logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 cenotes incríveis para um mergulho no México | Qual Viagem Logo

Cenote Dos Ojos in Quintana Roo, Mexico. People swimming and snorkeling in clear blue water. This cenote is located close to Tulum in Yucatan peninsula, Mexico.

6 cenotes incríveis para um mergulho no México

3 de abril de 2018

Cenotes são poços de água formados por rios subterrâneos e revelados há milhares de anos pelo colapso de camadas de rochas calcárias. Algumas dessas piscinas naturais de água cristalina são parcialmente escondidas por cavernas, enquanto outras são abertas e parecidas com lagoas. Estima-se que existam mais de sete mil cenotes no México, formações típicas da Península de Yucatán. Ali estão destinos turísticos famosos, como Cancún, Playa del Carmen e Tulum, além do sítio arqueológico de Chichén Itzá.

Esses poços possuem um clima místico e são cercados de história, já que eram considerados espaços sagrados pelos maias. Hoje, muitos cenotes são abertos à visitação e permitem um mergulho em suas águas puras e cristalinas. Entre as atividades possíveis, estão nado com snorkel, mergulho em cavernas, rapel, caiaque e muito mais.

Ik Kil

Foto por iStock / javarman3

Foto por iStock / javarman3

A poucos quilômetros das pirâmides de Chichén Itzá, Ik Kil é um grande poço de 60 metros de diâmetro, acessado por uma escada. Isso porque as águas desse cenote ficam a mais de 20 metros abaixo do nível do solo ao redor. A vegetação nas paredes de calcário e as raízes penduradas completam o lindo cenário.

Dos Ojos

Foto por iStock / Elis_Blanca

Foto por iStock / Elis_Blanca

A meio caminho entre Tulum e Akumal, perto do parque Xel-Há, o cenote Dos Ojos tem duas piscinas naturais – daí o nome “dois olhos”. Uma delas é bem iluminada pelo sol, enquanto a outra é escura e perfeita para quem quer fazer mergulho em caverna.

Gran Cenote

Foto por iStock / Byelikova_Oksana

Foto por iStock / Byelikova_Oksana

Em Tulum, o Gran Cenote é um dos mais famosos da região. Tem cerca de 10 metros de profundidade e é ótimo para nadar, fazer snorkel e mergulhar entre os peixes.

Azul

Foto por iStock / Fouque Michaël

Foto por iStock / Fouque Michaël

Perto de Playa del Carmen, o Cenote Azul é todo aberto, o que significa que recebe muita luz do sol. Algumas partes dessa piscina natural são bem rasinhas, sendo seguro até para crianças, onde você pode ficar sentado sobre pedras dentro da água. Também há vários peixes.

Samulá

Foto por iStock / javarman3

Foto por iStock / javarman3

Localizado nos arredores da cidade de Valladolid, esse cenote é quase todo fechado. Há apenas uma abertura no topo, atravessada por raios de sol, o que cria um cenário muito fotogênico. Ao lado, fica o Cenote Xkeken, que também vale a visita.

Zací

Foto por iStock / diegograndi

Foto por iStock / diegograndi

O Cenote Zací fica bem no centro de Valladolid, a 40 km de Chichén Itzá. Mesmo em plena zona urbana, você se sentirá em contato com a natureza. Está em uma caverna de 45 metros de diâmetro com estalactites no teto.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Simon Dannhauer

Comentários