logo

Telefone: (11) 3024-9500

13 coisas para fazer em Cartagena, Colômbia | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ garytog

13 coisas para fazer em Cartagena, Colômbia

28 de janeiro de 2019

Imagine uma noite tipicamente caribenha e acordar com a brisa quente do mar do Caribe.  Frutas tropicais frescas compradas de alguma senhora de vestido estampado colorido. E o melhor café que você já provou… depois caminhe pelas ruas de paralelepípedos desta cidade histórica, em Cartagena, Colômbia.

Aqui está um olhar mais atento sobre o que esta cidade na costa da Colômbia tem para oferecer.

Uma introdução a Cartagena

Cartagena foi a primeira colônia espanhola nas Américas (por 275 anos) e sua localização no Mar do Caribe tornou-a uma cidade portuária de importância vital. A partir daqui os conquistadores enviaram os tesouros que tinham saqueado de culturas nativas de volta para a Espanha, enquanto ao mesmo tempo importavam escravos da África. A fim de defender a cidade e sua riqueza de bens roubados de piratas, eles construíram uma enorme fortaleza de pedra.

Cartagena liderou o movimento de emancipação da Espanha, declarando sua independência diante do resto do país em 11 de novembro de 1811 com a ajuda do grande libertador Simón Bolívar. Se você se encontrar na cidade por volta dessa época, você pode esperar uma festa enorme cheia de desfiles e festas de rua.

Em 1984, a cidade murada de Cartagena foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO como um exemplo eminente de arquitetura militar. Mas nem todas as pessoas vêm aqui para ver. Cartagena é a cidade mais popular da Colômbia para os turistas, graças não apenas aos edifícios coloniais, mas também às praias arenosas, à deliciosa culinária e à agitada vida noturna.

Cartagena é uma cidade histórica e cada vez mais moderna.

Faça um passeio a pé gratuito

Foto por Istock/ Nick Baranov

Foto por Istock/ Nick Baranov

A melhor maneira de ver a Cidade Velha de Cartagena é em um dos passeios a pé gratuitos. Com um guia local experiente, você passará algumas horas vagando pelas ruas da cidade enquanto aprende sobre sua fascinante história.

Por exemplo, você aprenderá porque algumas maçanetas têm lagartos enquanto outras têm um leão – a gente vai deixar essa surpresa para você descobrir por lá. As excursões são normalmente oferecidas duas vezes por dia às 10h e 16h em inglês e espanhol, reserve seus ingressos com antecedência pois elas limitam o espaço para mantê-lo mais pessoal.

Suba o Castelo de San Felipe

Foto por Istock/ jorgeabohorquez

Foto por Istock/ jorgeabohorquez

Este é o marco mais famoso de Cartagena, e é muito difícil de perder. Foi construído em 1657 para proteger contra os piratas que procuram fugir com a prata e o ouro que estavam destinados à Europa. Espere até o final do dia para ir até aqui e explorar os túneis do labirinto e apreciar a vista da cidade.

Passear por Getsêmani

Foto por Istock/ OSTILL

Foto por Istock/ OSTILL

À primeira vista, o bairro de Getsêmani parece um pouco áspero nos arredores. Embora seja verdade que a área já foi um centro de drogas e prostituição, ela se transformou num bairro moderno.

Arte de rua

Foto por Istock/ garytog

Foto por Istock/ garytog

Aproveite e conheça as artes de rua nas paredes, estão por todas as partes da cidade.

Você encontrará uma incrível arte de rua por aqui, além de muitas lojas, cafés, restaurantes e bares. A praça principal aqui enche à noite com uma mistura de mochileiros e moradores locais que apreciam as coisas boas da vida – comida de rua e bebida barata.

Compre frutas das palenqueras

Foto por IStock/ RUBEN RAMOS

Foto por IStock/ RUBEN RAMOS

Dê um passeio em torno de Cartagena e uma das primeiras coisas que você notará são os grupos de mulheres vestidas em cores vibrantes que equilibram tigelas de frutas em suas cabeças. Conhecidas como as palenqueras, essas vendedoras de frutas são muito mais uma atração da cidade e uma parte importante de sua história. Eles originalmente vieram de San Bassilo de Palenque, que é uma pequena cidade ao sul de Cartagena. Esta pequena vila foi realmente um dos primeiros lugares nas Américas a ser libertado da escravidão. Certifique-se de pegar algumas frutas frescas de um deles, e por favor, deixe uma pequena gorjeta se você quiser tirar fotos.

Praia de Bocagrande

Foto por Istock/ AFR_Studio

Foto por Istock/ AFR_Studio

Uma das principais atrações turísticas de Cartagena é o acesso ao sol e à areia. A opção mais fácil é visitar a área de Bocagrande da cidade, mas não é exatamente a pitoresca praia caribenha que você estava esperando. É bom para uma tarde de descanso, beber cerveja barata e comer frutos do mar, mas você terá que viajar um pouco mais para encontrar as praias realmente agradáveis.

Sua melhor aposta é Playa Blanca, que pode ser facilmente visitada em um passeio de um dia. Aqui você encontrará aquela areia fina e água azul-turquesa depois de tudo. Você pode até pernoitar se quiser realmente relaxar e se divertir.

Passeio pelas Ilhas Rosário

Foto por Istock/ rmnunes

Foto por Istock/ rmnunes

Uma das coisas mais populares para fazer em Cartagena é fazer um passeio de barco pelas Ilhas Rosario. Este arquipélago está localizado a cerca de 100 km da costa e é um parque nacional natural. O parque foi criado para proteger um dos mais importantes recifes de corais do Caribe.

Não é difícil conseguir uma excursão para visitar as ilhas, mas é melhor fazer sua pesquisa para encontrar uma empresa respeitável ou apenas reunir pessoas suficientes para alugar seu próprio barco e fazer as coisas do seu jeito.

Fique em um albergue flutuante

Foto por reprodução facebook.com/CasaenelAguaColombia

Foto por reprodução facebook.com/CasaenelAguaColombia

Há um lugar que se apresenta como um eco-hostel flutuante. Na Casa en el Agua você pode dormir numa rede sobre o mar, passe seus dias fazendo SUPing ou mergulhando com snorkel e desfrutando de frutos do mar frescos e coquetéis tropicais com seus novos amigos. As reservas abrem com 60 dias de antecedência e o local fica lotado rapidamente, portanto, planeje-se de acordo.

Festa em frutos do mar

Foto por IStock/ jrothe

Foto por IStock/ jrothe

Graças à sua localização, não é de surpreender que Cartagena seja o lar de alguns frutos do mar fantásticos. No final das contas, você pode facilmente encontrar uma refeição em uma lanchonete local onde você poderá comer peixe frito, arroz de coco, patacones (banana frita) e salada por cerca de 12.000-15.000 COP (US $ 3-4). Há diversos restaurantes especializados em peixes e frutos do mar que você não se arrependerá.

Estudar espanhol

Foto por iStock / garytog

Foto por iStock / garytog

Como Cartagena está localizado no topo da América do Sul, é o lugar perfeito para começar uma longa viagem pelo continente. Os colombianos se orgulham de seu espanhol claro e padrão. Claro, você vai precisar trabalhar nesse portunhol arrastado antes de fazer isso.

Estudar espanhol é uma das melhores coisas para se fazer em Cartagena, pois existem inúmeras escolas que oferecem aulas a preços muito razoáveis.

Coloque seus sapatos de dança

Foto por IStock/ jfbenning

Foto por IStock/ jfbenning

Se você tem dois pés esquerdos, aprender a dançar é uma das melhores coisas para se fazer em Cartagena. A dança é parte integrante da cultura caribenha e um passatempo muito comum. Salsa é rei aqui, mas você também pode aprender Merengue ou Bachata.

Inscreva-se para algumas lições primeiro e, em seguida, vá para a pista de dança para mostrar seus novos movimentos. Cafe Havan é talvez o lugar mais popular, mas também vem com uma longa fila, bebidas caras e multidões. Um lugar mais local para se divertir com uma banda ao vivo é o Bazurto Social Club.

Pegue o ônibus Chiva

Foto por Istock/ anamejia18

Foto por Istock/ anamejia18

Fique em pé em qualquer esquina do centro de Cartagena por um tempo, e você verá um ônibus Chiva passando. Esses ônibus super coloridos e ao ar livre transportam os turistas pela cidade em uma excursão que faz parte dos passeios, parte dos pubs. Há música alta, pessoas dançando e rum fluindo. É a maneira perfeita de obter o seu buzz e ficar com os moradores antes de sair para uma noite na cidade.

Festa até o sol nascer

Foto por IStock/ PabloRestrepo

Foto por IStock/ PabloRestrepo

Cartagena gosta de festejar, pura e simplesmente. Além das hordas de mochileiros e grupos de turistas empacotados que vêm para cá para se divertir, os locais aproveitam uma noite agitada. Toda noite é uma ótima noite para sair por aqui, pois há uma grande variedade de bares e clubes para satisfazer qualquer estilo de festa.

O bar da KGB em Cartagena, na Colômbia

Foto por reprodução facebook.com/kgbcartagena

Foto por reprodução facebook.com/kgbcartagena

Comece sua noite no badalado KGB Bar, decorado com decorações da época soviética, e veja onde a brisa do Caribe o leva. Se você decidir ir duro e ficar fora a noite toda, você pode ficar tranquilo sabendo que algumas frutas frescas e café forte esperam por você, assim como uma cadeira de praia.

Com sua linda Cidade Velha, bairros descolados, praias pitorescas e excelentes culinárias e cenas de vida noturna, Cartagena é o destino ideal para as inesquecíveis férias no Caribe, que vão deixar saudade. É também o ponto de partida perfeito para uma aventura épica na América do Sul. Se você está indo por esse caminho, você também pode ficar por um tempo, aprender a falar espanhol e dançar salsa antes de pegar a estrada.

Aproveite os pacotes de viagem e viva mais histórias!

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por Istock/ garytog

Comentários