logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 atividades para aproveitar os rios e lagos de Alentejo | Qual Viagem Logo

passeio-de-barco-alqueva-credito-turismo-do-alentejo

5 atividades para aproveitar os rios e lagos de Alentejo

10 de agosto de 2018

Maior região de Portugal, o Alentejo tem muitos atrativos naturais a oferecer. E em seus esplêndidos cenários estão rios calmos, que cortam as planícies com tranquilidade até chegar no mar, e inúmeros lagos que embelezam ainda mais as paisagens inesquecíveis.

Mas eles não estão lá só para serem vistos! São excelentes lugares para desfrutar a natureza e realizar um passeio que ficará na memória. Confira algumas sugestões de atividades para aproveitar os rios e lagos do Alentejo:

Conhecer as praias fluviais

Foto via Turismo do Alentejo

Foto via Turismo do Alentejo

Os rios e lagos alentejanos têm diversas praias fluviais perfeitas para dar um bom mergulho. Como não têm ondas e são de água doce, são ótimas para crianças. Vale a pena curtir um dia de sol em uma delas, como a Praia Fluvial da Quinta do Alamal ou de Ortiga, ambas no rio Tejo, na região de Portalegre, ou as praias de Mourão, Monsaraz e Tapada Grande, no Alqueva.

Passear de barco

Foto via Turismo do Alentejo

Foto via Turismo do Alentejo

Também é possível navegar pelas águas alentejanas em agradáveis passeios de barco, que podem durar até duas horas e meia. Pelo rio Tejo, pelo imenso lago Alqueva ou algum dos outros rios e lagos da região, a experiência se torna ainda melhor pelas diversas aves e peixes que se consegue avistar.

Praticar esportes aquáticos

Foto via Turismo do Alentejo

Foto via Turismo do Alentejo

Para aqueles que são mais ativos e aventureiros, as opções não têm fim: canoagem, esqui aquático, vela, wakeboard, windsurfe e caiaque são apenas algumas delas. As condições climáticas são favoráveis e existem muitas empresas que alugam os equipamentos necessários.

Ir até o Pulo do Lobo

Foto via iStock/ membio

Foto via iStock/ membio

No Parque Natural do Vale do Rio Guadiana está a famosa queda d’água Pulo do Lobo. A área protegida já é um atrativo por si só, com trilhas incríveis, mas a cascata impressiona porque os rochedos das duas margens estão tão próximos que dão a impressão de que é possível atravessá-la com um salto. No Parque também é possível praticar canoagem.

Pescar

Foto via iStock/ oleshkonti

Foto via iStock/ oleshkonti

Quem gosta de pescar sabe que não há sensação como a de sentir a linha sendo puxada por um peixe. A pesca esportiva é praticada em diversos pontos do Alentejo, como a Ribeira da Raia, nos arredores de Mora, e o lago Montargil. Claro que é uma boa oportunidade para apreciar também a beleza desta região encantadora.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Turismo do Alentejo

Comentários