logo

Telefone: (11) 3024-9500

11 lagoas azuis ao redor do Brasil | Qual Viagem Logo

lagoas dest

11 lagoas azuis ao redor do Brasil

2 de fevereiro de 2016

A natureza exuberante do Brasil forma cenários paradisíacos por todo o território. Alguns dos mais impressionantes são as lagoas de água azul, que surgem em meio a florestas, cavernas e cânions. Encante-se com 11 delas que selecionamos aqui.

Poço do Encanto – Sengés (PR)

lagoas 1

Foto via senges.pr.gov.br/site/turismo

O município de Sengés destaca-se por suas belezas naturais, como o Poço Encantado, uma lagoa com água azul e um fundo de areia fina que borbulha com a água que vem do lençol freático. Por ser uma área de preservação ambiental, os visitantes precisam estar acompanhados por guias.

Cachoeira do Buracão – Ibicoara (BA)

lagoas 2

Foto por Bart van Dorp via Flickr

Fica na Chapada Diamantina. Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha até um cânion de 90 metros de altura. Depois, é preciso nadar até a cachoeira ou andar por um caminho estreito. A queda d’água forma uma enorme piscina natural.

Gruta do Lago Azul – Bonito (MS)

lagoas 3

Foto por Valdiney Pimenta via Flickr

Em umas das cavernas inundadas mais profundas do Brasil, fica esse lago com águas de um azul profundo. Não menos incríveis são as formações geológicas da gruta. Para chegar até lá é preciso descer uma longa escada.

Lagoa Azul – Ilha Grande (RJ)

lagoas 4

Foto por Ana Paula Hirama via Flickr

Um dos pontos turísticos mais populares de Ilha Grande, a Lagoa Azul é uma piscina natural entre as ilhas Comprida e Redonda. É um local perfeito para nadar, praticar snorkel ou mergulhar.

Aquário Encantado – Nobres (MT)

lagoas 5

Foto por nadia silveira via Flickr

A 140 km de Cuiabá, Nobres oferece várias atividades dentro da água, em cenários belíssimos. Um deles é o Aquário Encantado, onde os visitantes podem flutuar, mergulhar e observar dezenas de espécies de peixes.

Poço Azul – Nova Redenção (BA)

lagoas 6

Foto por Chico Ferreira via Flickr

Em uma gruta na Chapada Diamantina, fica o Poço Azul. Durante os meses de outono e inverno o local fica ainda mais impressionante, pois os raios solares formam um feixe de luz azul que ilumina a lagoa.

Gruta Azul – Iraquara (BA)

lagoas 7

Foto por Jorge Brazil via Flickr

Apesar de não ser permitido entrar nas águas da Gruta Azul, na Chapada Diamantina, só de poder ver o local com os próprios olhos já vale o passeio.

Gruta do Pratinha – Iraquara (BA)

lagoas 8

Foto por Turismo Bahia / João Ramos – Bahiatursa via Flickr

Já na lagoa da Gruta do Pratinha, também em Iraquara, o visitante pode nadar, mergulhar e praticar snorkel para observar as formações rochosas e os peixes coloridos.

Cachoeira do Formiga – Jalapão (TO)

SONY DSC

Foto por lubasi via Flickr

Ao pé da cachoeira cercada por muita vegetação, fica uma piscina natural de águas cristalinas. Ao mergulhar por lá, dá até para ver o fundo dessa lagoa.

Cachoeira do Urucá – Uiramutã (RR)

lagoas 10

Foto por Rodrigobraga88 via Wikimedia Commons

É uma forte queda d’água, com cerca de 50 metros de altura, que forma uma bela e profunda lagoa. Para chegar até lá, é preciso percorrer trilhas pela serra.

Poço Azul – Riachão (MA)

lagoas 11

Foto por Francisco Lusivaldo Marques via Wikimedia Commons

É uma piscina natural com cerca de cinco metros de profundidade, no complexo das Cachoeiras do Cocal, região da Chapada das Mesas. As águas em vários tons de azul são o lar de muitos peixes.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Fred Schinke via Flickr

Comentários