logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 atrações imperdíveis em João Pessoa | Qual Viagem Logo

img_5535

5 atrações imperdíveis em João Pessoa

10 de agosto de 2018

As belas praias da capital paraibana chamam muita atenção e atraem turistas cada vez mais. No entanto, João Pessoa oferece um incrível centro histórico e cultural que vale a visita. Confira 5 atrações que você deve conferir na sua próxima viagem até lá:

Farol de Cabo Branco

Farol de Cabo Branco no formato da planta sisal

Farol de Cabo Branco no formato da planta sisal

É aqui que todo tour deve começar. Localizado a mais de 40 metros acima do mar, o Farol de Cabo Branco tem 19 metros de altura e foi construído em 1972.

A estrutura chama bastante atenção, pois imita um sisal – planta que é cultivada em regiões semiáridas e muito utilizada na produção de cordas. A parte branca representa as falésias e a parte em preto representa as pedras que podem ser encontradas em quase todas as praias de João Pessoa.

Lá de cima, é possível ter uma visão panorâmica do mar e o mais interessante é que ali fica pertinho da ponta dos Seixas, o ponto mais oriental da América, e que está próximo da África.

img_5111

Perto do farol existem algumas lojinhas, como a da Dona Cida, que produzem artesanato com ossos de animais. Também estão expostos ali alguns ossos de baleia, como o maxilar, costela e vértebra. Isso porque a Paraíba já foi uma das maiores exportadoras de carne de baleia, felizmente hoje isso já não existe mais no Brasil.

img_5122

O Parque Ecológico Bosque dos Sonhos, que também está do ladinho do Farol, possui estátuas de personalidades brasileiras, lojinhas de artesanato e souvenires, barracas de comida e bancos para sentar e aproveitar o ambiente.

Museu J. Maciel Escultor

img_5162

Em frente ao Hotel Globo está um dos melhores museus brasileiros, o do escultor Jurandir Maciel.

O artista instalou bem no centro histórico de João Pessoa seu ateliê, onde expõe esculturas de personalidades brasileiras – em sua maioria paraibanos, como Augusto dos Anjos, Jackson do Pandeiro e Ariano Suassuna. Algumas das obras fazem parte do patrimônio e podem ser encontradas em vários pontos do centro histórico da cidade.

img_5163

A entrada é gratuita e o visitante ainda tem a opção de comprar souvenires e até mesmo obras do artista.

Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

img_5222

A antiga Capela já era citada em cartas e documentos que datam 1692. A edificação atual teve início em 1843, mas somente em 1916 sua torre foi erguida e a Igreja teve sua conclusão.

Durante um século, ela pertenceu aos padres franciscanos, que anexaram um convento que servia como residência e escola apostólica.

img_5183

Em escavações arqueológicas foram encontradas pedras da construção original, que estão expostas para os visitantes. A entrada é gratuita e a Igreja funciona pela manhã.

Hotel Globo

img_51801

Construído em 1928, o Hotel Globo foi o primeiro hotel de luxo da cidade, com um estilo bem eclético, misturando a Art Nouveau com Art Déco e Neoclássico.

Dentro do prédio é possível encontrar mobiliário e artesanato em exposição feito por moradores.

img_51981

 

Na sacada do hotel, o visitante consegue ver a linha de trem que liga Cabedelo a Recife e o Rio Sanhauá, um dos braços do rio Paraíba, onde estava o Porto Varadouro, conhecido popularmente como Porto do Capim.

Museu Casa do Artista Popular Janete Costa

img_5517

O antigo casarão do século XX, que está situado na Praça da Independência, hoje é um importante museu brasileiro que expõe um amplo e diversificado acervo artesão paraibano e do artista popular.

img_5528

São mais de mil peças que contam um pouco da história e cultura popular, crenças e costumes de diversas regiões do Brasil.

 Texto e imagens por Carolina Berlato

Comentários