logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 cidades para fazer um bate e volta a partir do Rio de Janeiro | Qual Viagem Logo

Foto via iStock por xeni4ka

6 cidades para fazer um bate e volta a partir do Rio de Janeiro

11 de dezembro de 2019

O Rio de Janeiro é um dos locais mais turísticos do país. As belas praias, os bondinhos e o Cristo são as grandes atrações da região. Mas, além dos roteiros mais tradicionais, a Cidade Maravilhosa oferece um leque de opções para quem quer fazer um programa diferenciado.

Selecionamos seis cidades com características e atrativos únicos que são perfeitas para conhecer em um dia. Para quem está programando uma visita, vale a pena  alugar um carro e fazer uma viagem de bate volta até municípios próximos. Uma boa alternativa é a Unidas, que oferece cinco pontos de locação de veículos pelo estado.

Vassouras

Imagem via Divulgação

Imagem via Divulgação

Apelidada carinhosamente de  “Princesinha do Café”, Vassouras detém um impressionante e riquíssimo legado histórico e cultural. Tombada como Patrimônio pelo IPHAN, em 1958, a cidade abriga algumas das mais importantes obras do Brasil Império. A maior parte desse conjunto originou-se a partir do capital gerado pelas fazendas cafeeiras, que influenciaram na construção de casarões e edifícios remanescentes.

Vassouras está a menos de 1h30 de distância da capital e pode ser visitada em um único dia. As principais atrações se concentram bem perto da  Praça Barão do Campo Belo, marco do centro histórico. Os museus, igrejas e centros culturais podem ser visitados em passeios à pé.

Petrópolis

Foto via iStock por diegograndi

Foto via iStock por diegograndi

Arquitetura histórica, natureza exuberante e o friozinho típico das montanhas são alguns dos atrativos de Petrópolis. Todo esse cenário contribui para que o destino seja uma das opções para quem deseja curtir um clima mais romântico.

A cidade, que está a apenas 67 quilômetros da capital, oferece diversas alternativas para aproveitar seu centrinho, considerado um museu a céu aberto, e tem a disposição inúmeros hotéis, pousadas e hostels para agradar a todos os gostos. Mas, além dos roteiros culturais, Petrópolis conta com atrações que vão desde passeios ecológicos a turismo rural e cervejeiro.

Ilha Grande

Foto via iStock por R.M. Nunes

Foto via iStock por R.M. Nunes

Cercada pelas belezas da Mata Atlântica, Ilha Grande possui alguns dos melhores roteiros de trilhas e é destino ideal para quem curte “praias selvagens”, onde não há sinal de urbanização e a natureza é praticamente intocada.

Apesar de ser bastante conhecida, a ilha ainda não está na lista de roteiros turísticos badalados, sendo uma boa opção para aproveitar o lugar sem a presença de muitos visitantes.

Entre os principais pontos de visitação está a famosa Gruta do Acaiá, onde ocorre o fenômeno natural de fluorescência, no qual as águas dentro da caverna ganham um tom de azul esverdeado ao entrar em contato com a luz do sol. Pela região, não há eletricidade e opções de hospedagem. 

Niterói

Foto por Istock/ pabst_ell

Foto por Istock/ pabst_ell

Niterói é, provavelmente, a cidade mais próxima da capital fluminense. Situada a menos de 20 quilômetros de distância, a região é acessível através da famosa ponte Rio-Niterói.

O município é o segundo lugar do mundo com o maior número de obras de Oscar Niemeyer.  Seu complexo arquitetônico está situado à beira-mar e é composto por sete construções que promovem a arte e cultura. Entre as principais figuram o Museu de Arte Contemporânea, o MAC e o Teatro Popular.

Região dos Lagos

Foto por iStock / Freddy Thorvaldsen

Foto por iStock / Freddy Thorvaldsen

Não é à toa que a região dos Lagos leva a fama de Paraíso do Atlântico: dunas, costões, areia fininha e um mar azul cristalino são só algumas das qualidades locais.

Quem visita a região se surpreende com a quantidade de atividades, já que as opções são variadas e atendem a todos os gostos. As belíssimas praias são, em sua maioria, propícias para banho e adequadas para a prática de snokeling e mergulho com cilindro. A região ainda é favorável para o exercício de esportes náuticos. Além disso, as temperaturas na cidade costumam ser agradáveis o ano todo, então é possível aproveitar o local em qualquer época.

Paraty

Foto via iStock/ xeni4ka

Foto via iStock/ xeni4ka

Situada litoral do Rio de Janeiro, Paraty é detentora de um importante patrimônio histórico nacional que remete aos tempos do Brasil Colônia. Com suas ruas estreitas, calçadas de pedras irregulares e arquitetura preservada em casas centenárias, a cidade forma um verdadeiro museu a céu aberto.

Fora do centro histórico, a beleza natural das praias cercadas pela Mata Atlântica são grandes atrações para todo o tipo de turistas, inclusive aventureiros que adoram mergulhar.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por xeni4ka

 

Comentários