logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 passeios para fazer nas três Santas do Espírito Santo | Qual Viagem Logo

img_8234

10 passeios para fazer nas três Santas do Espírito Santo

28 de agosto de 2017

O destino capixaba guarda muitas surpresas dentro e fora da capital. A Qual Viagem teve o privilégio de visitar as três Santas (Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá) e conhecer a cultura e costumes de cada uma delas. E não para por aí. Além de conhecer os atrativos turísticos, praticar esportes locais e nos encantar com tanta beleza e história, nós tivemos a grande honra de experimentar a culinária local, com grande influência dos imigrantes (clique aqui para saber onde comer). Confira abaixo 10 passeios imperdíveis:

Rampa de voo livre Caravaggio – Santa Teresa

img_8168

Foto por Caroline de Oliveira

Em Santa Teresa você tem a oportunidade de fazer diversas atividades em um único ambiente. A rampa de voo livre do Caravaggio é ideal para book fotográfico, piqueniques, admirar as montanhas do alto, assistir ao pôr do sol e principalmente voar – já que é a principal atração. Através do voo o turista vivencia experiências e momentos inesquecíveis, e visualiza a beleza local de um ângulo fascinante.

Museu Biológico Professor Mello Leitão – Santa Teresa

img_8357

Foto por Caroline de Oliveira

Fundado pelo cientista e pesquisador Augusto Ruschi, o Instituto Nacional da Mata Atlântica realiza importantes pesquisas e reúne uma área de 30.000m² com jardins rupestres, viveiros de animais, serpentário e pavilhões de botânica e de zoologia. Seu valioso acervo de plantas e animais tem atraído a atenção de pesquisadores de todo o mundo. Entre as surpresas e um dos lugares mais bonitos dentro do parque, podemos encontrar uma área tranquila onde muitos beija-flores são o principal destaque. A entrada é franca.

Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini – Santa Teresa

img_8353

Foto por Caroline de Oliveira

O espaço destinado à cultura, artesanato e agroturismo possibilita uma viagem no tempo para mostrar toda a história dos imigrantes italianos na cidade. A galeria possui dois andares, o primeiro é dedicado ao artesanato, vinhos e quitutes. Já o segundo, é totalmente italiano, com linha do tempo, roupas típicas e alguns objetivos.

Memorial Casa do Credo – Santa Teresa

img_8405

Foto por Caroline de Oliveira

Criado para compartilhar arte e história de uma família de descendentes de imigrantes, o memorial conta e expõe em salas, peças raras de uma época que hoje vive na lembrança dos imigrantes. Na casa, o visitante poderá encontrar móveis, cartas, livros e muitos outros objetos. Além disso, Myrian Loureiro, fundadora da casa e artista plástica, apresenta alguns de seus quadros e conta toda a história com muito orgulho e emoção. Nos fundos há um belo jardim e um auditório com 50 lugares para receber eventos, reuniões, palestras e seminários.

Rua do Lazer – Santa Teresa

img_8219

Foto por Caroline de Oliveira

Um dos lugares mais movimentados do município. A rua do lazer concentra muita diversão, cafés, restaurantes, lojas de roupas e pubs para divertir os moradores e turistas. De sexta, às 18h, a domingo a rua fica fechada, e cheio de cadeiras e mesas para deixarem todos mais à vontade.

Memorial Pomerano – Santa Maria de Jetibá

img_8325

Foto por Caroline de Oliveira

Conhecer a cultura alemã, experimentar a culinária típica e visitar o memorial pomerano (foto de capa) faz parte de algumas experiências que você pode apreciar em Santa Maria. A visita ao memorial proporciona experiências únicas e faz você voltar em uma época repleta de histórias e acontecimentos marcantes. Dona Marineuza Waiandt, proprietária do memorial, apresenta todos os cômodos da casa em estilo enxaimel e faz questão de preparar um delicioso almoço típico. Mais do que isso, ela simula um casamento para mostrar aos visitantes um pouco das tradições que permanecem vivas até hoje. Na visita também está incluso plantar uma árvore.

Véu da Noiva Cachoeira Parque – Santa Leopoldina

img_8634

Foto por Caroline de Oliveira

O parque abriga a cachoeira mais famosa da região – véu da noiva – e concentra por lá, algumas piscinas naturais com direito a tobogã. Além das opções incríveis para se refrescar, o visitante irá encontrar trilhas, muito verde, parquinho e até mesmo chalés para quem decidir se hospedar. O lugar tem ótima estrutura, que dispõe de restaurante, banheiros, sala de convenções, sala de jogos e até área para camping.

Monumento ao Imigrante – Santa Maria de Jetibá

img_8231

Foto por Caroline de Oliveira

A cidade mais Pomerana do Brasil possui um belo cartão-postal que vale a pena ser visitado. Localizado na Praça do Imigrante Pomerano, o monumento foi construído e inaugurado em homenagem aos 150 anos da Imigração Pomerana no estado, e hoje é considerado uma parada obrigatória.

Cachoeiras – Santa Leopoldina

img_8587

Foto por Caroline de Oliveira

Santa Leopoldina é um verdadeiro refúgio para os amantes das águas geladas, situadas em meio as montanhas. Além do Véu da Noiva, não deixe de conhecer outras duas que são tão lindas quanto. No Eco Parque Cachoeira Moxafongo, você irá se surpreender com águas cristalinas e dois tons de cores diferentes. E a Cachoeira das Andorinhas possui um restaurante no local.

Vinícolas – Santa Teresa

img_8137

Foto por Caroline de Oliveira

Com aproximadamente 50 hectares de área cultivada por uva, Santa Teresa produz sozinha mais de 700 toneladas da fruta por ano. Para os vinhos, as variedades produzidas são: Niágara Rosada, Izabel, Violeta, Lorena, Moscatel, Bordo e Cabernet Sauvingnon. Além da bebida, é bastante expressiva a produção de geleias e sucos. As Cantina Romanha, Marttiello e Vinícola Tabocas, são as principais e merecem uma visita e degustação. Já para os amantes de champagne, visite a Casa dos Espumantes e se delicie com os sabores suaves.

Texto por: Caroline de Oliveira, que viajou a convite da Secretaria de Turismo do Estado

Foto destaque por Caroline de Oliveira

Comentários