logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 lugares para você conhecer na Ilha dos Museus de Berlim | Qual Viagem Logo

5 lugares para você conhecer na Ilha dos Museus de Berlim

24 de março de 2016

A Ilha dos Museus de Berlim é a ponta norte da ilha do Spree e ao mesmo tempo uma magnífica obra de arte com cinco museus mundialmente renomados, agrupados em um conjunto extraordinário. Desde 1999, a Ilha dos Museus pertence ao patrimônio mundial da UNESCO, na qualidade de conjunto arquitetônico e cultural único. No sul da ilha, perto da ponte do castelo e da catedral de Berlim, está localizado o Antigo Museu, perante o qual se estende o Jardim dos Prazeres “Lustgarten”. Ao norte está encontra-se o Novo Museu, bem como a antiga Galeria Nacional. O Museu Pergamon está situado ao lado do”Kupfergraben”, e por último encontra-se o Museu Bode.

Conheça os 5 museus da ilha e faça seu roteiro para visitá-los:

Museu Pergamon

Foto por Istock/ Michael Luhrenberg

Foto por Istock/ Michael Luhrenberg

Este museu de 3 alas de Alfred Messel é o museu mais visitado de Berlim, recebendo cerca de 1 milhão de visitantes anualmente. Atualmente, ocorrem os preparativos para a remodelação a partir de 2011. Os custos da reforma são calculados em pelo menos 350 milhões de euros. Exposições fixas, como o friso de Pergamon e a porta do mercado de Mileto já foram restauradas.

Museu Bode

Foto por Istock/ Photo_Concepts

Foto por Istock/ Photo_Concepts

Após seis anos de reforma, o Museu Bode foi reaberto em 2006 (custos gerais da reforma: 152 milhões de euros). Ele abriga uma vasta coleção de esculturas e tesouros de museu de arte bizantina e do Médaillier (antiga sala dos mármores modernos). No verão, a margem oposta é um ponto de encontro popular para jovens.

Novo Museu

Foto por © Wolfgang Scholvien via visitberlin

Foto por © Wolfgang Scholvien via visitberlin

Em 1841, Friedrich August Stüler começou a construção do Novo Museu. Ele usou a força do vapor e armações de apoio industrialmente fabricadas: uma sensação em termos de construção técnica. O museu foi destruído durante a guerra e permaneceu como ruína até 1999. Apenas então foram iniciadas a reconstrução e a renovação, que demoraram um total de dez anos. Desde a sua reabertura em 2009, foram novamente aqui alojados o Museu Egípcio e o Museu de Pré-história e da História Antiga. Peça mais exuberante: a Nefertiti.

Antiga Galeria Nacional

Foto por © Wolfgang Scholvien via visitberlin

Foto por © Wolfgang Scholvien via visitberlin

Como um antigo templo, a casa se ergue com a sua escadaria acima da Ilha dos Museus. Modelo para o arquiteto Friedrich August Stüler foi a Acrópole de Atenas. Desde 2001, ela brilha na qualidade de primeira casa novamente aberta na ilha, renovada pela quantia de 74 milhões de euros. O edifício construído entre 1867 e 1876 mostra as obras do classicismo, romantismo, Biedermeier, impressionismo e do princípio do período moderno.

Antigo Museu

Foto por IStock/harryfn

Foto por IStock/harryfn

O edifício classicista com rotunda, cúpula e pórtico, projetado pelo arquiteto Karl Friedrich Schinkel, foi em 1830 o primeiro museu público na Prússia. Após destruição durante a guerra e reconstrução na década de 1960, ele deverá ser reformado a partir de 2012. Está planejado um teto de vidro nos pátios e a reforma da escadaria. Duração: pelo menos quatro anos. Custos estimados: 128 milhões de euros.

Texto por: Eliria Buso com informações visitberlin.de

Foto destaque por Istock/  TomasSereda

Comentários