logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 experiências de viagem sustentável que vão te convencer a fazer as malas | Qual Viagem Logo

Kathmandu city view on the early morning on sunrise with rising sun and famous buddhist Boudhanath Stupa temple. Tibetan traditional architecture, Nepal.

5 experiências de viagem sustentável que vão te convencer a fazer as malas

4 de setembro de 2019

De acordo com o relatório de viagem sustentável de 2019 da Booking.com, 75% dos viajantes brasileiros revelam estar mais determinados a fazer escolhas mais sustentáveis de viagem do que há 1 ano, e isso engloba tudo: desde explorar opções de acomodação mais sustentáveis e utilizar transporte público ou bicicleta sempre que possível, assim como buscar experiências mais autênticas que realmente beneficiam as comunidades locais. Considerando que mais e mais pessoas têm se esforçado para causar impacto positivo nos destinos e nas comunidades que visitam, a Booking.com listou experiências incríveis de viagem sustentável em todo o mundo, com destaque para algumas das startups mais inovadoras no setor de viagens, e que participaram do Programa de aceleração Booking Booster nos últimos três anos.

Seja aprendendo como fazer um Pad Thai com um chef especializado em comida de rua em Bangkok ou participando de uma expedição de impacto para levar energia de forma sustentável para alguma aldeia remota no Himalaia, essas experiências únicas certamente vão despertar a sua curiosidade e te inspirar a aumentar a sua lista de desejos.

Empoderando mulheres no Nepal

Foto via iStock por miroslav_1

Foto via iStock por miroslav_1

O Nepal abriga tesouros naturais e culturais em abundância para os viajantes curtirem, desde as imponentes encostas do Monte Everest até as ruas frenéticas de Kathmandu. Para realmente conhecer as tradições e belezas únicas do país, explore as aldeias rurais nas montanhas com a ajuda de um dos guias locais da SASANE Sisterhood Trekking and Travel, uma das 10 startups participantes do Programa Booking Booster de 2019. Além de oferecer diversas caminhadas e excursões em áreas menos visitadas do país, todas as guias são mulheres que sobreviveram ao tráfico humano. O visitante não só pode se deliciar com as comidinhas caseiras, mas também aprende um pouco sobre a tradicional arte da cestaria ou da fabricação de cerveja com artesãos locais. Assim, contribui para o fim do tráfico humano, a violência com base em gêneros e o casamento infantil nessas comunidades rurais.

Uma das premiadas no Programa Booking Booster de 2018, a Community Homestay Network, é outra plataforma no Nepal que tem como principal objetivo empoderar mulheres por meio de pousadas comunitárias, experiências com imersão cultural e excursões em áreas remotas. Além de se hospedar em uma acomodação familiar e tradicional, como a Panauti Community Homestay (a apenas 30 km de Kathmandu), o visitante pode aprender com seus anfitriões sobre a culinária nepalesa ou passear de bike ao pôr do sol. Não importa o tamanho do seu espírito aventureiro, há opções para todo tipo de viajante que queira fugir do lugar comum, e ainda assim contribuir com a comunidade local.

Sustentando comunidades remotas na Índia

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

A Índia é um país imenso, com belezas naturais impressionantes, antigas tradições, uma culinária deliciosa e diversificada, além de abrigar centenas de culturas únicas para descobrir, ou seja, oferece diversas opções a serem exploradas. Se você tem uma quedinha por aventura e quer curtir a vida em alguma aldeia remota nas montanhas, faça parte de uma das excursões oferecidas pela Global Himalayan Expedition (GHE), a grande premiada do Programa Booking Booster de 2018. Como parte de uma caminhada de vários dias, você percorrerá algumas das paisagens mais acidentadas e remotas da Índia, com o objetivo de ajudar a fornecer energia solar sustentável para vilas isoladas do Himalaia, dessa forma, transformando vidas e ajudando a incluir essas comunidades no mapa de futuros visitantes.

Com acesso sustentável a energia, essas aldeias podem receber melhor os viajantes, criando novas oportunidades e gerando fontes alternativas de receita. Com vistas deslumbrantes do cânion do rio Zanskar e das montanhas da região, a The Hidden Heaven- Apple Orchids Homestay, localizada em uma antiga aldeia isolada, é uma das acomodações que recebem energia solar com o apoio da GHE. Além de experimentar as refeições exclusivamente preparadas com produtos orgânicos locais, você também pode aprender mais sobre os artesãos de peças em cobre, famosos na região.

Se seu espírito aventureiro não for tão grande ou caso você não queira dedicar algumas semanas para participar de uma excursão de impacto, você ainda pode ajudar a preservar o patrimônio e a cultura da Índia apoiando comunidades rurais marginalizadas e vulneráveis, interagindo com os moradores locais por meio da NotOnMap, uma das startups que participam do Booking Booster de 2019. Com experiências na prática, que te ajudam a fazer uma imersão na cultura e gastronomia local da região rural da Índia, a NotOnMap conecta os viajantes a hospedagens tradicionais e autênticas, os colocando também em contato com experiências culturais e gastronômicas, como por exemplo, uma visita à remota NotOnMap – H2O House, uma pousada tradicional cercada pela natureza exuberante e um riacho que corre pelas montanhas.

Preservando o patrimônio cultural no sudeste asiático

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Famosos pelas praias exuberantes, povo simpático e gastronomia deliciosa de toda a região, os países do sudeste asiático são eternos favoritos de viajantes do mundo todo. Infelizmente, a desvantagem dessa elevada popularidade é que algumas comunidades não se beneficiam totalmente das oportunidades que surgem e, com o aumento do turismo em massa, muitas tradições culturais únicas correm cada vez mais o risco de desaparecer. Felizmente, há diversas startups pela região dedicadas a empoderar pessoas e comunidades marginalizadas, estando comprometidas a compartilhar a herança e as tradições e proteger essas comunidades para as futuras gerações. Da próxima vez que você reservar uma massagem em um spa na Tailândia ou uma mesa em um restaurante sofisticado em Kuala Lumpur, leve também em consideração uma dessas opções para enriquecer sua cultura, além de fazer o bem durante a sua jornada.

Principal premiada do primeiro ano do Booking Booster de 2017, a Backstreet Academy é uma plataforma de viagem de impacto entre pessoas, empoderando comunidades locais carentes em países em desenvolvimento no sudeste asiático que não falam inglês e que não têm acesso à tecnologia. Juntos, eles criam experiências únicas de viagem, recebem turistas e mostram sua tradição, cultura e patrimônio, e grande parte dos lucros retorna para a comunidade local. As experiências disponíveis por meio da Backstreet Academy incluem desde aulas de arqueria javanesa até workshops de xilogravura.

Um polo de experiências sustentáveis e genuínas em uma das maiores áreas urbanas da Tailândia, a Hivesters (premiada no BookingBooster de 2018), trabalha para que a herança cultural não se perca, conectando viajantes que buscam por interações culturais autênticas com especialistas locais, incluindo desde dança tradicional e fabricação de perfumes até workshops sobre comida de rua em Bangkok.

Uma das startups do Booking Booster de 2019, a Picha Eats, é uma empresa sustentável do ramo de alimentos, que ajuda a reconstruir a vida de refugiados que vivem na Malásia. No programa “Open House”, você é convidado a visitar a casa de uma família de refugiados para se deliciar com autênticas comidas caseiras e aprender mais sobre suas experiências e cultura.

Protegendo a biodiversidade na Colômbia

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Como a estabilidade política voltou ao país e o mundo está rapidamente fazendo as pazes com as lindas paisagens, pessoas e cultura da Colômbia, conhecer e explorar os ecossistemas únicos do país também estão em alta. Ao oferecer experiências espetaculares de viagem para explorar a natureza, que também servem para proteger a diversidade da fauna e flora nativas da Colômbia, a Awake (uma das premiadas do programa Booking Booster de 2017) conecta viajantes a anfitriões locais que compartilham seu compromisso em garantir que os tesouros naturais da Colômbia permaneçam intocados nos próximos anos. Seja para conhecer a fauna e a flora amazônicas em um passeio de 3 dias pela selva ou saltar de paraglider dos Andes, há uma variedade de opções sustentáveis para todos os gostos e bolsos.

A IMPULSE Travel, uma das startups participantes do Booking Booster de 2019, também procura empoderar as comunidades locais da Colômbia, preservar as tradições e ajudar os viajantes a se apaixonarem pelas pessoas e pelo país, com mais de 200 passeios e atividades disponíveis na sua plataforma. Seja para explorar os cafés em Medellín ou fazer uma caminhada de três dias pelo Parque Nacional Sierra Nevada del Cocuy, a IMPULSE oferece experiências de imersão que promovem a paz e permitem que as comunidades locais compartilhem e protejam seu patrimônio.

Aventuras inclusivas na América do Sul e Antártida

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Fundada por dois veteranos do Peace Corps que tinham por objetivo ajudar artesãos e guias locais a viverem de forma justa e igualitária através de atividades turísticas, a Keteka (uma das premiadas do Booking Booster de 2018) oferece experiências e passeios personalizados por toda América Central e do Sul, e até mesmo para a Antártida. Todas as atividades aparentemente inacessíveis da Keteka podem ser reservadas instantaneamente on-line, ajudando a fortalecer a capacidade das comunidades indígenas e a redistribuir melhor os viajantes de maneira mais uniforme por todo o continente, fugindo dos lugares mais movimentados. Apenas alguns cliques separam você da chance de descobrir as paisagens incomparáveis de Torres del Paine ou de passar uma noite vendo as estrelas no Deserto do Atacama na companhia de um astrônomo local que explicará os antigos mistérios desse céu – causando um impacto positivo e significativo nas comunidades visitadas.

Se deseja explorar alguns dos destinos mais espetaculares e remotos na América do Sul, mas enfrenta problemas com a mobilidade, a Wheel the World (outra premiada do Booking Booster de 2018) oferece caminhadas e experiências inclusivas no turismo de aventura, encarando o desafio da acessibilidade neste setor. Seja subindo até Machu Pichu em cadeira de rodas ou ficando frente a frente com as estátuas gigantes da Ilha de Páscoa, a Wheel the World contribui para que as pessoas vençam as barreiras e possam visitar sozinhas esses destinos icônicos.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Olmoroz

Comentários