logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez | Qual Viagem Logo

avião dest

6 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

21 de janeiro de 2016

Está cada vez mais fácil viajar de avião. O que há algumas décadas era um verdadeiro evento, hoje é uma atividade trivial. Para quem ainda não teve essa experiência, viajar de avião pode parecer algo muito complicado. Porém, na verdade, é só se planejar direito para evitar algumas surpresas desagradáveis.

Compre passagem com antecedência

avião 1

Foto por skyseeker via Flickr

Quanto antes você comprar a passagem, mais chances tem de pagar um valor menor. Há muitos sites que buscam de modo eficiente quais são as opções mais baratas para as datas escolhidas. Preste muita atenção nos horários dos voos disponíveis, principalmente se for fazer escala.

Fique de olho nos documentos

avião 2

Foto por Grant Wickes via Flickr

Confira com antecedência quais são os documentos exigidos no seu destino. Para voos nacionais, é necessário apenas um documento oficial com foto. Já em voos internacionais, é obrigatório levar o passaporte dentro da validade. Verifique se há exigência de visto no país que vai visitar. Lembre-se que se não estiver com os documentos exigidos, não poderá embarcar.

Tenha atenção com as malas

avião 3

Foto por tookapic via Pixabay

Cada companhia aérea tem regras específicas quanto às bagagens permitidas, o que também muda caso o destino seja nacional ou internacional. Confira antes quantas malas poderá despachar, qual o peso e as dimensões máximas de cada mala, o que é permitido deixar na bagagem de mão, entre outras regras. Leve objetos de valor e remédios sempre na mala de mão e tranque todas as malas com cadeado. Outra dica é identificar as bagagens e tirar uma foto delas, pois, caso elas sejam extraviadas, isso pode ajudar a companhia aérea a encontra-las mais facilmente.

Chegue horas antes no aeroporto

avião 4

Foto por Timo Newton-Syms via Flickr

Antes de embarcar, você terá que passar por vários processos, como check-in, despachar as malas, segurança e detector de metais e controle de passaporte. Além disso, pode pegar grandes filas em muitos deles. Portanto, nunca chegue em cima da hora ao aeroporto. O ideal é chegar cerca de duas horas antes da decolagem para voos nacionais, e quatro horas para voos internacionais. Feitos todos os procedimentos necessários, espere até o horário de embarque.

Prepare-se para o voo

avião 5

Foto por Christopher Doyle via Flickr

Use roupas e sapatos confortáveis, principalmente se tiver que dormir durante o voo. Leve um casaco, pois geralmente é frio dentro do avião, e chicletes, caso sinta o ouvido entupir na decolagem ou no pouso. Nesses dois momentos, aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados. Durante o voo, o celular pode ficar ligado em modo avião. Você pode levar algo para comer, mas tenha em mente que voos longos servem refeições a bordo.

Ao chegar no aeroporto de destino

avião 6

Foto por Bradley Gordon via Flickr

Se chegar de um voo internacional, você terá que passar pela imigração, onde vão conferir o seu passaporte e, caso necessário, seu visto. Depois, você deverá pegar suas malas na esteira de bagagem. Tenha certeza que a bagagem é mesmo sua, pois há muitas malas parecidas. Caso sua mala não chegar, peça ajuda a algum funcionário da companhia aérea.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: xlibber via Flickr

Comentários