logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 passos para planejar sua viagem | Qual Viagem Logo

layout_5passos_1140x230_b-1024x476

5 passos para planejar sua viagem

29 de setembro de 2017

Não sabe por onde começar a planejar sua viagem? Leia os 5 passos indicados para o planejamento de uma viagem.

passos_postdicas01

A primeira pergunta que você deve fazer a si mesmo é: Quais são os lugares que eu sonho conhecer?

Nessa etapa você pode incluir algumas opções por ordem de preferência. Defina se você busca uma metrópole badalada, uma praia deserta, uma cidade histórica ou qualquer lugar que possa te proporcionar felicidade. A viagem já começa aqui e esse passo deve ser feito em conjunto com as pessoas que vão viajar com você.

planejar-sua-viagem

passos_postdicas02

Não adianta querer ir para as Bahamas se o seu mês de férias é justo na época de furação. Nem mesmo sonhar em ver a neve em Bariloche e só poder viajar durante o verão.

Existe algo mais frustrante do que esperar o período das férias e o tempo estragar sua programação? O fator climático definitivamente é crucial na escolha do seu destino. Se você só tem uma opção de destino e a sua disponibilidade não está de acordo com o clima esperado, avalie a mudança do período de férias. Se for impossível fazer a troca, o ideal é escolher outro lugar.

Após aplicar o filtro destino x condições climáticas, é o momento certo para avaliar se o orçamento disponível para a viagem está de acordo com o destino escolhido. Algumas cidades possuem um custo bem elevado, então não vale a pena ter surpresas. Pode parecer bobagem, mas não adianta optar por um lugar que não seja viável pagar pelas atrações mais famosas. Londres, por exemplo, é um dos destinos mais caros do mundo, então avalie se esse é o momento certo da visita.

Se o orçamento está folgado, permita-se sonhar alto! Se jogue no destino tão idealizado, não esquecendo apenas do fator climático!

passos_postdicas03

Nessa etapa o destino já foi selecionado e está na hora de verificar os custos da passagem aérea e do hotel.

Não caia na cilada de comprar a passagem sem uma breve pesquisa pelos custos da hospedagem. Datas comemorativas costumam jogar os preços das diárias nas alturas e nem sempre os eventos são de seu conhecimento. Além disso, épocas de alta temporada e feriados de final de ano podem triplicar os custos. Cancún, por exemplo, é um destino que uma diária em um resort econômico no final do ano pode sair a R$700. Esse mesmo resort cobra R$300 em outro período.

Outro ponto importante é que cidades muito pequenas podem ter uma oferta reduzida da zona hoteleira e estarem completamente lotadas em feriados importantes. Já pensou se você compra a passagem e não consegue reservar a hospedagem? Evite surpresas desagradáveis! Clique aqui para encontrar a hospedagem ideal de acordo com as suas necessidades.

Após confirmar a questão da hospedagem, considere a compra da passagem aérea. Existem algumas regras do melhor período de antecedência para a compra. Se for viajar pelo Brasil na baixa temporada, considere uma antecedência de 20 a 40 dias e se for alta temporada, 60 a 90 dias. Se for viajar para o exterior, a antecedência deve ser maior, com 40 a 60 dias para a baixa temporada e 60 a 120 dias para alta temporada. É claro que promoções podem surgir a todo momento, então se a sua ideia é economizar, esteja sempre de olho nas ofertas das companhias aéreas.

Se você vai viajar para a Europa, vale a pena fazer um adendo. É um erro fatal comprar a passagem aérea antes de montar o itinerário completo. É comum conhecer diversas cidades/países em uma mesma viagem para o continente e nos mapas as cidades aparentam ser bem próximas. Colocando na ponta do lápis as distâncias reais e o tempo de voo/trem, você pode chegar à conclusão de que não vale a pena conhecer tantos lugares e que chegar por um país e sair por outro pode valer o pequeno investimento a mais no valor da passagem. Portanto, vai pra Europa? Siga esse passo antes de começar a reservar os hotéis e a passagem aérea.

Dica 1: Tente reservar a passagem e o hotel no mesmo dia. A oferta que aparece hoje pode não estar mais disponível amanhã. Se você encontrou um bom preço do ticket aéreo e o hotel certo está disponível, por que esperar? Garanta as reservas com tranquilidade.

Dica 2: Não esqueça de checar se o destino exige visto de entrada. Dependendo da escolha (principalmente os EUA), o ideal é só comprar a passagem e a hospedagem com posse do visto. Estar com o pacote comprado e ter o visto de entrada recusado será uma enorme dor de cabeça.

passos_postdicas04

É uma delícia começar a pesquisar sobre as atrações dos destinos que serão visitados. O roteiro é fundamental para que a viagem esteja bem organizada e que nenhuma atração fantástica passe batida pela falta de pesquisa.

O nosso blog será bem útil nessa etapa, facilitando a sua pesquisa. Leia e releia todas as dicas e tenha a certeza de que o seu próximo destino será explorado da melhor forma possível.

É muito comum ver viajantes frustrados por reservarem o último dia da viagem para uma atração específica e por falta de organização o local estar fechado. O Museu do Louvre, por exemplo, está sempre fechado às terças. Já imaginou ir a Paris e não desbravar o Louvre? Se você deseja muito conhecer algum ponto turístico, esteja munido de todas as informações necessárias.

passos_postdicas05

Está na hora de fechar os últimos detalhes.

Calcule a verba necessária para não passar nenhum aperto. O ideal é checar o preço de algumas atrações que serão visitadas, assim como o custo da alimentação. Com os números em mãos dá para calcular uma média de gastos diária. Não esqueça de somar ao valor os gastos extras com compras (se você viaja com esse objetivo), e também considere no orçamento uma verba extra para situações emergenciais.

Algumas cidades/países exigem que o turista comprove estar portando uma quantidade determinada de dinheiro (geralmente em espécie), visando a garantia de que o visitante tem condições de se manter durante a estadia no país. É recomendado portar um cartão de crédito internacional como forma de comprovação extra. Se a sua viagem for para o exterior, considere checar a quantidade indicada conforme o destino.

Seguro viagem também é um ponto importante para os destinos internacionais. Alguns viajantes acreditam que é um investimento que pode ser facilmente cortado do orçamento. A verdade é que o nosso desejo é que todas as viagens aconteçam sem nenhum imprevisto, mas infelizmente estamos sujeitos a diversas situações inesperadas. Os custos com consultas médicas no exterior são uma pequena fortuna e em alguns países nem existe a opção de hospitais públicos.

Já presenciamos viajantes que escorregaram na neve nos EUA e acabaram tendo gastos exorbitantes com o tratamento. Pessoas que viajam com alguma doença ainda na fase de encubação e acabaram tendo dificuldades para receber um diagnóstico adequado e tratamento fora do país. Enfim, o investimento na contratação do seguro viagem é super recomendado para quem se preocupa com a saúde e prefere viajar tranquilo.

Um ponto importante é a questão das vacinas. Algumas cidades recomendam ou até exigem que o turista esteja com algumas vacinas em dia. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 120 países exigem o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. E não pense que viajar pelo Brasil o deixará livre da indicação. Pessoas que circulam por zonas endêmicas como Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins também precisam estar vacinados. Fique atento as recomendações de cada destino que será visitado.

Ainda falando em destinos no exterior, não deixe para fazer o câmbio de última hora caso o seu destino não seja tão convencional. As casas de câmbio não dispõem facilmente de todas as moedas. Até a gigante Cotação (casa de câmbio) já solicitou 3 dias para efetuar a entrega da moeda Peruana. Organize a troca da moeda com pelo menos 1 semana de antecedência da data da viagem.

Fechando todos os pontos mencionados acima, você estará preparando para curtir tranquilamente o seu próximo destino. Nada como viajar tendo a certeza de que tudo foi planejando, para que assim você possa curtir suas férias da melhor forma possível.

Por Modo Férias

Blog:  www.modoferias.com.br

Instagram: @modoferias  Facebook: /modoferias

Comentários