logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 programas para fazer com as crianças durante as férias escolares | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Rawpixel

5 programas para fazer com as crianças durante as férias escolares

29 de junho de 2018

Nesta época do ano, com a chegada das férias, é normal mães e pais pensando o que fazer para entreter as crianças. Não é sempre que as férias escolares coincidem com as férias dos pais e pode ser que uma viagem longa para esta época não esteja no planejamento.

Mesmo sem grandes viagens, é possível curtir o período com as crianças e levá-las a locais onde possam se divertir, correr e gastar energia.

Piquenique no parque

Foto por Istock/ nd3000

Foto por Istock/ nd3000

É bem provável que a cidade ou região em que você esteja durante as férias tenha ao menos um parque. Durante as férias, com a diminuição dos compromissos, a visita ao parque pode se estender.
A ideia é levar algumas comidinhas, frutas, sucos, uma canga e armar o piquenique. Vale levar brinquedos, bicicleta, bola e deixar a criança interagir com outras crianças, ter contato com a natureza e brincar até se cansar.

Ida à livraria e cinema

Foto por Istock/ tatyana_tomsickova

Foto por Istock/ tatyana_tomsickova

 

As livrarias têm investido cada vez mais em espaços infantis, com espaços para leitura, livros para serem folheados e até programação, com contação de histórias. O programa entrete, educa e ainda estimula o hábito da leitura entre os pequenos. É importante que as crianças, desde pequenas, tenham contato com livros, de diferentes tamanhos, formatos e texturas. Assim, o livro e a leitura serão constantes em suas vidas.

Muitas livrarias ficam dentro de shoppings, o que pode proporcionar uma tarde com livraria, cinema e um lanche juntos.

Programação cultural da cidade

Foto por Istock/ Suelen Vargas

Foto por Istock/ Suelen Vargas

Mesmo cidades menores contam com uma programação cultural – pode ser que haja shows, exibição de filmes, apresentações teatrais e contação de histórias. Nos meses de férias, geralmente a programação cultural das cidades é adaptada justamente para garantir atividades às crianças e adolescentes que não estão em época de aulas.

Vale a pena entrar no site da sua cidade, se informar na Prefeitura, verificar o que há de atrações culturais neste período. Você pode se surpreender com atrações gratuitas e de qualidade.

Programação cultural das unidades do Sesc

Foro por Erica França

Foro por Erica França

Se a cidade onde você mora (ou a que estiver visitando) tem uma unidade do Sesc, você certamente terá programação bacana para as crianças.

Algumas unidades contam com brinquedoteca e a maioria delas têm atividades específicas para os pequenos, especialmente no período de férias.

Há oficinas de massinha, de culinária, apresentações teatrais, circenses, mostras de cinema, entre tantas outras atividades. A maioria dela costuma ser gratuita. Descubra o Sesc mais próximo de você na página oficial (www.sesc.com.br).

Brincadeiras dentro de casa

Foto por Istock/ evgenyatamanenko

Foto por Istock/ evgenyatamanenko

Claro que, mesmo passeando, eventualmente você passará momentos do dia em casa. Também é importante deixar tempo e espaço para a criança descansar e curtir o ócio, sem a necessidade de muitas atividades.

Com bom humor e um pouco de criatividade, é possível ter um dia muito divertido dentro de casa, com brincadeiras e descobertas.

Entre as atividades possíveis, vale ir à cozinha e preparar um pão, uma salada de frutas ou uma vitamina com as crianças. Quanto maior a criança, maior a autonomia também na cozinha.

Vocês podem fazer juntos uma massinha caseira. Ou forrar a parede de papel e cartolina e caprichar na arte, com colagem, pintura a guache, pintura a dedo. Encha bexigas e faça competições. Pinte carinhas nas bexigas.

O importante é deixar a imaginação livre. As crianças sabem fazer isso muito bem. E podem te inspirar neste processo.

Texto por colaboração Érica França.

 Érica França é jornalista, autora dos blogs Viajante em Tempo Integral (tempointegralblog.com.br) e São Paulo com Criança (saopaulocomcrianca.com.br). É autora do Ebook Santiago com Crianças e do “Guia para curtir São Paulo com Crianças”, lançado pela editora Altabooks. Ama viajar em família e curtir as experiências junto com a filha, a Carol, de 5 anos.

Foto destaque por Istock/ Rawpixel

Comentários