus

Foto via Flickr Rodrigo Soldon

Criado pelo jornais Assis Chateaubriand e por Pietro Maria Bardi, o MASP teve sua sede inaugurada em 1968, projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi. O museu é considerado um dos mais acervos de arte moderna europeia mais importante da América Latina, com obras de importantes mestres como Degas, Renoir, Modigliani e Bonnard, entre outros.

Museu de Arte Moderna

Foto via Flickr Jen Leonard

Foto via Flickr Jen Leonard

Na história da América Latina como um dos primeiros museus de arte moderna do continente, o MAM constitui e preserva um acervo com cerca de 4.000  obras de arte contemporânea brasileira desde 1969, no pós-guerra. Além de várias pinturas, fotografias, vídeos, instalações, e performances, existem também peças modernas de Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret.

Museu do Futebol

Foto via Flickr Cristiane Bomfim

Foto via Flickr Cristiane Bomfim

O Museu do Futebol mostra com detalhes como o esporte, que teve origem na Inglaterra, se expandiu e se tornou parte da cultura brasileira. Em uma área de 6,9 mil metros quadrados, na entrada do Pacaembu, o museu é dividido em três eixos – história, emoção e diversão. Tudo sobre as copas do mundo e o impacto do esporte na vida das pessoas, com experiências visuais e sonoras que duram no total seis horas.

Museu de Arte Contemporânea da USP

Foto via Flickr Rafael Vianna Croffi

Foto via Flickr Rafael Vianna Croffi

Fundado em 1963, o MAC tem hoje um dos mais importantes acervos de arte contemporânea, com mais de 5 mil obras, entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, pinturas, cerâmicas e tapeçarias. Além de ser o maior museu da América Latina especializado na produção ocidental do século XX, o museu oferece disciplinas optativas aos cursos de graduação e especialização, atividades de ateliês e visitas orientadas.

Memorial da América Latina

Foto via Flickr Cyro Silva

Foto via Flickr Cyro Silva

O Memorial da América Latina foi criado para ser um espaço de integração e informação dos países latino-americanos e de suas raízes e culturas. O espaço, que tem 78 mil m² de área construída, abriga a sede do Parlamento Latino Americano, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Museu da Imagem e do Som

Foto via facebook.com/museudaimagemedosom

Foto via facebook.com/museudaimagemedosom

Criado em maio de 1970, o principal objetivo do museu é registrar e preservar o passado e o presente de manifestações ligadas às áreas de música, cinema, fotografia, artes gráficas, e tudo que diz respeito à vida contemporânea brasileira. São mais de 200 mil imagens, 1600 fitas de vídeos nos gêneros de ficção, documentários e musicais.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque via Flickr brcbiel

Comentários