logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 destinos brasileiros para visitar durante o inverno | Qual Viagem Logo

Botanical Garden, Curitiba. Parana State, Brazil

6 destinos brasileiros para visitar durante o inverno

21 de junho de 2017

O inverno chegou e já é hora de tirar os casacos do armário. Com a proximidade das férias de julho então, nada mais justo que planejar uma viagem. E se a ideia não é fugir do frio, mas sim aproveitar as baixas temperaturas para conhecer destinos charmosos e aconchegantes, essa é a hora. A momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, preparou uma lista com destinos no Brasil para os viajantes curtirem o que há de melhor na estação, incluindo boa gastronomia, belas paisagens, muita natureza, passeios culturais, vida noturna e até neve:

São Joaquim – SC

Foto por Godoy / SANTUR-SC

Foto por Godoy / SANTUR-SC

Se você quer neve, mas não quer sair do Brasil, então São Joaquim é o lugar perfeito. Localizada na Serra Catarinense, a 229 km da capital Florianópolis, a cidade fica a 1.360 metros de altitude e é considerada uma das mais geladas do país. No inverno, já chegou a registrar 10ºC negativos. E é nesse período que se enche de turistas empolgados com a possibilidade de presenciar um dos espetáculos mais bonitos da natureza. Por lá, os visitantes podem fazer passeios em vinícolas, conhecer as belezas da Serra do Rio do Rastro e dos cânions da região, além de se aventurar no Snow Valley, que oferece atividades como escalada, arvorismo e trilhas.

Curitiba – PR

Foto por iStock / Detanan

Foto por iStock / Detanan

Conhecida como a capital mais fria do Brasil, Curitiba normalmente registra temperaturas abaixo dos 10ºC durante o inverno. Bem estruturada e ecologicamente correta, a cidade oferece uma série de atrações aos seus visitantes. A gastronomia é um ponto alto, com restaurantes dos mais variados tipos e nacionalidades. Dos pontos turísticos que não podem faltar no roteiro, a Ópera de Arame é um dos principais. Sua grande estrutura de metal tubular com teto e paredes transparentes abriga um teatro e vale a visita mesmo quando não há apresentações. Ao lado, fica a Pedreira Paulo Leminski, destinada a espetáculos ao ar livre. O local é cercado por um paredão de rocha e envolto por Mata Atlântica, uma cascata de dez metros e muitas aves. Passeios pelo Centro Histórico, Jardim Botânico, Rua das Flores, Bosque Alemão, Museu Oscar Niemeyer, Memorial Ucraniano e Mercado Municipal também não podem faltar.

Canela – RS

Foto por iStock / blackdovfx

Foto por iStock / blackdovfx

Charmosa e aconchegante, a cidade de Canela fica a 135 km da capital Porto Alegre, na Região das Hortênsias da Serra Gaúcha. No inverno, as temperaturas podem cair para abaixo de zero. Nesse período, é muito comum gear na região. Entre as principais atrações da cidade estão a Catedral de Pedra, eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil em 2010, o Parque Estadual do Caracol, que abriga a Cascata do Caracol e seus 131 metros de queda, o Parque da Ferradura com sua natureza exuberante e o Alpen Park, imenso parque de diversões de 60 mil metros quadrados e brinquedos para adultos e crianças, incluindo trenó, montanha-russa, tirolesa, arvorismo, entre outros.

São Francisco Xavier – SP

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

A 155 km da cidade de São Paulo, em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, fica São Francisco Xavier, um distrito do município de São José dos Campos. O cenário é composto por lindas paisagens, além de abrigar uma rica fauna. A temperatura é amena o ano todo devido à sua localização, mas no inverno o friozinho dá um toque todo especial. Entre as principais atrações do lugar estão as cachoeiras, como a do Roncador e a de Pedro Davi. Além disso, passeios a cavalo não podem faltar. O destino tem uma aura romântica com opções de hospedagem bem charmosas e aconchegantes. A gastronomia também é forte, com opções variadas de restaurantes que trazem desde receitas mais contemporâneas até pratos tradicionais do campo.

Itaipava – RJ

Foto por Reprodução via www.petropolis.rj.gov.br

Foto por Reprodução via www.petropolis.rj.gov.br / Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis

Localizado na região serrana do Rio de Janeiro, Itaipava é um distrito da cidade de Petrópolis e fica a pouco mais de 90 km da capital fluminense. O destino une natureza exuberante, gastronomia requintada, pousadas aconchegantes e hotéis luxuosos. A alta temporada acontece no inverno e, nesse período, o local tem uma vida noturna intensa. Uma das principais atrações é o Castelo de Itaipava, onde ocorre o Festival de Inverno, com uma extensa programação de eventos para os meses mais frios do ano. Se você é do tipo que gosta de passeios ao ar livre, o lugar é cercado por Mata Atlântica, com trilhas que revelam cachoeiras e mirantes com vistas espetaculares.

Domingos Martins – ES

Foto por Yuri Barichivich / SETUR-ES

Foto por Yuri Barichivich / SETUR-ES

Localizada a apenas 40 minutos da capital Vitória, em plena Serra Capixaba, Domingos Martins é sinônimo de calma e aconchego. A sensação é de estar em plena Europa, com construções típicas, culinária deliciosa, além de música e dança tradicionais. Na região, uma das principais atrações é o Parque Estadual da Pedra Azul. As belas paisagens inspiram um clima de romance e o contato direto com a natureza somado às temperaturas mais amenas contribuem para uma viagem inesquecível. No inverno, a média não ultrapassa os 10ºC, perfeito para tomar um chocolate quente de frente para a lareira do hotel. O charme e as belezas de Domingos Martins renderam ao município o título de Cidade Mais Romântica do Brasil em 2008.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / paulobaqueta

Comentários