logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 motivos para visitar a Bahia em 2016 Logo

Centro Histórico - Elevador Lacerda - Mercado Modelo e Baía de Todos- os - Santos- Foto - Tereza Torres -Setur

6 motivos para visitar a Bahia em 2016

15 de dezembro de 2015

Apaixonante e divertida. Esta é a Bahia! Acolhedora e especial nos mínimos detalhes, é capaz de roubar até mais endurecidos corações com todo o seu charme e beleza. Os moradores sabem como ninguém receber bem e fazer com que os visitantes se sintam em casa. Para que você saiba como é se sentir acolhido e feliz na Bahia, separamos seis motivos para conhecer esse estado maravilhoso! Confira:

Gastronomia

Marcelo Träsel gastronomia bahia

Foto: Marcelo Träsel via flickr

O dendê vindo da África empresta seu sabor peculiar ao azeite que dá gosto às moquecas, mariscadas, caruru, acarajé e abará. Acompanhados da tradicional caipirinha ou da refrescante água de coco, os pratos presenteiam os olhos, seduzem o olfato e se desmancham ao paladar. É de dar “água na boca”. A Bahia é uma festa de cores e sabores. Às receitas milenares de tribos indígenas e à rusticidade improvisada nas senzalas dos escravos africanos, somou-se a fineza e o requinte da cozinha real portuguesa.

Cultura

Dia da Baiana. 2015_11_25. Foto-Tatiana Azeviche

Foto: Tatiana Azeviche/Turismo Bahia

Pátria da diversidade cultural, a Bahia apresenta o seu tabuleiro de roteiros turísticos e viagens por dentro da História do Brasil. De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, o estado se abre em um verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar a Bahia em toda a sua graça e poesia.

Belezas naturais

Península de Maraú - Lagoa do Cassange - Foto- Tereza TorresSetur

Foto: Tereza Torres/Setur Bahia

A Bahia é também palco de cenários de rara beleza, onde a natureza reina absoluta e agracia os visitantes com todo o seu encanto; um verdadeiro toque dos deuses no Nordeste brasileiro. De norte a sul e de leste a oeste, a paisagem transforma a região em um lugar especial.

Praias paradisíacas

mutá porto seguro divulgação turismo bahia

Foto: divulgação/Turismo Bahia

São mais de 900 quilômetros de praias, dos quais 75 deles estão situados em Salvador. O clima é ameno e bastante ensolarado o ano todo. Há inúmeros barzinhos por todos os bairros e sempre há alguma festa com ambiente musical em algum canto da cidade.

Festas

Festa de Santa Bárbara Foto Tatiana Azeviche

Foto: Tatiana Azeviche/Turismo Bahia

O estado é uma festa o ano todo. Os festejos populares se sucedem, concentrados no Verão, mas se estendendo por todo o ano, incluindo as festas juninas. As manifestações folclóricas, de diversas origens se proliferam com exibições ao ar livre de capoeira, maculelê e samba-de-roda. Milhares de pessoas vão às ruas celebrar os santos padroeiros. Além de popular, essas festas se caracterizam pelo sincretismo religioso e pela mistura de elementos sagrados e profanos.

Baianos

Carnaval 2014 - Circuito Riachão - Mudança do Garcia Foto Rita Barreto - Bahiatursa

Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

O povo da Bahia é fruto da miscigenação do índio nativo, do europeu e do africano. Somos um povo mestiço de características singulares expressas na cultura e na religiosidade. O baiano é, por natureza e excelência, hospitaleiro, acolhedor, simpático e festeiro.

Texto por: Andressa Volpini e Turismo da Bahia

Foto destaque: Tereza Torres/Setur

Comentários