logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 atrativos turísticos ao longo do rio São Francisco | Qual Viagem Logo

rio são francisco

5 atrativos turísticos ao longo do rio São Francisco

22 de janeiro de 2016

Da nascente à foz, o rio São Francisco percorre mais de 2800 km, ao longo de cinco estados e 521 municípios. O mais extenso rio totalmente brasileiro é caudaloso, possui inúmeras curvas e quedas e corta as mais diversas paisagens, da mata ao sertão. O Velho Chico, tão querido pela população, tem seu curso repleto de belos cenários que valem a visita. Conheça aqui cinco deles:

Serra da Canastra (MG)

serra da canastra

Foto por Glauco Umbelino via Flickr

O Parque Nacional da Serra da Canastra, além de ser repleto de paisagens de mata e cerrado de tirar o fôlego, abriga a nascente do rio São Francisco. Depois de correr por alguns quilômetros, o rio sofre uma queda de quase 200 metros, formando a cachoeira Casca d’Anta, um dos cenários mais bonitos do parque. A região da Serra da Canastra é um ótimo destino de turismo ecológico.

Pirapora (MG)

pirapora

Foto por thais brito via Flickr

A principal atração da cidade é navegar pelo São Francisco a bordo do Benjamim Guimarães, um grande barco a vapor construído há mais de cem anos. Pirapora oferece outras várias atividades, a maioria delas pelo rio: pesca esportiva, banho de cachoeiras, Rafting, canoagem, passeio de jet ski e muito mais.

Paulo Afonso (BA)

paulo afonso

Foto por Glauco Umbelino via Flickr

Conhecida por suas usinas hidrelétricas, a cidade oferece boas opções de ecoturismo. Lá, o rio São Francisco corre por um vale entre paredões rochosos e passa por baixa da famosa ponte D. Pedro II, que liga a Bahia ao Alagoas e é onde pessoas praticam bungee-jump.

Delmiro Gouveia (AL)

delmiro gouveia

Foto por Patsy M_ via Flickr

Em meio ao sertão alagoano, passeios de barco levam até o Cânion do Xingó. O rio corre entre paredões e passa por grutas e cavernas, em cenários impressionantes. Há até um sítio arqueológico na região. Para quem quer se aventurar, há trilhas ecológicas e esportes radicais, como escaladas e rapel.

Piaçabuçu (AL)

piaçabuçu

Foto por Patsy M_ via Flickr

É onde o rio deságua no mar, o que dá para observar de pertinho em barcos que percorrem os últimos quilômetros do rio. Há belas praias na cidade, como a Pontal do Peba, com dunas, mangues, Mata Atlântica e coqueirais.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Chico Ferreira via Flickr

Comentários