logo

Telefone: (11) 3024-9500

3 ideias de rotas para viajar de carro pelo nordeste | Qual Viagem Logo

road-850106_1920

3 ideias de rotas para viajar de carro pelo nordeste

11 de fevereiro de 2016

Quem ama cair na estrada deve, pelo menos uma vez, desbravar as belezas do nordeste de carro. Veja abaixo, três sugestões de rota! Viajar pelo nordeste é um desejo de quase todos os brasileiros quando o assunto é férias, e pensando bem, não tem nada melhor do que dias de sol, praias com água quentinha, água de coco e pores do sol incríveis, não é? Fora a gastronomia, que é um dos maiores atrativos da região. Para ajudar você a pensar no roteiro da sua próxima viagem pelo nordeste, criei três roteiros com ideias de road trips, com as distâncias entre as cidades e dicas do melhores lugares para você conhecer.

Há capitais que são bem próximas, outras nem tanto. Para que você tenha ideia, de Fortaleza para Natal são 532 km, que podem ser feitos em quase sete horas de estrada. Eu já fiz várias viagens de carro pelo nordeste, mas a mais memorável de todas foi uma que viajamos de Natal a São Luís beirando o Oceano Atlântico, durante 23 dias, parando em muitas praias que nem estavam no nosso GPS.

Através de uma pesquisa feita no Google Maps, calculei as distâncias e tempo de viagem entre cada capital do nordeste do Brasil. Olha:

São Luís x Teresina 433 km (6h42)
Teresina x Fortaleza 593 km (8h)
Fortaleza x Natal 532 km (6h45)
Natal x João Pessoa 191 km (2h30)
João Pessoa x Recife 121 km (2h)
Recife x Maceió 258 km (4h)
Maceió x Aracaju 276 km (4h)
Aracaju x Salvador 327 km (4h30)
Baseado na temática de viagem de carro, montei três roteiros cheios de aventura, belezas naturais e cultura, abrangendo em cada roteiro três estados da região mais calorosa do Brasil. Veja abaixo as sugestões de roteiro!

Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco

Foto via Skyscanner

Foto via Skyscanner

Se você não possui muitos dias e deseja conhecer mais de uma capital, a minha dica éalugar um carro em Natal e dali seguir caminho para João Pessoa e Recife. Em uma semana ou até dez dias é possível conhecer o melhor do que cada cidade tem para oferecer, como a cultura local através das feirinhas e mercados e as belas praias ao longo da costa do Atlântico. Para os que fazem o tipo viajante explorador, a dica é não deixar de conhecer São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, as piscinas naturais de Pitimbu, na Paraíba, e a Praia dos Carneiros, em Pernambuco.

Bahia, Sergipe e Alagoas

Foto via Skyscanner

Foto via Skyscanner

Salvador, Aracaju e Maceió garantem uma rota cheia de belezas naturais, e não é por acaso que no Alagoas existe a Rota Ecológica, com 50 km de praias totalmente preservadas, que vai de Barra de Camaragibe até Porto de Pedras. Para conhecer as três capitais e parar nas praias no caminho, você precisará de no mínimo 15 dias.

Não posso deixar de mencionar as praias da Bahia, que são paradas obrigatórias em uma road trip pelo estado, como a Praia do Forte, Costa do Sauípe e Mangue Seco. No Sergipe, além de conhecer a capital Aracaju, você poderá fazer um passeio de um ou dois dias até os Cânions do Xingó, uma das belezas mais diferentes que eu já vi no nordeste.

Ceará, Piauí e Maranhão

Foto via Skyscanner

Foto via Skyscanner

Uma viagem que envolverá cultura de raiz, aventura, paisagens naturais e biodiversidade. A Rota das Emoções é uma viagem para lá de aventureira, e para que você possa aproveitá-la bem, curtindo cada cantinho que os estados têm de melhor, o mais indicado é que você separe em média 10 dias para a viagem.

Como eu conheço algumas praias que não estão dentro da rota, criei a minha própria rota das emoções, que também passa pelos mesmos estados e que terá duração de 15 dias. Durante o percurso, em vez de conhecer as atrações mais turísticas, você vai conhecer algumas praias mais rústicas que no futuro serão os novos points do nordeste.

No Ceará, na costa do sol poente, as praias de Icaraizinho de Amontada e Jericoacoara são as que mais valem a visita. No Piauí, troquei Parnaíba por Barra Grande, um dos maiores points para a prática do Kite Surf no Brasil e a sua vizinha Cajueiro da Praia. No Maranhão, deixei os clássicos Lençóis Maranhenses, com a sua beleza imponente e a histórica capital São Luís.

Agora é só separar o protetor solar, o GPS e cair na estrada.

Boa viagem!

Este artigo foi escrito por Átila Ximenes para o Skyscanner. Átila é criador do blog Vou Contigo Lifestyle, viciado em documentários de natureza, já viu a aurora boreal, andou 71 km carregando um mochilão de 15 kg em um parque nacional na Patagônia, já pisou em quatro continentes e acredita que o ato de viajar pode mudar o comportamento do ser humano na construção de um mundo melhor.

Foto destaque via pixabay.com

Comentários