logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 atrativos de São Sebastião além das praias | Qual Viagem Logo

trilha-cachoeiras-do-sertao-do-cacau-1-patricia-chemin

5 atrativos de São Sebastião além das praias

28 de março de 2019

Muito mais do que sol e praia, São Sebastião tem uma natureza exuberante. No litoral norte de São Paulo, a cidade é cercada pela Serra do Mar e pela Mata Atlântica. Com atrativos variados, como ecoturismo e gastronomia, São Sebastião é um destino para visitar o ano todo, não só no verão. Saiba o que fazer por lá fora da alta temporada, quando os preços são mais baixos e o destino é mais tranquilo:

Trilhas

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

O ecoturismo é um dos grandes destaques de São Sebastião, que investe cada vez mais em passeios bem estruturados e sustentáveis. A maioria das trilhas fica na costa sul, como a da Praia Brava. Com um percurso de quatro horas (ida e volta) e um terreno mais íngreme, dá acesso a pontos privilegiados para birdwatching, lindas vistas para Boiçucanga e à própria Praia Brava. Para um passeio mais tranquilo e seguro, é recomendada a contratação de agências e guias. Uma boa dica é a Eco Experience, empresa especializada em ecoturismo, cuja equipe é formada por biólogos apaixonados pela natureza local.

Cachoeiras

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Em meio à Mata Atlântica, você vai descobrir cenários incríveis, com rios cristalinos e cachoeiras. Muitas dessas quedas d’água são de fácil acesso, como as Cachoeiras do Sertão do Cacau, em Cambury. O trajeto de cerca de um quilômetro dentro da mata fechada proporciona visuais incríveis. As cachoeiras no final fazem valer qualquer esforço, com piscinas naturais de águas refrescantes e cristalinas em tons de verde. Há também as Cachoeiras do Ribeirão do Itu, em Boiçucanga.

Gastronomia

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Da saborosa culinária caiçara a técnicas mais refinadas da gastronomia contemporânea, São Sebastião oferece uma série de restaurantes para todos os bolsos. Um dos principais núcleos gastronômicos da cidade fica em Cambury, onde é possível encontrar lanchonetes, pizzarias e sorveterias, além de alguns dos melhores e mais refinados restaurantes da região. Vale conferir o Manacá, o Ogan e o YYE, este último dentro do luxuoso hotel Nau Royal. Todos servem deliciosos pratos de frutos do mar, entre outras opções. Em Maresias, destaque para o Guató, no Hotel Maui Maresias.

Centro histórico

Foto por iStock / diegograndi

Foto por iStock / diegograndi

O simpático centro histórico de São Sebastião guarda ruas estreitas com calçamento de pedras e várias construções coloridas do século XVII e XVIII. Alguns dos pontos mais conhecidos, que fazem parte do patrimônio da cidade, são a Igreja Matriz, a Casa da Cultura, a Capela de São Gonçalo e Casa de Câmara e Cadeia.

Passeios de barco

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Se o dia não estiver bom para praia, não quer dizer que você não possa aproveitar o mar. Há passeios de barco até as ilhas próximas da costa, como a dos Gatos, a das Couves e As Ilhas. Outra opção é visitar o Refúgio de Alcatrazes, recém-aberto ao turismo. Durante o outono e o inverno, é possível avistar em torno do arquipélago animais como a baleia-jubarte e o albatroz. A Mako é uma das empresas já autorizadas a fazer o passeio a Alcatrazes.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários