logo

Telefone: (11) 3024-9500

24º Festival do Camarão de Ilhabela une gastronomia, música e cinema | Qual Viagem Logo

366630_899750_camarai_o_grelado_jackie_watanabe_flor_do_mar

24º Festival do Camarão de Ilhabela une gastronomia, música e cinema

16 de agosto de 2019

Tradicional desde 1995, o 24º Festival do Camarão de Ilhabela começa nesta sexta-feira (16). Serão dois finais de semana, até dia 25, de intensa programação cultural e gastronômica no Centro Histórico da cidade, onde está instalado o Boulevard do Camarão. Espaço projetado para integrar turistas e moradores e proporcionar atividades, terá apresentações musicais, cozinha-show com chefs de renome nacional e destaques locais, além de concursos amadores de chef e sessões de cinema.

O evento é realizado pela Associação Empresarial e Comercial de Ilhabela, junto a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, que optou por utilizar a estrutura de estandes do Race Village, montada durante a Semana de Vela, em julho, para instalar o Boulevard do Camarão. O local terá venda de pratos dos restaurantes participantes, além de abrigar as apresentações de cozinha e os shows.

A distribuição dos estandes ao longo da Praça das Bandeiras dá ao Boulevard um clima descontraído e ao mesmo tempo aconchegante, evitando a concentração de pessoas em um único ponto. “O Boulevard do Camarão foi montado de forma harmônica, para integrar a Vila ao Festival. Esperamos um bom retorno financeiro para os comerciantes e para toda a cidade e queremos que moradores e turistas aproveitem o evento, que foi preparado com todo o  cuidado”, antecipou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Rafael Morais.

Comida e cultura

Nesta sexta-feira (16), a partir das 18h, estão programadas as apresentações de Effe Brasil e Sandamí. A aula-show será com a Chef Carole Crema (Que Seja Doce, GNT), às 21h30. No sábado (17), começando no mesmo horário, as atrações são Larissa Cavalcanti, a Chef Carina Manzoli (Famiglia Manzoli), Zeca Aquino e Banda e a Chef Renata Vanzetto (Marakuthai). A cantora Luciana Mello é o grande nome do domingo (18), às 20h. Também sobem ao palco o Trio Brasil e os Chefs Antônio Borges (Quilombo Restaurante e Café) e Eudes Assis (Taioba Gastronomia).“A expectativa é que o evento traga moradores e turistas à Vila, para degustar as comidinhas elaboradas por alguns dos melhores restaurantes de Ilhabela, num ambiente bacana, e com entretenimento de qualidade”, comenta Fabiana Machado Vanderstappen, representante da gastronomia no Comtur.

Os 48 restaurantes participantes do Festival do Camarão estão apresentando receitas exclusivas tendo o crustáceo como o protagonista. As opções são desde pastel e espetinho de camarão até arroz cremoso com camarão, incluindo camarão na moranga e purê de mandioquinha com camarão. São pratos para todos os gostos e diversos valores. O cardápio de cada estabelecimento poderá ser encontrado no guia ilustrado do festival, distribuído no Boulevard e em pontos estratégicos ao longo da ilha, como comércios e pontos de informação turística.

“O Festival do Camarão representa muitas coisas para Ilhabela: união dos comerciantes, qualidade gastronômica, alto padrão de evento e programação cultural acertada. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem orgulho desta parceria com a Associação Comercial e estará sempre disposta a trabalhar pelo fomento dos negócios de Ilhabela”, apontou a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo.

Cinema

Pegando carona no sucesso da Semana de Vela, o 24° Festival do Camarão também terá sessões de cinemas aos finais de semana. As entradas serão gratuitas e disponíveis nos dias 17, 18, 24 e 25 de agosto, na Praça das Bandeiras, na Vila. Serão exibidos seis filmes diariamente, com uma programação pensada para todas as idades. Para adquirir os ingressos e garantir lugar nas sessões é preciso se apresentar na recepção do cinema uma hora antes da exibição do filme. A sala tem capacidade para 70 lugares, sendo um exclusivo para portador de necessidades especiais e dois para cadeirantes.

História

O Festival do Camarão de Ilhabela teve início em 1995, devido a uma união dos associados, que resolveram movimentar a baixa temporada e o setor hoteleiro, além de promover o município, tanto para os moradores quanto para visitantes.

A primeira edição do festival ocorreu no mês de agosto, não por acaso. O mês anterior havia sido marcado pelo fim do defeso – período determinado anualmente pelo Ibama, no qual fica proibida a pesca do camarão. Liberada a pesca, os pescadores foram em massa às águas do litoral em busca do crustáceo, e a quantidade resultante dessa “retomada”, que normalmente já é alta, naquele ano foi exorbitante. O camarão chegou aos comerciantes a R$ 12,00 o quilo e, com o passar dos dias, teve o valor ainda mais reduzido, aumentando a pressa dos comerciantes em dar um jeito em todo aquele estoque em pleno inverno. Por isso, organizaram a primeira edição do festival, que foi um sucesso, motivando a continuidade ano a ano.

 

Mais informações: turismoilhabela.com

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto: Divulgação

Comentários